TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio gestão Escolar

Por:   •  18/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.868 Palavras (12 Páginas)  •  2.075 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ROSALINA CRISTINA DE OLIVEIRA AMÂNCIO, 772411,2012/05

ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR

JOÃO MONLEVADE

2012

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ROSALINA CRISTINA DE OLIVEIRA AMÂNCIO-772411,2012/05

ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR

Relatório de Estágio Gestão Escolar apresentando à UTA – Organização Escolar, no curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Ricardo Alison Carvalho Silva

Centro Associado: João Monlevade

João Monlevade

2012

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................03
  2. CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO.....................04
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................12
  4. REFERÊNCIAS...............................................................................13


  1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é um momento do graduado em que, sua teoria será vivenciada na prática tendo a oportunidade de conhecer as áreas de sua atuação profissional.

Durante o estágio supervisionado é possível à aplicação e concretização dos conhecimentos teóricos obtidos durante o curso e a oportunidade para os professores em formação exercitem os princípios de cidadania e de responsabilidade social.Para que todas as atividades pedagógicas sejam desenvolvidas de forma coerente e fundamental a supervisão do professor orientador. (Oliveira, 2008)

O estágio foi realizado, com o objetivo de verificar e acompanhar

as rotinas de um gestor educacional no desenvolvimento de suas atividades. Vivenciar na prática as teorias estudadas neste semestre, que esta voltada para a gestão escolar.

O estágio de gestão escolar é muito importante na formação do

futuro educador, pois possibilita conhecer as práticas educacionais de uma instituição e como ela é direcionada pelo gestor educacional.

        O relatório a seguir apresentará a identificação da instituição, atividades cotidianas e vivências educacionais e profissionais observadas na gestão educacional da Escola Estadual Vicente de Paula Neves além de análises teóricas.

        As metodologias utilizadas durante o estágio foram ás visitas na escola, conversa com os funcionários,principalmente coordenadora e supervisora,consulta ao PPP e o Regimento escolar. Todos esses métodos foram de suma importância para a realização deste presente relatório.

        O relatório, a seguir apresentará atividades cotidianas, vivências educacionais e profissionais observadas na gestão educacional na Escola Estadual Vicente de Paula Neves.

  1. Caracterização do Contexto Estagiado

2.1 Caracterização da Escola

A Escola Estadual Vicente de Paula Neves está situada Av. Getúlio Vargas, Nº 6550, Bairro santa Bárbara, Cidade João Monlevade-Mg,

Cep: 35930-004,Tel.:(31)3852-2282,é mantida pela Governo do Estado de Minas Gerais,através da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais. A escola funciona no atendimento às crianças do2º, 3º e 4º ano do ensino fundamental I, no horário de 07:00 às 11:15 e a secretaria da escola funciona  no horário 07:00 às 13:00.

2.2 Concepções Pedagógicas

        A proposta da escola é valorizar o ser humano,favorecer a construção do conhecimento de forma contextualizada em que alunos e professores sejam pesquisadores de informações e dados que vão permitir a compreensão para construir um mundo melhor. A escola está sustentada nos cinco pilares da educação que são: Aprender a Conhecer, Aprender a fazer, Aprender conviver, Aprender a ser, Aprender a aprender.

        O papel do professor desta instituição é ser o mediador do desenvolvimento dos alunos quanto à capacidade de pensar. Ele estimula, investigada e leva o educando a consciência participativa das ações educativas.

        A educação é um dos processos da formação da pessoa humana.

Processos através no qual a pessoa se insere na sociedade,transformando-se e transformando a sua realidade.A sociedade é um ambiente no qual o indivíduo está integrado e produzindo e reproduzindo relações sociais, construindo e desconstruindo concepções, costume e idéias. Onde o natural seja pensar no bem de todos e não apenas em si mesmos.

        A educação não acontece somente em sala de aula, mas em diferentes espaços que contribuem para que essa socialização se complete. Por isso a escola busca parcerias com empresas e outros intercâmbios culturais, sociais e esportivos e outras atividades que possam contribuir com o crescimento da aprendizagem global de seus educandos.

 Estratégicas de Ensino

As formas e procedimentos utilizados para acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos será objeto de registro para subsidiar as decisões e informações sobre sua vida escolar e constarão no plano de trabalho dos docentes.

Os profissionais da educação, visando melhor uma organização de seu trabalho educativo, deverão verificar, no início de cada bimestre, semestre do ano letivo, o nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos, das dificuldades encontradas nos conteúdos curriculares trabalhados anteriormente, os resultados das estratégicas de ensino utilizadas; os recursos pedagógicos disponíveis e outros aspectos importantes param se resguardar um ensino de qualidade favorecendo a inserção escolar social e profissional dos educandos.

A escola proporciona reuniões pedagógicas para planejamento e replanejamento visando a ampliação e organização dos programas a serem desenvolvidas em conjunto com os alunos.A escola através do plano de trabalho do professor de educação básica definirá estratégicas para organização e reorganização do tempo e do espaço escolares,bem como o melhor aproveitamento do seu corpo docente de modo a possibilitar ações pedagógicas para o atendimento diferenciado de alunos com dificuldades de aprendizagem no tempo em que elas surgirem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (544.7 Kb)   docx (525.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com