TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  31/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

EDU 117 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Aluno: Layla Aparecida Pereira                                       Matrícula: 88028

 Questão 1

         Skinner utilizava-se como argumento segundo o texto de que o Behaviorismo Metodológico possuíam poucos fatos relativos ao comportamento, principalmente ao comportamento humano, já que se utilizava de ratos e cães para a elaboração de sés experimentos. Os trabalhos que eram apresentados tinham em seu conteúdo estudos muitos rasos sobre os assuntos o que limitava o andamento das pesquisas e até mesmo o seu entendimento.

Além da causalidade mecânica, apresentada por Watson e Pavlov, a respeito dos dados relacionados ao comportamento na área de pesquisa relacionada aos reflexos e reflexos condicionados, acentuava a promessa tecnológica de uma ciência do comportamento, mas os exemplos que mostrava eram incompatíveis com um controle manipulador.

Questão 2

         De acordo com Skinner os aspectos que respondem melhor esses problemas do behaviorismo radical podem ser organizados através da compreensão do texto que não ocorre à negação da possibilidade de alta observação, ou de autoconhecimento, ou da sua possível utilidade, mas questiona, por exemplo, a natureza daquilo que é sentido ou observado, para que assim possa ser conhecido, podendo também levar em consideração aspectos que tenham ocorrido dentro da “pele”.

“A introspecção e o que pode ser observado e sentido, não é nenhum mundo imaterial da consciência, da mente ou da vida mental, mas o próprio corpo do observador”.

Segundo Skinner é necessário fazer uma observação introspectiva em partes, para entender além do condicionamento do ambiente no comportamento humano.

Questão 3

Os termos e expressões mentalistas estão relacionados aos enfoques psicológicos que consideram o comportamento como um resultado de vários processos e agentes internos ou que sejam de outra natureza ou substância distinta daquela conduta a ser explicada à eles. Esses termos de mentalismos se relacionam aos fenômenos que estão envolvidos na privacidade que eles sejam fenômenos de natureza mental ou psíquica, sendo necessário que haja uma explicação e esclarecimento dos termos utilizados na época por não serem tão claramente assim objetivos em suas idéias fazendo com o behaviorismo radical traga boas contribuições aos estudos posteriores a eles.

Referências Bibliográficas

 • Sério, T. (2013). O behaviorismo radical e a psicologia como ciência. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 7(2), 247-261. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v7i2.554 

• Zilio,Diego. Carrara, Kester (2008). Mentalismo e explicação do comportamento: aspectos da crítica behaviorista radical a ciência cognitiva. ACTA COMPORTAMENTALIA Vol. 16, Núm. 3 pp. 399-417. Disponível em http://www.revistas.unam.mx/index.php/acom/article/viewFile/18121/17242

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com