TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós em Moda, Mídia e Mercado Estratégia de Produto e Marca de Moda

Por:   •  23/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.620 Palavras (7 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 7

SENAC

Pós em Moda, Mídia e Mercado

Estratégia de Produto e Marca de Moda

MARIANA CORVELLO ROCHA

MAPA EMPATIA

marca: mormaii

VÊ?
(como é o ambiente onde ele usa o produto? o que o mercado oferece?)

        O usuário vê uma marca que está totalmente atrelada a uma vida mais leve, saudável e ativa, onde os produtos estão muito atrelados a um conceito de aproximação e contemplação com a natureza. Visualiza uma marca que possibilita consumir produtos e acessórios para o dia a dia e para os esportes que possivelmente pratica. Produtos de uma ótima qualidade. A maioria dos esportes em que a Mormaii oferece vestuários e equipamentos são praticados em contato direto com a natureza, como o surf, natação, mergulho, triathlon, bike, skate, fitness (ex.: academia), running. O mercado oferece muitas marcas de moda no segmento surf wear, porém são poucas as marcas que possuem uma gama extensa de produtos, para satisfazer as necessidades do cliente que sairá da loja com tudo o que precisa: roupa para usar no dia a dia e roupas/equipamentos para seus esportes. A maioria das marcas de moda surf wear oferecem vestuário para dia a dia, são poucas as que ofertam produtos a mais como, por exemplo: óculos de sol, relógios.

OUVE?
(o que os amigos falam para ele sobre o produto? o que os influenciadores dizem?)

        Como comentado anteriormente, a marca está muito atrelada a uma vida próxima à natureza; o que os consumidores escutam é basicamente isso: produtos bacanas, de ótima qualidade, estilosos e que atendem a demanda de um público mais voltado para o lado “natural” da vida. São produtos bonitos, joviais, feitos com materiais de excelente qualidade. Seguem algumas tendências do mercado da moda, mas sem esquecer o principal de todos: a conexão com a natureza e o respeito por ela.

DIZ E FAZ?
(o que ele diz e faz em relação aos produtos? o que ele consegue fazer graças ao produto?)

        Os consumidores dizem que os produtos da Mormaii são de extrema qualidade e que não perdem nada para os produtos das marcas de moda estrangeiras do segmento surf wear. Dizem satisfazer as necessidades, pois encontram tudo o que precisam saindo da loja vestidos da cabeça aos pés – com roupa e/ou acessórios. Comentam sobre os outros produtos que não são vestuário e sobre a alta qualidade; óculos de sol, pranchas de surf, relógios a prova d’água. Sobre o que eles conseguem fazer graças aos produtos da Mormaii, citam a prática do esporte. Conseguem surfar graças às malhas de surf e a prancha, por exemplo. Outra coisa que citam é a vontade de se sentir bem e, literalmente, à vontade com as roupas da marca.

PENSA E SENTE?
(o que o consumidor pensa e sente quando usa o produto?)

        A maioria dos consumidores pensam que estão usando um material de ótima qualidade, que vai durar bastante tempo; que não vai desbotar e nem estragar. Se sentem bem e à vontade de usar um produto que é “do seu estilo” e que correspondem ao seu modo de viver e/ou pensar: proximidade com a natureza.

DORES?
(quais são as principais dores, medos, frustrações, e obstáculos que ele encontra?)

        Os principais obstáculos que a maioria dos consumidores encontra são as poucas lojas físicas distribuídas pela região onde eles moram; até encontram produtos da Mormaii em outras lojas de vestuário, porém não é a mesma estrutura e experiência sensorial do que entrar em uma loja própria da Mormaii. A maioria dos outros lugares revendem somente vestuário (e com pouca diversidade de cores e modelos), sem contemplar os acessórios e equipamentos que a Mormaii também oferece – o que faz satisfazer o cliente além do “se vestir bem e com a minha marca”. Como existe uma galera que compra diretamente da web, pela praticidade e comodidade, o medo é de que não goste do produto (pois viu só por foto), não sirva, fique grande, “pensei que era uma coisa bem diferente disso”.

GANHOS?
(quais os principais ganhos, desejos e necessidades resolvidas que o consumidor espera ter com o produto?)

        Os principais ganhos e necessidades resolvidas estão basicamente no fato de poder adquirir um produto bacana, de uma qualidade maravilhosa, com durabilidade; além de serem produtos bonitos visual e esteticamente, seguem algumas tendências da moda, mas sem perder a essência de confortabilidade e o conceito de aproximação com (e da) natureza. “Poder usar uma malha da Mormaii para surfar em uma prancha da Mormaii com meu relógio a prova d’água da Mormaii” – ela acaba vestindo a pessoa além do conceito de “vestuário”. A marca entende o seu público-alvo e possibilita ofertar os “bônus” – “Essa malha da Mormaii é muito boa; mas vou também fazer uma prancha de surf da Mormaii e mais alguns acessórios da Mormaii para que ele possa usufruir quando for usar a malha de surf da Mormaii”.

MÉTODOS PERSONA

marca: mormaii

  1. QUEM É? Os consumidores da marca geralmente são pessoas de todos os gêneros, que curtem a pegada do surf e dos esportes em contato com a natureza e levam uma vida mais leve e good vibes. Normalmente o público que consome varia dos 15 aos 30 e poucos anos de idade e moram em grandes centros urbanos ou em regiões de praia.

