TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional Pet Glamour

Dissertações: Comportamento Organizacional Pet Glamour. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.612 Palavras (11 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 11

Atps Comportamento Organizacional

Etapa 3

2.1 Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?

Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando a obtenção de um determinado objetivo. As principais razões pelas quais as pessoas se reúnem em grupos são:

Segurança, reunindo-se em grupos, as pessoas podem reduzir a insegurança de "estar sozinho". Elas se sentem mais fortes, têm menos dúvidas e se tornam mais resistentes às ameaças.

Status, a inclusão em um grupo considerado importante pelos outros proporciona reconhecimento e status para seus membros. Auto-estima, os grupos podem dar a seus membros uma sensação de valor próprio. Ou seja, além de demonstrar status para os outros, a filiação a um grupo também faz com que seus membros se sintam valorizados por si mesmos.

Associação, os grupos podem satisfazer necessidades sociais. As pessoas apreciam a constante interação com os outros dentro do grupo. Para muitas pessoas, essas interações no trabalho são a principal fonte de satisfação de suas necessidades de associação.

Poder, as coisas que não podem ser obtidas individualmente geralmente tornam-se possíveis através da ação grupal. Existe poder no agrupamento.

Alcance de metas, há ocasiões em que é preciso mais de uma pessoa para realizar uma determinada tarefa há a necessidade de diferentes talentos, conhecimentos ou poderes para que uma meta seja atingida. Nessas circunstâncias, os executivos vão depender da utilização de um grupo formal

2.2 Como são os Agrupamentos formais ( aqueles forçados pelo próprio trabalho) e os informais ( aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)?

Grupos formais são aqueles grupos definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Nestes grupos, o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais. Já os grupos informais são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização. Estes grupos são formações naturais dentro do ambiente de trabalho, que surgem em resposta a necessidade de contato social.

2.3 Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.

Os conflitos mais comuns são: falta de comunicação entre os sócios e funcionários, um não colabora com a atividade do outro sem participação entre eles para discutir as demandas do dia a dia, há queda no faturamento e faltam registros de manuseios de materiais que foram utilizados pelo banco e tosa e que já se acabaram ou estão acabando, isso faz com que não tenha um controle adequado do estoque.

Grupo de Tarefas: Anita e Léia - Fazem

parte do grupo de tarefas, pois elas se reúnem no seu local de trabalho apenas com único intuito de realizar as tarefas da organização.

Grupo de Interesse: Iara - Faz parte do grupo de interesse, por ela ser uma pessoa confiável ao trabalho, cumpre todas as normas da empresa, tem interesse de crescer dentro da organização, tudo isto faz com que ela se enquadre dentro desse grupo, pois ela tem objetivos para alcançar.

Grupo de Segurança: João Maria - Faz parte do grupo de segurança e também pode fazer parte do grupo de alcance de metas, pois ele é o mais centrado da organização, tem visão holística e sempre está preocupado com o crescimento da empresa, sempre que possível ele se reúne com outras pessoas para realizarem uma determinada tarefa, aproveitando o fato de terem diferentes talentos, conhecimentos e habilidades diversas para a realização e conclusão das tarefas.

Grupo Status: Rui - Faz parte do grupo de status, pois ele desenvolve o processo de coordenação que controla os pedidos de materiais, os funcionários do banho e tosa, ele também procura sempre se incluir nos grupos, pois considera importante proporcionar reconhecimento e status para os membros da organização que estão sobre sua responsabilidade.

Grupo de Autoestima: Leila e Elaine - Fazem parte do grupo da autoestima, são pessoas agradáveis, de fácil trato, cooperam com os seus colegas de trabalho, mas não se sentem reconhecidas dentro do seu ambiente de trabalho, por isso acabam tentando se encaixar dentro deste grupo para elevarem sua autoestima.

Grupo de

Comando: Eder - Faz parte do grupo de comando, pois ele determinado pela organização, delega funções a seus subordinados e se reporta diretamente ao João por ser o seu gerente geral.

Tabela Formal.

Identificação do grupo

Componentes

Do Grupo

Conflitos

Proprietários

Alba Lorenzão/ João m Lorenzão Falta de dialogo entre as partes, faz com que a empresa seja divida em duas onde é mais importante encontrar um culpado ao invés de encontrar a solução dos problemas.

Banho e Tosa

Léa /Anita / Éder O fato de Eder se achar superior no seu trabalho em relação ao resto do grupo causa desconforto e mal-estar entre eles.

Loja

Rui / Elaine / Leila A equipe de vendas formada por Elaine e Leila, está com um grande numero de atrasos e atestados, deixando claro a sua desmotivação em relação ao trabalho, o que deveria ser visto por Rui o gerente, que está preocupado com a equipe do banho e tosa e que retira os produtos da loja sem nenhum aviso ou registro.

RELATÓRIO DE ANÁLISE DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Este relatório analisa o comportamento organizacional de uma empresa do ramo de Pet Shops denominada Pet Glamour, cujos proprietários, irmãos, João Maria Lourenzão e Alba Lourenzão. Ambos gostam de animais e se uniram forças para obterem um negócio próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com