TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento o mundo de sofia

Por:   •  13/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- CES- CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE- CAMPUS CUITÉ-PB

DISCIPLINA: FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

DOCENTE: PROF.: HAMILTON MARINHO

DISCENTE: JOSÉ ADRIANO PEREIRA SANTOS MATRICULA: 522110006

FICHAMENTO SOBRE O LIVRO “O MUNDO DE SOFIA”

Referência:

GAARDER, JOSTEIN. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia / Jostein Gaarder; tradução do norueguês Leonardo Pinto Silva. — 1ª- ed. — São Paulo: Companhia das Letras, 2012

 

  Esse fichamento refere-se ao capitulo 30 da do livro “O Mundo de Sofia”.

  Nesse capitulo Hilde inicia comparando diferentes épocas, com sua visão nos legisladores que acordavam numa sociedade organizada por eles mesmo, refletindo sobre como seria na idade média ou como seria viver antes de existir qualquer civilização.

  O enredo segue quando um velho, uma peça pregada por Sofia, bate em sua porta se dominando ser Noé, trazendo um cartaz de um barco e nele animais de todo o gênero, os quais teriam sido salvos do dilúvio. Após começam discutir sobre Marx e Darwin. Marx referia a consciência humana como produto de base material de uma sociedade, Darwin provou que o homem era fruto de uma longa evolução biológica. O capitulo compara Darwin a Freud, já que este em seu estudo do inconsciente revelou que que as ações do homem devem a certos impulsos animais.

  Darwin contesta a visão bíblica do homem na criação, sendo contraria até mesmo a filósofos como Platão e Aristóteles; A teoria das ideias de Platão pressupunha que todas as espécies eram imutáveis, uma vez que eram criadas segundo o arquétipo da respectiva ideia ou forma, esse fato era também um ponto assente na filosofia de Aristóteles. Mas justamente no tempo de Darwin, fizeram-se algumas observações e descobertas que punham em risco esta concepção tradicional.

  Aos 22 anos, Darwin recebe, de seu amigo e professor Henslow, uma carta que seria determinante para toda sua vida, a qual o indicava para viajar como naturalista com o capitão Fitzroe para desenhar a carta geográfica da América do Sul. O navio pertencia à Marinha Inglesa e chamava-se “H. M. S. Beagle”. Largou de Plymouth a 27 de dezembro de 1831 em direção à América do Sul e só regressou a Inglaterra em outubro de 1836. Essa viagem à América do Sul tornou-se uma volta ao mundo.

     A ideia de evolução por si só não era particularmente original. Em certos meios, a aceitação de uma evolução biológica já estava muito difundida cerca do ano 1800. O zoólogo francês “Jean de Lamarck” já dera o tom. Ainda antes dele, o avô de Darwin, “Erasmus Darwin”, apresentara a teoria segundo a qual plantas e animais tinham evoluído a partir de algumas espécies primitivas.

Palavras chaves: Evolução, Darwin, Naturalismo, instinto, sociedade, filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com