TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme Não Olhe para Cima

Por:   •  29/3/2024  •  Resenha  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 10

Não Olhe para Cima, é uma obra cinematográfica de Adam McKay que mistura comédia com ficção científica. Conta a história de dois astrônomos que descobrem a existência de um cometa que está orbitando dentro do sistema solar. Drª Kate Dibiasky descobre que existe um cometa vindo em direção a terra e dá a notícia para Dr. Randall Mindy que descobre através dos cálculos da velocidade que o cometa do tamanho do Monte Everest que irá colidir com a Terra dentro de seis meses. Imediatamente Dr. Randall liga para o centro espacial e comunica que o planeta está em perigo.

Com muita dificuldade os dois astrônomos se juntam com Dr. Teddy Oglethorpe, chefe de defesa planetária da Nasa para irem à Casa Branca tentar comunicar a urgência do acontecimento para a presidente da república que no primeiro momento juntamente com sua comitiva ignoram a descoberta. O assessor Jason Orlean, filho da presidente diz para eles aguardarem.

Por causa das prioridades da agenda da presidência, eles só conseguiram serem atendidos no outro dia, sendo concedido apenas vinte minutos para falarem sobre a nova descoberta científica. Ao informar sobre a colisão do cometa maior que um asteroide que extinguiu os dinossauros a há 65 milhões de anos iria se chocar com a Terra em seis meses e 14 dias, os cientistas são ignorados. Dentro do ponto de vista da presidente existem coisas mais importantes acontecendo como, por exemplo, as eleições que se aproximam. Preocupada com sua reputação, a presidente chama seus assessores e decidem substituir os cientistas pela sua equipe pessoal com intuito de dar a notícia aos americanos de forma distorcida.

Ao perceber a reação negacionista da presidente sobre o assunto em pauta, Kate apela trazendo um discurso emotivo. Com isso a cientista se torna alvo de montagens e memes na mídia enquanto Dr. Randall se tornou ícone de campanha presidencial por ter o rosto bonito.

Enquanto isso, está acontecendo na América uma feira de tecnologia onde o milionário Peter, dono da Bash, juntamente com três crianças apresentam o mais novo aparelho de celular capaz de captar as emoções de uma pessoa. No final da feira o dono da Bash fica surpreso ao ser informado sobre a rota do cometa através de membros da Casa Branca.

A comunidade científica entra em discursão para informar a população através da mídia sobre a rota do planeta e o fim do mundo. Decidem procurar um programa de TV.  Eles são os últimos a serem atendidos pois o programa de variedades promove assuntos como como término de relacionamento entre celebridades e outros assuntos menos importantes.

Durante a entrevista de Kate e Randall os apresentadores fazem escárnios o assunto do fim da humanidade. Nesse momento Kate indignada, se exalta dizendo que “todos vão morrer e que estão em perigo”. Os apresentadores riem, pois, acham que Kate está louca e pedem para ela se retirar do programa somente permitindo a presença de Randall. Após o programa o nível de audiência se destaca mais com assuntos diversos do que a informação sobre a colisão do planeta com a terra. Ao final da entrevista os dois astrônomos se tornam alvo de memes. Surgem comentários por parte especialistas da Nasa que as informações dadas na entrevista da TV não estavam corretas, deixando-os sem credibilidade.

Acusados por divulgarem informações secretas, os cientistas são levados pelo FBI até a Casa Branca. De forma irônica a presidente informa aos cientistas que seus especialistas confirmaram que suas descobertas estavam corretas. Que a Nasa iria colocar explosivos para desviar o cometa da colisão com a terra.

Logo depois, um astronauta taxado de herói vai na missão para destruição do cometa. Patrocinada pela Bash e com o apoio da presidência a missão é cancelada ao descobrir que havia no cometa um grande número de materiais que poderiam ser destinados à fabricação de aparelhos eletrônicos. Com a nova tecnologia as pessoas ficariam mais ricas e acabaria o problema da fome no mundo.

Ocorre a esta altura do filme um fenômeno social quando Kate indignada diante dos fatos diz que “tudo isso é para os ricos ficarem cada vez mais podres de ricos”. Na concepção deles as pessoas ficariam mais ricas ao utilizarem esses materiais para fabricação de novos aparelhos se esquecendo que nada evitaria a colisão do cometa na terra o que resultaria no fim da humanidade. Ao fazer um comentário sobre os planos do milionário em um bar, Kate provoca uma revolução geral e a população fica revoltada e quebra tudo. Kate novamente vai presa e desta vez ela precisa desfazer de suas palavras assinando um documento para ser absolvida. Retorna a casa de seus pais. Porém os mesmos não a recebe pois concordam com o plano de Peter. Então ela vai trabalhar em um supermercado e conhece alguns fãs e se une a eles. Enquanto isso Randell aproveita o momento para se distrair com sua amante, a entrevistadora da TV.

Em uma nova apresentação na TV sobre a existência do cometa, Randell acaba perdendo o controle e revela toda a verdade sobre a presidente da América e que “todos vão morrer”.

Randell sai da base e no momento que está dirigindo seu carro olha para cima e descobre que o cometa está mais próximo da terra. No mesmo momento Kate também olha para o céu e percebe a aproximação do cometa. Eles avisam para todos.

Quando a comissão da presidência descobre começa a fazer campanhas para que as pessoas não olhem para cima. Em contrapartida seguidores de Randell e Kate incentivam aos seus seguidores que olhem para cima.

Durante um discurso a presidente é vaiada pois as pessoas além de perceberem que o cometa está visível no céu, descobrem que o interesse dos outros países era de ter uma parte do cometa e não de salvar a humanidade. Porém só restou a missão de Peter de salvar o mundo lançando novos foguetes para fragmentar o cometa para que não houvesse uma colisão fatal. Porém o plano não deu certo.

Enquanto isso Randell retorna à sua casa e se reconcilia com sua família. Todos se unem para fazer um jantar de ações de graças, inclusive, Teddy, Kate e seu novo namorado.

Quando o planeta está prestes a ser destruído pelo cometa,  Randell recebe uma ligação da presidente revelando que possui uma nave e irá embora da terra. Pergunta se ele quer ir também. Ele nega o pedido dela.

Neste momento quando todos estão a mesa comendo tudo começa a tremer e a terra é destruída pelo grande cometa.

Após vinte e dois mil anos dentro de cápsulas de criogênico, Peter, a presidente e sua comitiva chegam a um planeta parecido com a terra onde são devorados por aves alienígenas. Paralelamente o filme mostra a última cena do filho da presidente sobrevivendo ao desastre e enviando uma mensagem para o mundo que ele estava salvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com