TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio do ensino medio da anhaguera

Por:   •  16/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.726 Palavras (31 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

[pic 2]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

MARIA JARDIELES DOS SANTOS SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO II

[pic 3]

CARUARU-2017

[pic 4]

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

 

[pic 5]

[pic 6]

Caruaru-2016

SUMÁRIO[pic 7]

1. LEITURA DE ARTIGO....................................................................................1

2. ANÁLISE DO PCN...........................................................................................3

3. ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA.....................................................5 

4. ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE ............................................7

5.ANÁLISE DOS MATERIAIS DE APOIO DISPONÍVEIS NA ESCOLA  

6. OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE MATEMÁTICA...........................................9

6.1 Diários de observação 1..............................................................................9 6.2 Diários de observação 2..............................................................................10 6.3 Diários de observação 3...............................................................................12

7. ELABORAÇÃO DE PLANO DE UNIDADE...................................................14

8. APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE..............................................15 

9. REGÊNCIA (INTERVENÇÃO PRÁTICA) .....................................................16

11.ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O USO DA TIC NO ENSINO DA MATEMÁTICA...................................................................................................21 

12.APRESENTAÇÃO DO PROJETO................................................................24


1.ESTUDO DO ARTIGO.

O artigo traz como objetivo, desenvolver uma reflexão sobre o estágio supervisionando em cursos de licenciatura em matemática, visando investigar 21 trabalhos que permitiram constituir seis eixos temáticos.

Os temas mais recorrentes estão relacionados à 'análise de propostas de Estágio Supervisionando` e aos ´ saberes docentes´. A partir da análise de resultado dos trabalhos, foi apresentado caracterização do Estágio Supervisionado em termos de suas potencialidades para a formação inicial de professores de Matemática de destacar que todos levam em conta aspectos formativos essências ao futuro professor. De acordo com as diretrizes Curriculares Nacionais para formação de professor da educação Básica, em nível superior, em dos componentes da dimensão prática dos cursos de licenciatura, de graduação plena, é o Estágio Supervisionado. O Estágio Supervisionado ainda é considerado como uma das primeiras experiências oportunizadas à maioria dos futuros professores, no decorrer do curso de licenciatura em Matemática, que lhes permite estar em contato direto com seu futuro ambiente de trabalho. A sua inserção no contexto escolar possibilita acesso a uma "parte integrante dos conhecimentos dos professores e inclui, entre outros, conhecimentos sobre os estilos de aprendizagem dos alunos [...], além de um repertório de técnicas de ensino e de competências de gestão de sala de aula" (SBEM, 2003, p.21), atribuindo ao Estágio Supervisionado "papel central nos cursos de licenciatura"(ibidem). Para os que já atuam como professores e para os que participam de projetos que têm uma ação efetiva em sala de aula, o estágio pode ser uma oportunidade de implementar diferentes métodos de ensino e de refletir sobre a prática docente. De diferentes meios de se exerce a docência (CYRINO; PASSERINI, 2009). Segundo Van Zoest e Bohl (2002), por servir tanto como um ponto culminante da aspecto formal da formação de professores, quanto como inicio do aspecto experiencial da aprendizagem em sala de aula, o Estágio abrange um cruzamento particularmente  critico de muitos elementos contextuais que incluem pessoas, programas e configurações dentro das quais aprender a se tornar um professor tem lugar, e devido a isso, não e surpreendente que professores muitas vezes se refiram aos estágios como a parte mais valiosa de sua formação como professor. licenciatura em Matemática tem sido foco de diversas pesquisas realizadas no brasil. No entanto, de acordo com essas mesmas pesquisas, ainda há muito ser investigado, Com o objetivo de compreender quais discussões têm sido privilegiadas nas pesquisas brasileiras a respeito do Estágio Supervisionando em cursos de licenciatura em Matemática, foi realizado um levantamento, junto ao banco de teses da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de dissertações e teses produzidas nessa temática. Identificamos 21 trabalhos que subsidiaram nossa análise. A seguir, foi apresentado os procedimentos metodológicos da pesquisa, uma discussão dos seis eixos temáticos constituído e para finalizar, uma caracterização para o Estágio Supervisionado em termos de suas potencialidades para formação inicial de professor de Matemática.

Por meio de levantamento foi identificado seis eixos temáticos que abordam propostas e aspectos específicos dos estágios Supervisionado. Os temas mais recorrentes estão relacionados à ´análise de propostas de Estágio Supervisionado` e aos 'saberes docentes. Com base nesses eixos temáticos foi iniciado a busca dos pesquisadores em fornecer subsídios para reestruturação de programas de formação inicial por meio de analise e discussão de proposta alternativas e aspectos específicos do Estágio Supervisionado que levam em conta elementos que auxiliem na superação de problemas frequentes apontados na literatura a respeito da formação inicial de professores de Matemática. A partir de resultados obtidos nessas pesquisas, foi destacado que todas elas, de alguma forma, levam em conta aspectos formativos essenciais ao futuro professor como a articulação entre teoria e pratica, a reflexão a respeito da pratica docente e a aproximação entre a universidade e a escola, apontados na literatura como sendo aspectos que necessitam de mais atenção por parte dos responsáveis pela organização do Estágio Supervisionado nas Instituições de Ensino Superior. Diante dos elementos colaboraram para uma caracterização do Estágio Supervisionado podendo inferir que diversas iniciativas têm sido desenvolvidas por pesquisadores brasileiros de modo a contribuir para ressaltar as potencialidades formativas do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática e promover avanços nesse campo de pesquisa. Uma temática que têm ganhado destaque no cenário internacional da formação inicial de professores, mas que não considerada como foco de nenhum dos trabalhos obtidos no levantamento, é a da identidade profissional. Nesse sentido, trabalhos que discutam como o Estágio Supervisionado pode auxiliar no desenvolvimento da identidade profissional de futuros professores de Matemática podem ser promissores para avanços nesse campo de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.2 Kb)   pdf (330.9 Kb)   docx (310.8 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com