TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina:Responsabilidade Social e Meio Ambiente

 NOME

 RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.[pic 3]


  1. Introdução: 
            Os objetivos da minha Agenda 21 Pessoal são direcionados ao combate excessivo e inconsciente dos bens naturais do nosso planeta.
    Esses bens são considerados finitos e se utilizados de forma errada estaremos acelerando o processo de erradicação dos mesmos.
    Um dos focos principais é a conscientização da população, que são os maiores responsáveis pelo crescimento desordenado de grandes cidades, sem a preocupação devida com as matas, nascentes e seres vivos, onde a ganância fala mais alto do que o bem estar de toda nossa biodiversidade.
  2. Desenvolvimento:

Nesse tópico serão demonstradas algumas ações que podem (e devem) ser tomadas tanto individualmente quanto coletivamente, onde nos auxiliam a desenvolver de uma melhor forma no bem estar do meio ambiente, a curto, médio e longo prazo principalmente.

  1. Desperdício de água:

O recurso mais precioso da humanidade é a água. E infelizmente o ser humano ainda não deu a devida importância para esse assunto. O uso sem consciência desse bem leva à situações catastróficas. Animais, plantas, todos os seres vivos necessitam de água para sobreviver, e cada vez mais vemos a natureza morrendo pela escassez da mesma. Lavagem de carros, calçadas e o uso desenfreado só irão acelerar o fim desse recurso natural, onde os maiores prejudicados (e culpados) somos nós!

  1. Desperdício de energia elétrica:

        O simples fato de apagar uma luz ao sair de um local, desligar um monitor, uma impressora, ou qualquer outro tipo de equipamento elétrico, já é um belo exemplo de redução de desperdício.

  1. Reciclagem de materiais:

        A necessidade da reciclagem de materiais foi percebida pelo homem ao notar que os bens naturais da terra são finitos. Dessa forma, foram criados métodos para reutilização dos materiais, e conseqüentemente a coleta consciente de cada tipo de resíduo. Papéis, papelão, plásticos são materiais que contribuem para esse tipo de situação.

  1. Não utilizar materiais não degradáveis.

Garrafas pet, sacolas plásticas, copos descartáveis entre outros demoram anos para se decompor em nosso meio ambiente. Fazer a substituição desses itens é de extrema importância para colaborarmos com a preservação do mesmo. Ao invés de utilizarmos copos descartáveis em nossa faculdade, no nosso trabalho, podemos utilizar squeezes ou até mesmo copos de acrílico, sendo possível utilizar por muito tempo.

  1. Diminuição da utilização de veículos.

Pode-se fazer a substituição por bicicletas, ou até mesmo a utilização de caronas para que o volume de carros em circulação diária seja diminuído.

  1. Separação de lixo orgânico de lixo seco.

Proceder com a separação correta de lixo seco e orgânico facilita o descarte dando fim de maneira correta em cada um desses tipos. Os lixos orgânicos (restos de alimentos, por exemplo) podem ser usados como adubo, por exemplo, já os secos para reciclagens.

  1. Descarte de óleo vegetal em esgotos.

Devendo-se fazer a separação e entregue em postos especializados de coleta, para que o mesmo não entre em contato com a água e contamine a mesma. Sendo descartado corretamente, o mesmo pode ser utilizado para fabricação de sabão, tintas e até mesmo combustíveis.

  1. Descarte correto de lixos em vias públicas.

Utilizando-se das lixeiras identificadas para cada tipo de resíduo. Essa atitude, além de auxiliar e muito na reciclagem, também evita problemas como enchentes em épocas de chuva, que na maioria dos casos é gerado pela vazão da água prejudicada com os lixos nos bueiros.

  1. Uso consciente de papéis:

A matéria prima de papel são árvores, dessa maneira utilizando-se com consciência esse material, estaremos colaborando para que o desmatamento seja cada vez menor. Utilizando-se as impressões como frente e verso, e para rascunhos é a melhor maneira de economia, além do descarte correto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (336.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com