TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola e democracia - Demerval Saviani

Por:   •  10/4/2018  •  Resenha  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 12

Katherine Lopes Ferreira[1]

Dermeval Saviane, nasceu em 25 de dezembro de 1943, em Santo Antônio de Posse no estado de São Paulo, deu início à sua formação superior na cidade de Aparecida do Norte, no curso de Filosofia da Entidade no Seminário Maior de Aparecida, entre os anos de 1962 e 1963, ao fim desse período, decidiu deixar o seminário, transferiu-se para PUC-SP onde no ano de 1966 graduou-se em filosofia, e mais tarde em 1971, concluiu seu doutorado em filosofia da educação, e no ano de 1986, concluiu sua livre-docência em história da educação, na Unicamp. Desde a sua formação até os dias atuais, desenvolveu diversos projetos e pesquisas na área da educação, é autor de um grande número de trabalhos publicados, além de grandes obras, como, a aqui resenhada, Escola e Democracia (1983 e posteriormente 2008). Atualmente é professor emérito da Unicamp, pesquisador emérito do CNPq e coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “Historia, Sociedade e Educação no Brasil”

Esta resenha tem como escopo explicar de forma sucinta o conteúdo do livro intitulado Escola e Democracia de Dermeval Saviani, que se apresenta dividido em quatro capítulos. No primeiro, “As teorias da educação e o problema da marginalidade”, o autor apresenta uma separação das teorias educacionais em dois grupos, as não-críticas e as critico-reprodutivas, no segundo, “Escola e democracia I, A teoria da curvatura da vara”, ele apresenta a teoria fazendo uma menção à política interna da escola, no terceiro, “Escola e Democracia II, Para além da teoria da curvatura da vara”, ele apresenta a necessidade da criação de uma nova pedagogia afim de superar as já existentes, e o quarto, composto de 11 teses para a educação e política, ele comenta pontos sobre educação e política. Nele, Saviani, buscar explicitar as contradições do sistema capitalista na educação e traz conceitos que norteiam como superar essas contradições.

De início, Saviani separa as teorias educacionais em dois grupos antagônicos, os quais ele denominou não-críticas e crítico-reprodutivas, afim de compreender a marginalização e a forma de combate-la, de acordo com as diferentes teorias de educação.

O primeiro grupo, Saviani compôs com as pedagogias tradicional, Nova e Tecnicista, cujo seus estudiosos, segundo ele, acreditam que a educação é um mecanismo de equiparação social e de extinção da marginalidade, para estes a sociedade é harmoniosa, por tanto a marginalidade é um problema individual, um acidente da sociedade que pode ser corrigido pela educação, que possui o papel de reforçar os laços sociais e integrar o indivíduo à sociedade.

De acordo com o autor, na pedagogia tradicional o marginal é o sujeito ignorante desprovido do conhecimento acumulado pela humanidade (enciclopédico), o papel da escola é difundir conhecimento a fim de equacionar o problema, possui centralidade no professor, responsável por transmitir o acervo cultural aos alunos, porém, sem uma articulação conceitual que permita a crítica. Na pedagogia Nova, o marginal é o sujeito deslocado socialmente, o rejeitado frente a sociedade, sendo assim, a escola desloca o eixo do conteúdo para os processos de aprendizagem, “aprender a aprender”, direciona o foco para aluno, afim de proporcionar uma inclusão total, entretanto, promovem apenas uma pseudo-inclusão com grande perca de conteúdo e desvalorização do mesmo. Na pedagogia tecnicista, ou das competências, o marginal é o incompetente para as funções produtivas, para equalizar a situação, a escola desloca, novamente seu eixo, promovendo a disciplinarização do comportamento de acordo com o modelo industrial, “aprender a fazer”, com enfoque na capacidade instrumental de pensamento e de ação corporal, possui como centralidade o especialista em educação, responsável por capacitar tecnicamente para o setor produtivo.

O segundo grupo as teorias, seguem orientação marxista e são subdivididas, por Saviane, em Teoria do Sistema de Ensino como Violência Simbólica, Teoria da Escola como Aparelho Ideológico de Estado (AIE) e Teoria da Escola Dualista, elas não contém uma proposta pedagógica, empenham-se apenas em explicar o mecanismo de funcionamento da escola tal como é. Para o autor, estas são opostas às não-criticas, pois acreditam que a educação é um mecanismo de discriminação social, apenas um reflexo da sociedade da qual é dependente, tornando-se um fator que contribui para a marginalização, nesse ponto, a escola reforça e legitima a marginalização social através da marginalização cultural. Esse grupo descreve os mecanismos sociais de segregação, alienação e dominação com destaque ao papel reprodutivista da educação na escola, já que esta, reproduz a segregação de uma sociedade dividida em classes antagônicas e caracterizadas pela detenção dos meios de produção, pela burguesia dominante, e da força de trabalho do proletariado dominado.

De acordo com o texto, a Teoria do Sistema de Ensino como Violência Simbólica de Bourdieu e Passeron, entende por marginalizados os grupos ou classes sociais dominados, acreditam em uma dupla marginalização, uma social, por não possuírem um capital financeiro, e uma simbólica, pois, também são privados de capital cultural. A escola entra como reforçadora dessa situação, já que repassa a todos, os valores da classe dominante, negligenciando por completo os valores do proletariado, a efeito forma um contingente de sujeitos que almejam a condição, impossível do dominador. Nota-se, que a classe dominante exerce um poder, de certo modo, absoluto que torna inviável qualquer reação por parte da classe dominada, sendo assim, para o autor, a luta de classe resulta-se impossível.

Na Teoria da Escola como Aparelho Ideológico de Estado (AIE), de Louis Althusser, conforme segue o texto, a marginalização baseia-se na expropriação dos trabalhadores pelos capitalistas, por tanto os marginalizados são todos os membros da classe trabalhadora. Acreditam que o Estado sustenta dois tipos de aparelhos de controle, os aparelhos ideológicos que agem, primeiramente, pela força da ideologia e posteriormente pela repressão, que tem pôr exemplo as escolas, igrejas, meio de comunicação social, entre outros, e os aparelhos repressivos que agem, primeiramente, pela força da repressão e posteriormente pela ideologia, que tem como exemplo a polícia e o exército,  ambos os aparelhos são utilizados pelo Estado a favor do capital, seja pelo convencimento ou pela força, o Estado mantem a divisão social em classes econômicas. O autor atenta-se ao fato de que, com o funcionamento do AIE escolar, a luta de classes fica praticamente diluída, com tamanha autoridade adquirida pela dominação burguesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com