TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código de ética profissional

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

A Importância do Código de Ética Profissional

Podemos entender que Ética é a parte da filosofia que trata da ciência dos costumes e da moral, é a ciência da conduta. Do grego “ÉTHOS”, que significa costume, e assim, muito frequente a Ética é definida como “doutrina dos costumes”. Já a expressão “PROFISSÃO” provém do latim professine, e na atualidade é definida como: “trabalho que se pratica com habitualidade a serviço de terceiros”, assim “PROFISSIONAL” é a evidência perante terceiros , das capacidades e virtudes de um ser no exercício de um trabalho habitual de qualidade superior.

        Nestas circunstâncias, entendemos que no exercício profissional para que haja benefícios para ambos os lados, seja de quem pratica, seja de quem recebe o fruto do trabalho, o valor profissional deve acompanhar-se de um valor ético para que exista uma integral imagem de qualidade, a ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana “o fazer” e “o agir” estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

        Assim, o desempenho de qualquer profissão está sempre subordinado a regras de comportamento que regulam a relação que se estabelece entre o exercente do ofício e as pessoas que nele possam ser interessadas, e diante de situações como esta, foi aprovado em São Paulo no ano de 1934 o primeiro código de ética profissional da América do Sul, veio com o propósito de impedir o abuso, a deslealdade, a negligencia e a inadimplência.

        O código de ética profissional é uma ferramenta que busca a realização da visão, missão e valores da empresa, é a declaração formal de suas expectativas que serve para orientar as ações de seus colaboradores e conduzir a postura da empresa diante dos diferentes públicos com as quais interage, é um documento que serve de parâmetro para diversos comportamentos, tem por objetivo:

1º Formalizar normas de conduta profissional, tornando-se um padrão para o relacionamento interno e externo da empresa e de seus profissionais com os seus diversos públicos.

2º Orientar as ações e tomadas de decisões dos profissionais e reduzir os riscos de interpretações pessoais equivocadas quanto aos aspectos morais e éticos.

3º Promover o comportamento ético no ambiente de trabalho.

Para cada profissão há uma série de atitudes que estão descritas nos códigos de ética, algumas delas são comuns a qualquer atividade que uma pessoa pode exercer como, por exemplo:

Conflito de Interesse – É caracterizado como conflito de interesse quando o profissional agir para atingir interesses particulares, contrários aos objetivos da empresa ou prejudiciais ao rendimento no desempenho de sua função em horário de trabalho.

Uso de recursos e informações confidenciais – Todos os recursos disponibilizados aos colaboradores em ambiente de trabalho para o desempenho de suas funções por uma empresa devem ser utilizados com bom senso, fazendo uso apenas do que é necessário com a finalidade de evitar desperdícios e utilizar desses ativos e recursos para benefício próprio ou de terceiros não é adequado, muitas vezes são documentos e dados confidenciais e que não podem ser divulgados.

Mídias sociais – O profissional ao expressar sua opinião pública em mídias sociais, deve levar em consideração que o conteúdo de sua mensagem pode prejudicar a reputação do local onde trabalha, por isso é necessário buscar o equilíbrio, ética e respeito principalmente em relação a opiniões que são divergentes da sua.

Parentesco – Ao contratar familiares de profissionais, deve se considerar uma disputa em que todos os candidatos tenham concorrido de forma igualitária, e sem que haja privilégio de cargos, salários e benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com