TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Hibrido de Extensão Diferentes Contextos

Por:   •  10/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  4.780 Palavras (20 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 20

CENTRO UNIVERSTIRÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

LIDIANE ZINI, 2072914, 2017/12

ENSINO MEDIO: os desafios das escolhas para a formação

profissional”.

 PATO BRANCO

2022

CENTRO UNIVERSTIRÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER[pic 1][pic 2]

LIDIANE ZINI, 2072914, 2017/12

RELATÓRIO DE ESTÁGIO – ENSINO MÉDIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO – HIBRIDO – EXTENSÃO

        Relatório de Estágio Híbrido extensão.

 Apresentado a UTA: Fundamentos Pedagógicos Fase I.

Tutora:

Polo de apoio: Pato branco – PR.

[pic 3]

PATO BRANCO

2022[pic 4][pic 5]

SUMÁRIO [pic 6][pic 7][pic 8]

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................03

2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................04

2.1.ESTADO DA ARTE ...................................................................................05

2.2. CAMPO EXTERNO REMOTO – ANÁLISE IMAGÉTICA..........................07

2.3. MATERIAL: CRIAÇÃO E REFLEXÃO......................................................11

2.4. PRÁXIS E RELATÓRIO DE EVIDENCIAS................................................15

2.4.1. PRÁXIS...................................................................................................15

2.4.2 RELATÓRIO DE EVIDENCIAS...............................................................14

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................16

4. REFERÊNCIAS.............................................................................................16

  1. INTRODUÇÃO[pic 9][pic 10]

O Estágio Supervisionado Ensino Médio é de suma importância para a formação profissional, pois nos oferece a oportunidade de uma nova experiência no ambiente escolar. O intuito deste projeto de extensão é aprimorar a formação como pedagogo e proporcionar novos conhecimentos.

Este relatório de Estágio Supervisionado Ensino Médio Modelo Híbrido -Extensão do curso de Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter polo de Pato Branco, PR localizado na rua Procópio de Lima, Trevo da Guarani, nº 550, que tem como objetivo ofertar cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento e formar profissionais com excelência para o mercado de trabalho, foi realizado para preparar o acadêmico para ter autonomia, e adquirir conhecimento necessário para exercer a profissão construindo sabedoria pedagógica para tomar decisões.

           Os dados presentes neste relatório foram coletados através da pesquisa e do plano de ação desenvolvido para interagir com alguns alunos que cursam o   ensino médio no momento com a intenção de criar laços educativos que   favoreçam ambas as partes.

           A escolha pelo projeto de extensão modelo híbrido se deu através da atual situação que o mundo está enfrentando, a pandemia do covid-19, o que impede muitas vezes o contato pessoal e a interação entre grupos, a vivência em comunidade. Para que houvesse mais segurança ao aplicar a ação foi tomado todos os cuidados exigidos pela vigilância sanitária, garantindo assim a segurança de todos.

O público-alvo do projeto de extensão são alunos do ensino médio e o tema escolhido foi “ENSINO MEDIO: os desafios das escolhas para a formação

profissional”. Tendo como objetivo ao desenvolvê-lo sanar as dúvidas dos alunos no que se refere a um futuro fora da escola.

            Pensando bastante na escolha do que seria trabalhado, pois o   propósito era mostrar a realidade aos adolescentes de forma otimista e divertida, algo que muitas vezes eles não veem em sala de aula, e levar a eles, o que não tivemos em nossas escolas e que sabemos o quanto seria essencial, um guia prático de profissões.

Procurando abordar as questões com eles sobre o que farão com o que se identificam e outras mais que surjam, sempre os estimulando a analisar, refletir e serem críticos. Desenvolvendo integralmente a sua autonomia enquanto   futuro cidadão a ser inserido na sociedade.

Sendo que um dos momentos mais desafiadores para quem está começando a sair do casulo e conhecer novos métodos, com certeza foi o momento da elaboração do vídeo aula como seria ministrado e a interação para com os estudantes que irão assisti-la. Mas, pensando em cada detalhe e se   dedicando a isso e sabendo que para trazer significado a aprendizagem dos alunos precisou entrar em contexto deles e dessa nova era que estamos vivendo.  

  1. DESENVOLVIMENTO

Para melhor entender os problemas que afetam a escolha profissional dos alunos do ensino médio, os elementos aqui apresentados resultam de conversas com alguns alunos e estudantes na faixa de 13 a 18 anos. Por meio deste trabalho podemos constar que há formas de intervir positivamente, neste processo também se aplica concretamente tais ações na prática docente.

        Sendo o objetivo principal trazer a orientação profissional a ser trabalhada com esses jovens do ensino médio, possibilitando a construção de conhecimentos esclarecedores, sobre o mercado de trabalho. A fim de auxiliá-los em suas escolhas profissionais, promovendo escolhas mais seguras e assertivas.

        A escolha da profissão deve atender não só as aspirações e capacidades individuais, mas as condições do mercado de trabalho e as necessidades econômicas da sociedade.

 A escola pode contribuir preparando o educando para serem inseridos na vida profissional oportunizando informações que os levem a fazer opções com mais clareza. É importante o adolescente participar de atividades que levem a refletir sobre o trabalho conforme suas capacidades e aspirações, existem várias empresas que disponibilizam vagas de jovem aprendiz, onde é de extrema competência para se inserir no mercado de trabalho e ter uma visão da futura carreira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (425.5 Kb)   docx (296.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com