  1. O QUE CONSOME? A maioria dos produtos consumidos são roupas para banho, para o próprio surf e peças de vestuário como shorts, bermudas, saias, regatas, camisetas. Nos acessórios o consumo é grande para os óculos de sol; bem como mochilas e calçados (chinelos, tênis, sandálias).

  1. ONDE COMPRA? Normalmente em shoppings, lojas de rua (como a matriz em Garopaba/SC) e pela web. Quem consome Mormaii também é possível consumir RipCurl, Quiksilver, Billabong, Onbongo, Nicoboco, Freesurf, por exemplo.
  1. QUANDO COMPRA?
  1. Quando se precisa de “roupa de praia” (biquínis, maiôs, sungas, calções, chinelos, roupas de mergulho e/ou de surf) ou para algum esporte que o consumidor pratique; normalmente é o surf, o skate, natação e triathlon.
  2. Quando necessitam de algum acessório ou equipamento “de praia”. Os acessórios e equipamentos são voltados para os seguintes esportes: surf, triathlon, bike, skate, natação, fitness, running.
  3. Quando identificam a necessidade de algum vestuário ou acessório para o dia a dia como, por exemplo: bermudas, camisetas, shorts, óculos, relógios, calçados, mochilas, casacos, moletons, etc.
  1. POR QUE COMPRA? A galera que consome a marca Mormaii, basicamente compra produtos dela por se identificarem com a marca e com todo o cenário e ideologia que ela passa, sobre a aproximação com a natureza, com a “vida na praia”. São roupas leves, estilosas e que carregam o posicionamento da marca de maneira bem evidente. Quem usa Mormaii acaba vestindo o “rótulo” que a marca tem: de alguém que gosta de praia, esportes e natureza. E quem realmente gosta disso, acaba por usar marcas de vestuário surf wear; e uma delas (e nacional) é a própria Mormaii.

MAPA PERSONA

marca: mormaii

FOTO, NOME, IDADE E DESCRIÇÃO

COMPORTAMENTO E CRENÇAS

[pic 1]

Rachel Apollonio, 24.

Raquel é uma jovem que ama viajar pelo mundo atrás de praias maravilhosas e uma natureza exuberante. Ama praticar esportes também.

  • É uma consumidora que gosta da marca; compra tanto pela web quanto por lojas físicas. Porém, tem alguns produtos que ela prefere ver, sentir e experimentar antes.
  • Consome praticamente quase todas as zonas da marca: desde todo o vestuário e todos os acessórios para seu corpo, quanto equipamentos para seus esportes.
  • Gosta de estar perto da natureza.
  • Gosta de praticar alguma atividade física próxima a natureza; bike, surf, running, etc.
  • Acredita em um estilo de vida mais saudável, conectado com a natureza.

CARACTERÍSTICAS

PROBLEMAS, NECESSIDADES E OBJETIVOS

  • 20-30 anos, mulher (homem também consome a marca).
  • Graduada, é mais das humanas do que das exatas e adora lugares mais alternativos.
  • Adora sair, passear e viajar com xs amigxs, principalmente se o lugar for uma praia com uma natureza exuberante!
  • Leva um estilo de vida mais leve, menos tóxico e acelerado. Procura sempre cuidar da alimentação (consumo alto de alimentos orgânicos e sem conservantes) e fazer esportes, yoga e meditação.
  • Adora uma camisa masculina floreada, um short jeans e um chinelo de dedos. RAZÔ!

  • Sempre procura roupas leves e estilosas, que ela possa usar para trabalhar/estudar e depois dar uma chegada à praia em um fim de tarde, por exemplo.
  • Que além de confortáveis, sejam a sua cara
  • Sempre procura por marcas de roupas que se alinhem com sua ideologia de vida: a valorização da natureza.
  • Procura por uma marca que sare a maioria de suas necessidades, para que ela possa encontrar tudo o que precisa em um só lugar: roupa para todos os dias, roupas (e equipamentos) para suas práticas e atividades físicas, acessórios para viagens (óculos de sol, relógio, mochilas), etc.

MATRIZ SWOT

marca: mormaii

FORÇAS

OPORTUNIDADES

  • Bom atendimento;
  • Treinamento para funcionários (saber sobre o produto explicar para o cliente, além de prestar uma consultoria);
  • Oferecemos mais do que roupas com o conceito de surf wear;
  • Constante inovação e tecnologia nos produtos;
  • Lojas nos principais grandes centros urbanos da área que atua;

  • Acesso a uma nova tecnologia que possa melhorar algum produto já existente ou que possa criar alguma inovação;
  • Tendências que envolvem o comportamento do consumidor;
  • Presença em eventos do setor de atuação dos produtos Mormaii para movimentar os negócios;
  • Investimentos de lojas físicas próprias em pontos estratégicos;

FRAQUEZAS

AMEAÇAS

  • Poucas lojas próprias espalhadas pela área que mais atua (sul do Brasil);
  • Não ter todas as opções e variedades de produtos que uma loja da Mormaii tem, em qualquer uma das lojas que revendem os produtos Mormaii;

  • Sazonalidade (por relacionarem a marca com a praia, o verão);
  • Crise econômica e financeira: - vendas;
  • Mudança negativa nos hábitos de compra e consumo do target;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (851.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com