TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha agonia e extase

Por:   •  3/6/2015  •  Resenha  •  2.742 Palavras (11 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 11

RENASCIMENTO

A ruptura com os valores medievais fez surgir na Itália, em Florença, o Renascimento.

O termo Renascimento é aplicado à civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e 1650 – séc. XIV à séc. XVII. 

Além de reviver a antiga cultura greco-romana*** ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança clássica.

As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Relembrando:

***Cultura greco-romana (776 a.C. a 58-60 a.C.):

- Os gregos buscavam inspiração no homem e na vida.

- O homem era considerado o modelo, o padrão de beleza. O homem era retratado sem imperfeições, idealizado (os gregos retratavam um ideal de beleza).

- Os deuses tinham uma glorificação do próprio homem e tinham emoções e características humanas.

- Os romanos conquistaram um vasto território (desde a Europa até a Ásia) e assimilaram a cultura de povos conquistados (principalmente a cultura grega).

- Os artistas romanos retratavam as pessoas com muita fidelidade (mostrando sempre os seus sentimentos).

- A Antiguidade Clássica, ou seja a arte greco-romana serviu de modelo para outros estilos artísticos durante a História da humanidade.

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 (Cont. Renascimento)

Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo).

O ideal do humanismo foi o móvel desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento.

Humanismo: movimento intelectual que colocava o homem como centro do Universo

 

O Humanismo foi um movimento intelectual que pregava a pesquisa, a crítica e a observação, em oposição ao princípio da autoridade.

O propósito do humanismo era desenvolver no homem o espírito crítico e a confiança em si mesmo. Os humanistas eram os burgueses ricos, os professores, artistas, médicos, eclesiásticos e intelectuais que não aceitavam mais os conceitos místicos e sobrenaturais da Idade Média.

Trata-se de uma volta deliberada, que propunha o re-nascimento do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. O que importava era voltar às fontes da cultura clássica e fazer “renascer” (daí o nome Renascimento) aquilo que os gregos e romanos deixaram para a humanidade.

Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem (Humanismo) e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média. 

        

Os intelectuais passaram a questionar a autoridade da Igreja atribuindo maior importância ao ser humano e à razão. O homem passou a ter consciência do seu próprio valor. Mesmo assim, o cristianismo continuou a ser a religião dominante.

        

Valorização da razão, da racionalidade e da dignidade do ser humano.

O homem renascentista (principalmente os cientistas) passou a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e do universo.

________________________________________________________________

        

Na área científica podemos mencionar a importância dos estudos de astronomia do polonês Nicolau Copérnico que defendeu a revolucionária idéia do heliocentrismo (teoria que defendia a idéia de que o Sol estava no centro do sistema solar).Copérnico também estudou os movimentos das estrelas.

    

Nesta mesma área, o italiano Galileu Galilei desenvolveu instrumentos ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o estudo celeste. Este cientista também defendeu a idéia de que a Terra girava em torno do Sol. Este motivo fez com que Galilei fosse perseguido, preso e condenado pela Igreja Católica, que considerava esta idéia uma heresia. Galileu teve que desmentir suas idéias para fugir da fogueira.

________________________________________________________________________________

Devido ao humanismo e ao ideal de liberdade predominante naquele período, o artista renascentista pôde expressar suas idéias e sentimentos sem precisar se submeter à Igreja ou a outro poder.

Alguns fatores que contribuíram para a difusão do Humanismo por toda a Europa foram: o aperfeiçoamento da imprensa, que possibilitou a publicação dos clássicos gregos, a expansão comercial e marítima, que ampliou os horizontes culturais e geográficos, e o aparecimento dos mecenas – nobres comerciantes (burgueses ricos, príncipes, papas e intelectuais – ex: família Médicis) que protegiam os artistas e empregavam suas riquezas nas artes e nos estudos. Portanto, os maiores consumidores de arte foram as grandes famílias e as irmandades religiosas.

        

As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV.

Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.

O artista podia criar e desenvolver um estilo pessoal, diferenciando-se dos artistas medievais. Neste período, o artista era pago para produzir suas obras, quer elas fossem feitas para compradores particulares ou para a Igreja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (333.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com