TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Danton resenha

Por:   •  4/11/2015  •  Resenha  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal Do Amazonas

Instituto de Ciências Humanas e Letras

Curso: Ciências Sociais – Bacharelados

Disciplina: Historia Econômica, Política e Social Geral

Profª. Rachel Meyrelles

Aluna: Sara Jhuly Lima

Resenha do Filme: “Danton Processo de Revolução

                                           Manaus 2015

A Revolução Francesa se iniciou durante a segunda metade do século XVIII, quando a França passava por uma grave crise econômica devido a inúmeras guerras e luxos da nobreza, que empobreceram o tesouro nacional, sendo necessário à cobrança de altos impostos, além do aumento excessivo dos preços dos alimentos. A fome e miséria estavam por toda a parte. Nesse contexto podemos encontrar varias representações culturais. Dentre elas o filme Danton o processo da revolução.

O povo estava tão insatisfeito com o momento que estavam passando, que acabou gerando um motim popular, o povo de Paris tomou a fortaleza da bastilha, improvisando uma guarda nacional e uma nova administração para cidade, iniciando-se assim a revolução.

Segundo Jean Jacques Rousseau, a República é um contrato feito pelos súditos com o soberano, ou seja, o soberano deve exercer o seu poder em favor dos interesses dos seus súditos. Mas o filme mostra uma República que foi estabelecida sem sua principal essência. A onde o lema que imperava era ‘ Liberdade, Fraternidade e Igualdade’, mas não se via nada disso.

O filme inicia com a volta de Danton a Paris no momento considerado ‘terror’ instaurado por  Robespierre, seu companheiro durante a revolução. Ao tentar realizar mudanças com o apoio de alguns revolucionários e do povo, foi considerado uma ameaça aos jacobinos e teve que enfrentar o tribunal revolucionário, sendo aclamado pelo povo, o que coloca  Robespierre numa posição de vilão, o que bem pode-se notar quando o jornal de Demoulins e Danton é censurado, fechado e destruído. Indo contra os ideiais de liberdade instituídos pela declaração, onde se percebe que as ideias de liberdade deveriam se fortalecer e acontece ao contrario, pois a implantação de uma ditadura em um momento que não se deveria ter, violava os direitos humanos e não passava confiança para o povo, que passou a não acreditar nas leis e nas instituições.

Danton, O Processo da Revolução é um filme histórico que pode ser avaliado por diversas vertentes ideológicas e políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com