TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absentismo no trabalho docente

Por:   •  14/5/2017  •  Monografia  •  3.556 Palavras (15 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 15

Conteúdo

1.Introdução        2

1.1Problematização        3

1.2 Justificativa        4

1.3. Objectivo Geral:        5

1.3.1 Objectivos Específicos        5

1.4 Hipóteses        5

Capitulo II. Revisão da literatura        6

2.2 Absentismo:        6

2.3 Gestão        7

2.3.1 Gestão educacional        7

2.4 Falta        8

2.5 Liderança        8

2.6 Desempenho:        8

2.7 Função da Gestão        9

2.7 Planear        10

2.8 Direcção        10

2.9 Controlo        10

Capitulo III. Metodologias        11

Estudo do caso        11

3.1 Tipo de Pesquisa        11

3.2 Tipo de pesquisa quanto á objectivos        11

V. Bibliografia        13

Capítulo 1: Introdução

1.Introdução

A melhoria de qualidade se ensino nas escolas do ensino do nosso país, necessita de combater o absentismo que tona um problema de origem de maiores aprovações sem o mínimo de requisitos, contraindo a mobilização social mundial, que teve lugar a partir da Conferencia de Jomtien, na Tailândia, em 1990, para melhorar não só a qualidade de ensino, mas também a equidade e, dada vez mais, tem se observado o desenvolvimento das acções de responsabilidade educacional, onde todos envolvidos no processo passam a ser co-responsáveis pelos resultados dos estudantes.

A presente cogitação está relacionado com o absentismo no trabalho docente na Escola Primária do 1ºe 2º Grau de Macura, sendo que, o seu enquadramento se incide nas abordagens desenvolvidas no curso de Licenciatura em Administração e Gestão de Educação, com a essência de enquadrar os diversos aspectos de natureza teórica para a pratica, que diz respeito aos obstáculos que a gestão escolar tem encarado dia pois dia na melhoria do mal que enferma a qualidade de ensino.

Assim, o corpo docente, constituído pelo conjunto de professores em exercício na aquela escola é directamente responsável pelo alcance do seu maior objectivo: o Ensino Aprendizagem, pois a dinâmica mais importante na educação é interacção entre o educando e o educador.

Para que as actividades de ensino aprendizagem aconteçam, faz se necessário optimizar o uso do tempo escolar, mediante a presença diária dos professores, em todas as turmas e disciplinas, durante o ano lectivo.

Também o uso adequado do tempo escolar pode estar no cerne da melhoria dos indicadores educacionais, pois sem o professor na sala de aulas, não há vivencia real do currículo. Sobre o absentismo no trabalho docente, destaca se a analise do livro de ponto da escola em estudo e livro de turmas para as turmas do terceiro ciclo, que apresentam os resultados do seu trabalho sobre o absentismo, o estudo do investigador, ao enfatizar o absentismo no trabalho docente do ponto de vista do seu efeito regressivo sobre a eficiência escolar.

O progresso do presente trabalho foi dividido em quatro capítulos principais: o primeiro capítulo para além da introdução, apresenta o problema e o centro do estudo, as razões da escolha do tema, a formulação dos objectivos e a projecção das hipóteses que orientam a pesquisa.          

Ao segundo capítulo, essencialmente teórico, onde são definidos os conceitos fundamentais, e colocados em discussão, as diferentes perspectivas dos autores interessados na matéria em estudo.

O terceiro capítulo aborda os procedimentos metodológicos da pesquisa, onde se destaca a população e amostra do estudo, os instrumentos de recolha de dados, bem como a sua testagem.

Por fim, no quarto e último capítulo é apresentada a bibliografia, são exibidos os livros, sites, em fim todo o material que foi consultado para elaboração do presente trabalho.

  1. Problematização

A pontualidade e assiduidade são obrigações funcionais do funcionário ( o professor), de corrente no contrato do trabalho mantido com o trabalhador. São condições preliminares para desempenho de qualquer relação desemprego. De acordo com CELSO FLOR (2008, p 289), a pontualidade e assiduidade são qualidades objectivas de hábito de indisciplina, da metodização, da ordem para que tudo seja feito com espontânea naturalidade é profilaxia contra a auto-desorganização. Ao contrário do absentismo docente que é visto como a causa de origem de baixa qualidade de ensino e é um dos problemas que tem desafiado a qualidade a qualidade de sistema de ensino no cumprimento de calendário lectivo e dos programas de ensino devido à ausência dos professores na sala de aula.

Ao analisar a escola em causa, Escola Primária do 1º e 2º Grau de Macura, verifica se o absentismo apartir da análise do livro de ponto, Santos (2004) identificou que os directores não adoptavam as providências administrativas explicitadas na legislação para punir ou coibir os professores, que faltavam e, nesse sentido, parece ter construído uma espécie de consenso implícito, que denominou de pacto entre os professores e a equipe gestora, visando garantir a não existência do conflito. Dessa forma, o locus escolar passa a ter regras próprias com o cumprimento de normas, directrizes e procedimentos vigentes, evidenciando um acordo tácito entre as partes, em que os professores não assinam o livro de ponto e a equipa gestora não cobra a assiduidade.

Segundo o inquérito feito pelo Banco Mundial sobre a educação em Moçambique a 13 de Abril de 2015 demonstrou que Moçambique teve um fraco desempenho em relação à presença dos professores na sala de aulas: em visita não anunciadas, 45% estavam ausentes. Esta situação é agravada pela falta de comparência dos próprios directores das escolas.

Segundo o documento, os alunos recebem apenas uma média de uma hora e 41 minutos de ensino diariamente, e em 190 dias de aulas recebem apenas 74.

“Uma percentagem significativa de professores tem desenvolvido este hábito de não estarem presentes na sala de aula. Desta forma, acabam por prejudicar, em certa medida, os alunos”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com