TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DROGAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EX DEPENDENTES NA CLÍNICA SER

Por:   •  17/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.490 Palavras (14 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEEVALE

ANDERSON DA SILVA DE OLIVEIRA

DOUGLAS PIRES DA COSTA

LEONARDO WAGNER CAVINATTO

DROGAS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EX DEPENDENTES NA CLÍNICA SER

        

Novo Hamburgo

2014

NOME DO AUTOR DO TRABALHO

ANDERSON DA SILVA DE OLIVEIRA

DOUGLAS PIRES DA COSTA

LEONARDO WAGNER CAVINATTO

Projeto apresentado ao curso de engenharia, como requisito para elaboração da monografia, para obtenção do grau de bacharel em engenharia.

Orientador (a): Prof. Sueli Cabral

Novo Hamburgo

2014

SUMÁRIO

1.1 TEMA        2

1.2 JUSTIFICATIVA        2

1.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        3

1.4 OBJETIVOS        5

1.4.1 Objetivo Geral        5

1.4.2 Objetivos Específicos        5

1.5 METODOLOGIA        6

1.5.1 Caracterização da Pesquisa        6

1.5.2 População/ Amostra/sujeitos do Estudo        7

1.5.3 Aspectos Éticos        7

1.5.4 Coleta de Dados        8

1.5.5 Análise dos Dados        8

1.6 REFERENCIAL TEÓRICO        9

1.7 CRONOGRAMA (OBRIGATÓRIO)        10

1.8 Orçamento (OBRIGATÓRIO)        12

REFERÊNCIAS        13

APÊNDICES        15

APÊNDICE A – Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE)        16

1 PROJETO DE PESQUISA

1.1 TEMA

Qualidade de vida de adolescentes ex usuários de drogas que saíram da Clínica “Ser” em Novo Hamburgo no ano de 2013

1.2 JUSTIFICATIVA

Tem se em geral que o adolescente usuário de drogas tem como porta de entrada o cigarro e ou bebidas alcóolicas e possivelmente seu quadro de usuário se agrava com a inserção de novos tipos de sustâncias, variando de semissintéticas a sintéticas passando esse a ser dependente desta. A maioria dos usuários tem noção dos riscos aos quais estão expostos e mediante a isso, gerenciam o uso destas em relação à quantidade, tempo de utilização e frequência deste. Medidas atuais a favor da prevenção a utilização de drogas sejam elas lícitas ou ilícitas, baseiam se na politica de fornecer informações em todos os âmbitos da saúde sobre estas substâncias a sociedade para que não haja uma manutenção de usuários. Isto juntamente com o avanço de biomedicamentos para tratamento de dependentes químicos tem mostrado resultados eficazes no tratamento e contra a disseminação da prática do uso de drogas.

Segundo Nappo (2009) a ausência de uma preparação para agir perante as situações de conflito de modo racional e saudável, como lidar com sentimentos tais como ansiedade, depressão entre outros são considerados motivos unanimes para o uso continuo e abuso de drogas, por adolescentes, sendo assim torna-se de compreensão geral a necessidade para um estudo sobre os motivos que levam estes jovens a utilizarem drogas.

Um dos grandes problemas segundo Almeida Filho (2007) é a faixa de transição na adolescência, onde os jovens se sentem na liberdade de agirem como adultos, e de se portarem independentes, e isso acaba gerando um afastamento do mesmo de seu grupo familiar buscando pessoas da mesma faixa etária, gerando assim, grande preocupação por parte de pais e educadores e até mesmo profissionais da saúde.

Mediante a estes fatos apresentados faz-se necessária uma pesquisa com o intuito de definir alguns aspectos relevantes após estes indivíduos saírem do âmbito da dependência química, dentre estes tem-se como pilar fundamental a qualidade de vida após se abster do vício.

1.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Qual a percepção da qualidade de vida dos adolescentes ex-usuários de drogas que saíram da Clínica Ser em Novo Hamburgo no ano de 2013?

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 OBJETIVO GERAL

Verificar a percepção de qualidade de vida dos ex-usuários de drogas após terem deixado este vício.

1.4.2 Objetivos Específicos        

  1.  Abordar sobre o bem-estar dos jovens após largarem as drogas.
  2.  Pesquisar a quanto tempo os jovens abandonaram as drogas.
  3.  Identificar sobre o que mudou para eles em seu meio de convivência com outras pessoas.

1.5 METODOLOGIA         

Abaixo apresentamos os procedimentos metodológicos.

1.5.1 Caracterização da Pesquisa

Pesquisa descritiva segundo Prodanov e Freitas (2013) é quando o pesquisador observa e registra determinados fatos sem interferi-los, buscando entender com que frequência, onde e porque ocorrem na natureza. Sendo assim essa pesquisa se caracteriza como descritiva pelo fato de que será analisado e interpretado o comportamento da população pesquisada.

Na pesquisa qualitativa de acordo com Prodanov e Freitas (2013), o pesquisador mantém contato direto com o ambiente e o objeto de estudo, realizando assim um trabalho de campo, sem que haja intervenção do pesquisador, e os resultados, não podem ser transformados em números, apenas em informações qualitativas. Esta pesquisa se justifica como qualitativa, pois analisa a realidade de adolescentes ex drogados em seu ambiente social.

1.5.2 População

Nas pesquisas com população segundo Prodanov e Freitas (2013), é a quantidade de pessoas que se caracterizam de mesma forma para definir um estudo. Com isso a pesquisa se caracteriza de população por abordar a realidade de 10 jovens ex-usuários de drogas internados por um período de tempo na clínica Ser.

1.5.3 Aspectos Éticos

        Conforme Prodanov e Freitas (2013), a Resolução CNS 196 (1996) define pesquisa com seres humanos como aquela “que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes dele, incluindo o manejo de informações ou materiais.” Essa definição é de fundamental importância, pois não restringe o conceito de pesquisa com seres humanos apenas àquelas realizadas nas ciências da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com