TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social.

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.270 Palavras (14 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Universidade Anhanguera-Uniderp

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Polo de Apoio Presencial: Ulianópolis/PA

Curso de Serviço Social Turma / E 10

Beatriz Risso Spanholi RA 374291

Felipe Vidal da Silva RA 396242

Janilza Miranda dos Santos RA 376235

Juliana Gomes Leôncio RA 374494

Valnéia da Silva Souza RA 377696

Relatório Sobre os Fundamentos históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social.

Ulianópolis - Pará

2012

Beatriz Risso Spanholi RA 374291

Felipe Vidal da Silva RA 396242

Janilza Miranda dos Santos RA 376235

Juliana Gomes Leôncio RA 374494

Valnéia da Silva Souza RA 377696

Relatório Sobre os Fundamentos históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social.

[pic 2]

        

Ulianópolis – Pará

2012

RESUMO

Este Trabalho tem como alvo relatar o momento histórico em que se deu o nascimento do Serviço Social enquanto profissão, quando ele deixou de ser um trabalho filantrópico realizado pelas damas ricas da sociedade  para se tronar um trabalho de assistência social baseado em legislação pertinente, em documentos como código de Ética da profissão, e a Constituição Federal e o LOAS. Esse movimento iniciou-se na  América Latina na década de 60 e que se expandiu para o Brasil na década de 70. A partir de então surge no Brasil instituições de assistência social como CNSS, LBA, Fundação Leão XIII e o SESI para trabalhar com a população em vulnerabilidade social devido ao desemprego e outras mazelas da sociedade.

Palavras Chaves: Serviço Social, Igreja Católica e Movimento de Reconceituação

SUMÁRIO

 

Introdução ....................................................................................................................05

1.1 A Questão Social no Brasil..................................................................................06

1.2 - Relatório O que significa Mudar? ............................................................................08

1.3 - Processo de Reconceituação do Serviço Social ..........................................................10

1.4 - Problemas Sociais Enfrentados Pela População de Ulianópolis e a Relevância da Atuação do Profissional de Serviço Social Junto ao Problema...................................12

Considerações Finais

Referências

INTRODUÇÃO[pic 3]

Este trabalho tem como alvo apontar o momento histórico em que se deu o nascimento do Serviço Social enquanto profissão, bem como as lutas enfrentadas pelos primeiros Assistentes Sociais no campo de trabalho.

O Serviço Social passou por um período de regulamentação da profissão e isso ocasionou gerou muitas mudanças e para entendermos o modelo de atual vigente é preciso conhecer um pouco da história.  

Grande é a relevância deste tema para o Serviço Social, pois traz uma compreensão do significado social da profissão, um conhecimento da história e como está atualmente esse campo de atuação.

Para a elaboração desse trabalho foram utilizados textos disponibilizados em sala de aula, pesquisa de dados, e textos pesquisados na rede.

Na primeira etapa, trabalharemos com o relatório sobre a Questão Social no Brasil tendo por base o filme Tempos Modernos o qual retrata o período da Revolução Industrial marco importante para o surgimento da profissão assistente social .    

Na segunda etapa iremos refletir sobre o Movimento de Reconceituação do Serviço Social no  Brasil que teve sua origem no movimento social que a Igreja Católica desenvolveu com o intuito de recristianizar a sociedade.

Finalizando, será feito um levantamento na cidade de Ulianópolis e selecionado dois problemas sociais onde será feito uma abordagem da relevância da atuação do Assistente Social na intervenção dos problemas.

1 – A Questão Social no Brasil.[pic 4]

A década de 1930 foi marcada  por uma acelerada industrialização urbana o que gerou crescimento de oferta de trabalho na cidade e por causa disso, ocorreu o êxodo rural que nada mais era do que as pessoas abandonando o campo onde o trabalho estava escasso indo em busca de emprego e uma vida melhor nas cidades grandes.

Uma grande multidão começou a chegar nas grandes cidades embora estas não estivessem prontas para receber tanta gente.  Dai surgiram os problemas como falta de moradia, saneamento básico, aumento de epidemias, fome entre outros. Essa realidade e retratada no filme Tempos Modernos quando uma jovem vivendo na miséria se recusa a passar fome, e começa a roubar alimentos no cais para ela e suas duas irmãs menores comer. As mesmas eram órfãs de mãe e o pai delas um operário, estava desempregado.

As pessoas vieram para as cidades em busca de empregos mas as manifestações trabalhistas eram comuns e paralisavam as fábricas e as mesmas ficavam desempregadas. Muitas pessoas eram presas e outras morriam em meio a essas constantes manifestações e por esse motivo, haviam muitos órfãos e viúvas. Os Funcionários  trabalhavam em situação de risco, haviam muitos acidentes nas fábricas,  a carga horária era excessiva, o trabalho repetitivo o causava problemas de fadiga e estresse nos funcionários como ocorreu com o personagem do filme.

O Serviço Social tem seu início no Brasil no período da Industrialização começando com a Igreja Católica com intuito de recristianizar a sociedade. O Estado vendo a situação caótica nas cidades devido ao grande massa oriunda do campo passa então a intervir no estabelecimento e controle de uma prática assistencial. Desse momento surge as instituições de assistência social no Brasil para organizar as obras assistenciais públicas e privadas.

 As pessoas naquela época sem terem onde morar, acomodavam-se em barracos de madeiras e ali ficavam como faz a moça e o protagonista do filme. Essa realidade perdura até os dias atuais, muitas pessoas moram debaixo de viadutos, pontes nas ruas e isso em situações bem precárias o que favorece o surgimento de questões sociais. Nesse contexto, com uma população cada vez mais carente de benefícios surge as principais instituições de assistência da época no Brasil como a Legião Brasileira de Assistência (LBA), SESI e a Fundação Leão XIII com o intuito não de resolver os problemas sociais mas apaziguar a situação ou seja, conter a classe trabalhadora para que eles não viesse a se manifestar em busca de seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (263.8 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com