TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DAENS - Um grito de justiça

Por:   •  5/4/2015  •  Resenha  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 4

        “Daens, um grito de Justiça.”: Análise crítica do ponto de vista sociológico.

        O filme: "Daens, um grito de justiça.", retrata o cenário histórico vivido durante a primeira revolução industrial, usando como epicentro das questões sociais abordadas no filme a cidade belga de Aalst.

        A trama se inicia mostrando as precárias condições de trabalho à que eram submetidos os operários da indústria textil presente em Aalst, e relatando a profunda miséria vivida por estes. Crianças e mulheres trabalhando (Estratégia exploratória usada pelos capitalistas, sobretudo visando o lucro. Já que estes trabalhadores seriam remunerados com uma quantia ainda mais mísera que a que era paga aos operários homens.)...  A exaustiva jornada de trabalho de 16 horas diárias... Os constantes acidentes no trabalho, muitas vezes fatais, causados pela exaustão e falta de segurança no exercício das funções (A cena da morte de uma criança durante o trabalho, já exausta, ilustra bem essa questão.)... As multas aplicadas aos trabalhadores sem razão alguma, em valores que chegavam à custar o ganho de vários dias de trabalho... Dentre outras atrocidades.

Como sabemos, nessa época não existia nenhuma legislação ou regulamentação trabalhista. Por menores que fossem, direitos trabalhistas não eram uma realidade. Portanto, a prática da exploração dos operários por parte dos gananciosos capitalistas, era fácilmente facilmente conduzida.

        O padre Adolf Daens, recém chegado na cidade, começa a perceber o quão desumana é a situação vivida pela população operária de Aalst.  Contra a vontade do cléro e do estado, este passa a advogar pelo povo, que grita sua fome e clama por uma vida melhor.  

De início, Daens começa a publicar artigos através do jornal do partido católico, o qual seu irmão era responsável. Estes artigos eram usados para difundir a ideia de consciência da situação vivida pelo lado marginalizado da sociedade, os operários. Com isso Daens semêa uma consciência coletiva de luta por justiça e pelos novos direitos.

        Usando de sua popularidade entre os operários e, sem o apoio da igreja, Daens suscita o direito ao voto universal, qua criaria uma sociedade não só democrática, mas também uma sociedade que preza pelo bem estar social. (vale lembrar que a ideia do sufrágio universal da época, extendia o direito de voto apenas aos homens.)  

Esta mudança social, seria de extrema importância para os interesses do povo, já que o poder restrito de eleição política, estava sempre na mão de quem se beneficiava com a situação social do momento presente.

        Daens candidata-se ao parlamento pelo partido católico (mas sem o apoio da igreja), com o objetivo de lutar para desmascarar seus opositores, que ludibriavam o povo com a intenção de explorá-los e, assim implementar as reformas sociais que levariam à conquista dos direitos sociais dos cidadãos de Aalst.

         Em resumo, o filme, por meio do protagonista, mostra um grande exemplo de luta pela justiça social. Incutindo na consciência dos cidadãos o seu poder,através do voto, nas decisões do país. Além disso o filme toca em assuntos como:

- O papel do estado na sociedade da época: O estado, sobretudo, trabalhava em defesa dos interesses políticos da burguesia, deixando a massa popular à mercê. (Convenhamos que a critica social é bem atual.)

- O papel da igreja: O cléro por sua vez, tinha como objetivo, “manobrar” o povo. Fazê-los acreditar que a situação de vida em que se encontravam, não poderia ser mudada por ser fruto da vontade divina. E que seria “Pecado mortal” contrariar tal vontade. Ou seja, seu papel era abusar da falta de instrução dos populares e manipulá-los à serviço do estado e da burguesia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com