TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio gestao escolar

Por:   •  26/11/2015  •  Dissertação  •  3.379 Palavras (14 Páginas)  •  1.529 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

POLO DE APOIO PRESENCIAL DE CATALÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

IZABELA PEREIRA E LOPES – RA 350582

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CATALÃO – GOIÁS

2015


[pic 2]

IZABELA PEREIRA E LOPES

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio apresentado ao curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado em Gestão e Espação Não Escolares, sob a supervisão acadêmica da profa. Ms. Márcia Maria Vicente de Paula.

CATALÃO – GOIÁS

2015


Sumário

Identificação        

Introdução        

Histórico da Instituição        

Níveis de Ensino        

Análise do Regimento Escolar        

Análise da legislação de ensino        

Observação e organização da Secretaria        

Programas e projetos especiais        

Administração da instituição de ensino        

Análise do Calendário Escolar        

O conselho escolar        

Considerações finais        

Referências bibliográficas        

Anexo I        

Anexo II        

Anexo III        


Identificação

Nome do Estagiário: Izabela Pereira e Lopes

RA: 350582

Curso: Pedagogia

Polo: Catalão

Semestre: 7º Semestre

Ano: 2015

Inicio do Estágio: 25/02/2015

Termino do Estagio: 30/03/2015

Supervisora Acadêmica: Ms. Márcia Maria Vicente de Paula

Instituição concedente do estágio

Nome da Instituição: Escola Municipal Professora Maria Conceição Martins Silva

Endereço: Rua Juraci Rosa Pontes, s/nº - centro – distrito de Santo Antônio do Rio Verde – município de Catalão - GO

Telefone: (64) 3497-1117

Diretora: Anteria Nunes de Almeida Garcia

Supervisora de campo: Anterina Nunes de Almeida Garcia


Introdução

O estágio supervisionado é sempre um grande aprendizado. Ao longo dos períodos anteriores de estágio estivemos em contato com o cotidiano do pedagogo professor, e foram experiências muito agradáveis.

Contudo, este último período de estágio é a vez de conhecermos a função do pedagogo gestor, seja atuando na direção ou na coordenação do processo de ensino. Essa etapa de estágio nos oferece a oportunidade de interação com os vários setores que contribuem para que a escola ofereça o seu produto principal: a educação.

As funções da equipe gestora da escola são muitas e exigem muito daquelas pessoas que aceitam cumprir tais funções.

Uma coisa é certa a escola não teria condições de oferecer educaçao de qualidade sem que houvesse toda uma equipe que atua para que os objetivos principais sejam alcançados.

O campo de estágio escolhido foi a Escola Municipal Professora Maria Conceição Martins Silva, no distrito de Santo Antônio do Rio Verde, município de Catalão – GO. E, relembrando, as outras etapas de estágio foram realizadas também nessa escola, e portanto, considero um final de um ciclo.

Histórico da Instituição

O distrito de Santo Antônio do Rio Verde faz parte do município de Catalão – GO, contudo o distrito tem data de fundação anterior a da cidade de Catalão.

A população atual gira em torno de 3 mil habitantes. É bom salientar que o distrito fica distante da sede do município 82 km. O distrito até o ano de 2006, contava somente com uma escola gerida pelo poder estadual.

No ano de 2006, houve por parte do município a criação da Escola Municipal de Santo Antônio do Rio Verde, através da Lei nº 2.413 de 18 de agosto de 2006. Nesse primeiro momento, atendia as crianças pequenas, a grosso modo a creche e os anos iniciais do processo de alfabetização.

No ano de 2009, o prefeito Velomar Gonçalves Rios propôs projeto de lei que alterava o nome da escola. A sugestão do prefeito foi de homenagear a primeira professora do distrito. A professora em questão era Maria Conceição Martins Silva, que havia começado o exercício do Magistério aos 15 anos, trabalhando por cinquenta anos. Por ocasião de seu falecimento aos 84 anos houve a homenagem. E assim por força da Lei n° 2.686 de 09 de setembro de 2009, ocorreu alteração do nome da escola para Escola Municipal Professora Maria Conceição Martins Silva.

Porém, somente no ano de 2013 houve uma resolução (anexo I) que autorizava a Educação Infantil e o Ensino Fundamental na escola. Este documento também valida os anos escolares anteriores desde sua fundação.

A estrutura física da escola teve mudanças desde a sua fundação inicialmente haviam apenas cinco salas de aula, a direção, dois banheiros e o refeitório e cozinha. Porém a demanda de alunos começou a crescer. O espaço estava insuficiente.

Por ocasião da construção da Usina Hidrelétrica da Serra do Facão no rio São Marcos, a direção da UHE fez uma doação para que fosse construída uma nova escola. A prefeitura fez então uma nova estrutura com mais 5 salas de aula, uma biblioteca, laboratório de informática, sala de professores, secretaria, coordenação e direção. Mas não abandonou as antigas estruturas, a parte onde se iniciou a escola, ficou a disposição da Educação Infantil, e a parte da construção nova, ficou destinada ao Ensino Fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (305.6 Kb)   docx (424.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com