TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE PSICOLOGIA

Por:   •  6/4/2021  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

         

  É importante salientar, que a forma como a sociedade entende sobre a atuação do psicólogo escolar ainda está muito ligada, com o conceito do surgimento da psicologia da educação. Nos primórdios, quando surgiu a psicologia educacional a mesma surge tendo como seu objetivo principal, excluir os diferentes do convívio social. Assim dizendo a sociedade ainda entendem que a função do psicólogo escolar está associada com uma espécie de padrão de aprendizagem e desenvolvimento considerado normal. Outro fator importante, que vale a pena ser ressaltado, é que a sociedade também espera que o psicólogo escolar trabalhe dentro das instituições como um psicólogo clinico, os conceitos abordados, necessitam ser desmistificados perante a sociedade, sendo imprescindível explicar qual importância e trabalho de fato, deste profissional.

Outro fator importante a ser destacado, as crianças começam a frequentar as instituições de ensino desde muito cedo, onde passam cerca do maior tempo de suas vidas. Ou seja, é fundamental, que esse ambiente lhe passe segurança, seja um local acolhedor. Para isso, é necessário que as escolas vejam o trabalhado do psicólogo escolar, como algo fundamental para isso venha a acontecer, já que o mesmo trabalha com saúde dos estudantes, problemas de aprendizagem, trabalha com programas de prevenção dentro das escolas, o acolhimento de docentes e discentes.

Para Del Prette (1999)  e Gomes (1999), o psicólogo escolar tem como atribuição a elaboração de projetos pedagógicos que sejam correntes com os vários setores da escola, uma análise e posteriormente uma intervenção relacionadas as interações em sala de aula, visando desta maneira o melhor ensino aprendizagem dos discentes, também é necessário  programas junto os responsáveis, com uma orientação sobre a incentivo para que esses alunos tenha melhores condições em sua aprendizagem.

Portanto, o psicólogo escolar precisa ao entrar em uma instituição escolar, compreendendo que aquele ambiente tem uma cultura, mas, apresentar uma postura, desmistificando possíveis associações a pratica de sua profissão. Com uma reunião inicial com a coordenação pedagógica da instituição, não somente para conhecer a cultura da escola, mas também para mostrar visão do papel que vai empenhar  dentro da instituição, conhecer o perfil dos alunos, para posteriormente trabalhar possíveis problemas da aprendizagem, propor projetos, para dessa maneira, lidar questões como bullying, sexualidade dentre outros assuntos, dado que o psicólogo escolar deve buscar trabalhos preventivos, visto que, buscar a prevenção é o correto ao invés de só trabalhar o problema quando ele vier  a se apresentar.

O psicólogo escolar, além de trabalhar com todo corpo docente, também deve estar em conjunto com a família. Uma vez que a família tem um papel importante dentro da escola, já que na maioria dos casos a dificuldade do processo ensino aprendizagem do aluno, encontra-se associado a conflitos familiares, ou até situações socioeconômicas.

GOMES, V. L. T. A formação do psicólogo e os impasses entre a teoria e a prática. Em R. S. L. Guzzo (Org.). Psicologia escolar: LDB e educação hoje (pp. 49-73). Campinas: Editora Alínea, 1999.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com