TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  16/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 6

?Universidade Anhanguera - UNIDERP| Centro de Educação a Distância

Curso: Serviço Social

Serviço Social na contemporânea

Professora: Ma Edilene Xavier Rocha Garcia

Componentes:

Irecê-Ba 2012

Entrevista.

1° Nome da Assistente Social e onde atua?

Beatriz, Assistente Social e atua no Crass de Irecê.

Girlania Mendes da Silva, Campo de atuação- Centro de Referencia de Assistência Social Especializado- CREAS. Lapão- Irecê.

Mônica Pereira Rosa. Trabalha na atenção básica no núcleo de apoio a saúde da família de Irecê

Tamara Frecuoso Silveira. Trabalha na Ong da Família, na Vila Brasilândia e no CRASS.

Vanessa Rosa Pau Ferro. Início de carreira 2010.

2° Como era o campo de trabalho quando iniciou sua carreira?

Beatriz.Na teoria e na pratica, algumas dificuldades e satisfações de fazer algo pelo próximo.

Girlania. A quantidade de áreas que necessita da atuação do Assistente Social é enorme, o profissional pode conseguir emprego tanto na área pública como na área privada, vai depender da sua vocação, quando comecei, preferir atuar na área de saúde, em uma unidade hospitalar. A atuação do Assistente Social se faz desenvolver ou propondo políticas públicas, sempre com o compromisso com a população e trabalho pelos direitos da comunidade.

Mônica. A questão do campo de trabalho depende do profissional e foi com equipe da mesma área que atuava com a implantação do projeto do governo federal.

Tamara. Na área de atuação, eu atuei na população de rua. O campo era muito restrito não se conseguia fazer interlocução com outros campos de trabalho como saúde e educação etc.

Vanessa. Difícil, pois algumas portas se abrem e a outra não, participei de uma seleção e fui chamada para trabalhar no Hospital Regional na cidade de Irecê.

3° Como estar o campo atualmente?

Beatriz.A soma, a satisfação profissional as publicidades estar tudo na mesma.

Girlania. O mercado de trabalho do Serviço Social está em crescimento, às políticas de assistência social exigem profissionais, os problemas esta nos salários que são muitos baixos, existe ainda uma desigualdade muito grande de salário pelo Brasil até mesmo dentro do Município que atuamos um profissional da mesma área ganha de forma diferente.

Mônica. Restrito e sucateado sem apoio do concelho.

Tamara. As políticas se expandiram fortalecendo o trabalho em rede Inter Setorial. A pratica estar sendo mais valorizada.

Vanessa. Na saúdea reforma trouxe um campo aberto de possibilidades, na educação ainda estamos tutando por isso.

4ºQuais as mudanças que aconteceram?

Beatriz. Realmente quando iniciei a carreira ate neste momento não houve mudanças na pratica.

Girlania. As mudanças que aconteceu, foi à evolução das políticas públicas um exemplo foi a instalação a partir de 2005 do Sistema Único de Assistência Social- SUAS.

Mônica. São históricas, pois acompanha as questões políticas, econômicas e sociais do país.

Tamara. A classe se fortaleceu, ganhou jornada de 30 horas, existem movimento nos concelhos regionais para se conseguir um piso salarial que ainda não existe. Houve uma valorização do serviço social porem, a pratica foi ampliada mais esta em busca de valorização profissional.

Vanessa.Foram muitas, na faculdade só ensina aparte teórico, mais só se aprende conhecendo a dimensão dos nossos direitos à medida que cumprimos com o nossos deveres.

5° Quais as ligações destas com as questões sociais vividas?

Beatriz.As questões, realmente não mudaram, nos termos com compromisso de ajudar e a calhar estas pessoas, como se fosse até nossas famílias. E com isso estamos a que para compre com a nossa obrigação.

Girlania. Os Assistentes Sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões no seu dia a dia, com os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na saúde, na assistência social pública, etc. A questão social, nas suas diversas expressões são o objetivo do trabalho no cotidiano do assistente social.

Mônica. Toda mudança está ligada as questões sociais.

Tamara.É uma profissão que ainda esta em construção, pois as questões sociais estão sempre em movimento, estão sempre mudando e o profissional tem que acompanhar nossas mudanças.

Vanessa. Toda mudança esta ligada as questões sociaise suas expressões.

Parecer.

O campo profissional necessita da atuação do Assistente Social e depende da sua vocação tendo compromisso com a população e trabalhando pelos direitos da comunidade. Embora tivesse algumas dificuldades e satisfação em fazer algo pelo próximo, o campo era mais restrito não se conseguia fazer interlocução com outros campos de trabalho.

Nesse período ressoava o movimento de reconceituação do Serviço Social. Que conduziram as novas tomadas de decisões, novas posturas ao Projeto Ético Politico e ao código de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com