TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da contabilidade e do mercado financeiro para a gestão industrial

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade gerencial, através de suas técnicas, permite a empresa manter um controle permanente do Patrimônio. O estudo, registro e interpretação dos fatos financeiros e econômicos que afetam a situação patrimonial de determinada pessoa, física ou jurídica, irá auxiliar na apresentação dos resultados através de demonstrações contábeis e relatórios específicos para determinadas finalidades. A parti desse contexto, discutiremos assuntos A Contabilidade na atualidade e a Indústria, no que a contabilidade auxilia o empresário nas tomadas de decisões. Contabilidade de Custos Industriais, termologia e tipo de custo, O Mercado Financeiro e o que pode afetar na empresa e A Importância da Gestão de Custos na Indústria.


  1. DESENVOLVIMENTO

É através dessas informações podemos observar que a contabilidade com seu objetivo em controlar o patrimônio, tem papel  importante, pois através de suas ferramentas conseguirá ajudar a atravessar esse período de turbulência a qual as indústrias enfrenta hoje principalmente com seus métodos de custeios onde a indústria consegue ver qual produto esta dando rentabilidade individualmente mesmo que o objetivo geral da contabilidade e controlar o patrimônio de uma maneira geral desde a revolução industrial a contabilidade vem sendo obrigada a criar tais ferramentas para utilização ainda mais em momentos como esse.

DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS

Balanço Patrimonial;

Demonstração de  Resultado Exercício - DRE;

Demonstrações Mutação Patrimônio Liquido - DMPL;

Demonstração de resultado Abrangente;

Notas Explicativas;

PRINCIPAIS TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA CONTABILIDADE DE CUSTOS E INDUSTRIAL COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS DUAS CONTABILIDADES

Principais terminologias utilizadas são:

Gasto: É a compra de um produto ou serviço, aonde gerara para empresa um contas a pagar ou diminuição do caixa;

Despesa: Bem ou serviço consumido para a obtenção de receita;

Perda: Consumo de bem ou serviço de forma involuntária;

Custo: É todo gasto incorrido na produção de um bem ou serviço;

Desembolso: É o pagamento pela aquisição do bem ou serviço;

Investimento: São gasto que a empresa incorre visando, por meio deles, obter benefícios em período futuro.

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE NOS CUSTOS.

Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda, sob pena de perder mercados (por praticar preços acima da concorrência) ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços abaixo do custo.

Basicamente, a formação do preço de venda pode ser simplificada pela equação Custo + Lucro + Despesas Variáveis = Preço de Venda.

A apuração dos custos se faz pelos próprios elementos da contabilidade, com auxílio de informações extra contábeis, como controles de estoques, rateios de custos indiretos, horas de produção, etc.

Desta forma, a contabilidade de custos pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em escrituração regular (contábil) e apoiada por elementos de suporte (planilhas, rateios, cálculos, controles) utilizados para identificar, mensurar e informar os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços.

As despesas administrativas, apesar de não serem registradas, habitualmente, como custos contábeis, precisam ser mensuradas e acrescentadas à planilha de custos, para a correta formação do preço, pois se tratam de encargos necessários e que devem ser remunerados pelas vendas.

FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE NO MERCADO.

Já os valores de mercado são aqueles praticados por outras empresas do mesmo ramo. Este método apresenta uma evolução em relação ao anterior, pois a empresa começa a avaliar o mercado antes de definir seus preços. Porém, ao balizarmos os preços com base apenas na concorrência, ficamos reféns de uma política de preços que pode não ser a ideal para nossa empresa. Este método apresenta um risco para a lucratividade caso a empresa se comporte passivamente em relação ao mercado, o que também poderá gerar uma guerra de preços.

O GESTOR INDUSTRIAL DEVE ANALISAR A ATUAÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO NO SEU

NEGÓCIO? O QUE EXATAMENTE DEVE SER ANALISADO?

O gestor de uma indústria tem que observar sim a atuação do mercado financeiro principalmente observado os juros praticados para sua tomada de decisão se aquele é o melhor momento de aderir a um investimento, pois o mercado financeiro ele pode ser considerado um ambiente macro a qual interfere diretamente nas decisões da empresa

COMO UMA INDÚSTRIA PODE APLICAR OS RECURSOS EXCEDENTES (LUCROS)?

Aplicando em títulos, mercado de capital e reinvestindo na própria empresa, isso vai depende onde o gestor enxergará melhor rentabilidade para ele.

Cite dois exemplos de capital de terceiros comentando sobre eles.

Empréstimo Bancário, Fornecedores a Prazo.

MARGEM CONTRIBUIÇÃO

Em qualquer que seja o segmento, indústria, comércio ou serviços, é perfeitamente possível e fácil se apurar o valor e o percentual respectivo da margem de contribuição.

Antes de tudo, porém, é preciso entender o que é a margem de contribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com