TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA MODERNA

Por:   •  30/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

"ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA MODERNA

72 horas" Entende os Conceitos da Ciência da Administração numa visão sistêmica e estimula o pensamento crítico da prática da mesma. Aborda as Teorias Gerais da Administração, seus novos modelos e discute a aplicabilidade destas na Administração da Empresa Moderna. Analisa a empresa como um sistema aberto ao meio ambiente globalizado e competitivo. Aborda questões ligadas aos requisitos e necessidades da administração da empresa contemporânea, refletindo sobre formas não burocráticas e alternativas emergentes de gestão. Discute os principais cases organizacionais e debate a aplicabilidade desses conceitos nas organizações locais. Reflete sobre a concepção da empresa globalizada, virtual, humana e discute cenários futuros. Analisa o papel do administrador como intérprete e executor do processo de mudança na empresa.

"ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I

72 horas" Conceitos e componentes do sistema produtivo. Classificação dos sistemas produtivos. Evolução dos sistemas produtivos. Planejamento estratégico da manufatura. Projeto de processos. Custos industriais. Planejamento da capacidade industrial e serviços. Localização das instalações produtivas industriais e de serviços. Conceito e histórico da qualidade industrial e de serviços. Gestão da qualidade total em operações industriais e de serviços. Ferramentas da qualidade e produtividade. Controle estatístico do processo CEP. Certificação e prêmios da qualidade. Produtividade.

"ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

72 horas" Origens da estratégia. Administração Estratégica. Vantagem competitiva. Processos estratégicos. Criação de valor. Arquitetura Estratégica. Projeto organizacional. Abordagem sistêmica. Ciclo de planejamento estratégico. Ambiente Externo. Ambiente Interno. Análise SWOT. Diretrizes estratégicas. Formação da estratégia. Cadeia de valor. Metas e planos de ação. Tipos e classificações das estratégias. Implantação e controle. Mapas estratégicos. Balanced Scorecard.

"ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

72 horas" A Gestão financeira empresarial. O papel da administração financeira. Classificação das empresas no sistema econômico. Formas básicas de organização empresarial. Dinâmica das decisões financeiras no Brasil. Abordagem gerencial contábil. A estrutura das principais demonstrações. Indicadores de natureza econômico-financeira. Abordagem gerencial do capital de giro. A necessidade de financiamento do capital de giro e saldo de tesouraria. Efeito tesoura. Gestão financeira de curto prazo. Funções de tesouraria e respectivas atividades. Administração do disponível. Administração dos valores a receber. Administração dos estoques. Gestão do fluxo de caixa. Gestão financeira de Longo prazo. Investimento de capital. Técnicas de análise de projetos de investimentos em ativos fixos. Gestão de lucratividade e do risco. Risco operacional e financeiro. Análise do ponto de equilíbrio. Relação custo/volume/lucro. Grau de alavancagem operacional. Política de financiamento empresarial. Estrutura de Capital. Teoria do custo de capital. Alavancagem financeira. Fontes de recursos. Fontes de financiamentos

"ANÁLISE DE CUSTOS

72 horas" Teoria geral dos custos. Elementos de custos. Formação dos custos de produto e serviços. Determinação de resultado. Técnicas e Métodos da Gestão da Produção. Métodos de custeios: por produto, por centros de custos, por ordem de produção. Custos para tomada de decisões: custeio direto variável, ponto de equilíbrio, análise de produtos. Formação de preço de venda. Custos em empresas de serviços e comerciais.

"CONTROLADORIA

72 horas" Processo de gestão empresarial. Abordagem sistêmica de processos. Processo de controle: a ação da controladoria. Processo de planejamento e controle orçamentário. Modelagem econômico-financeira. Formação do preço de venda: determinação x adequação. Análise de custo-volume-lucro (CVL): ferramenta analítica da controladoria. Orçamento empresarial: padrões de controle; mapa de controle; determinação de prioridades e premissas. Simulação da implantação do processo de planejamento e controle. Elaboração e análise de cenários.

"DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO DE PESSOAS

72 horas" Treinamento e capacitação: visão tradicional X atual. Objetivos. Princípios do aprendizado. Mudanças que podem ser provocadas pelo treinamento. Processo: diagnóstico; desenho do programa; implementação; avaliação e acompanhamento. Avaliação de reações. Avaliação de aprendizagem. Avaliação do comportamento no cargo. Avaliação de resultados.

"ECONOMIA EMPRESARIAL

72 horas" Princípio da oferta e da demanda: Definição de mercado, curva de demanda, curva de oferta, equilíbrio de mercado e elasticidades; Teoria do Consumidor: Princípios básicos, preferências, utilidade, restrição orçamentária, equilíbrio do consumidor e formação da curva de demanda; Teoria da Produção: Produção no curto e no longo prazo, lei dos rendimentos decrescentes, função de produção no longo prazo, isoquantas, rendimentos decrescentes de escala, função Cobb-Douglas; Teoria dos Custos: Funções de custos, custos no curto e no longo prazo; Análise e Formulação de Preços: maximização do lucro da firma, curvas de oferta e demanda individual; Mercado de Trabalho: Demanda por trabalho; produtividade marginal do trabalho; oferta de trabalho; equilíbrio do mercado de fatores; Estruturas de Mercado: Concorrência Perfeita, Monopólio e Oligopólio.

"EMPREENDEDORISMO

72 horas" Introdução ao empreendedorismo. Empreendedorismo nos contextos mundial e brasileiro. Visão geral de um modelo de negócios. Processo de design de um modelo de negócios. Quadro de um modelo de negócios. Avaliando um modelo de negócios.

"INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

72 horas" O processo da administração nas organizações e sua aplicabilidade prática em relação a: fundamentos de planejamento, organização, direção, coordenação e controle. Evolução do pensamento administrativo. Imagens das organizações. Perspectiva clássica da administração. Perspectiva humanista. A teoria da burocracia. A teoria estruturalista. A escola comportamentalista. A teoria dos sistemas. A teoria das contingências. A abordagem neoclássica.

"INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

72

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com