TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS EM EMPRESAS PRIVADAS

Por:   •  20/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.430 Palavras (22 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 22

Seu  Artigo  atende as orientações da professora orientadora e foi aprovada.

NOTA:91

Aguardar contato do Departamento Responsável para marcação de data  de Defesa de Banca.

Att.

Profª. Msc Elizabeth Zanetti

[pic 1]FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – FAEL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E PERÍCIA

RONALDO CRISTIANO MAKXIMOVITZ

GESTÃO DE PESSOAS EM EMPRESAS PRIVADAS

CRUZEIRO DO IGUAÇU – PARANÁ

2015

RONALDO CRISTIANO MAKXIMOVITZ

GESTÃO DE PESSOAS EM EMPRESAS PRIVADAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para a Faculdade Educacional da Lapa - FAEL como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em auditoria e perícia contábil.

Orientadora Prof (a). Msc. Elizabeth Macuco Zanetti

CRUZEIRO DO IGUAÇU – PARANÁ

2015

MOTIVAÇÃO DE PESSOAS EM EMPRESAS PRIVADAS

MAKXIMOVITZ,Cristiano Ronaldo¹

Msc ZANETTI, Elizabeth²

RESUMO

Este artigo tem como objetivo o estudo da motivação de pessoas em um âmbito geral nas empresas, os métodos de gerenciamento para manter as pessoas sempre motivadas.  O estudo apresenta uma revisão de literatura como fundamentação para a discussão teórica acerca da importância da atuação da gestão de pessoas nas empresas. O estudo sobre a gestão de pessoas busca demonstrar  conceitos acerca desse assunto e sua importância. Com a utilização de uma pesquisa documental como técnica de identificação, estudando documentos sobre o assunto em questão. A conclusão e que a gestão de pessoas nas empresas e as maneiras de motivação, deve ser mantidas sobre um patamar vinculado aos grandes objetivos de desenvolvimento de lideres para que se alcance o objetivo de manter sempre motivados e assim a organização não perder o investimento aplicado no funcionário.

PALAVRAS-CHAVE: motivação de Pessoas, empresas, investimento;

[pic 2]

  1. INTRODUÇÃO

A gestão de pessoas nas empresas ou nas organizações enfrenta um grande desafio para manter os colaboradores do local de trabalho motivados. Esse objetivo trás aos gerentes e também ao setor de recursos humanos ou gestão de pessoas, a necessidade de avaliar seus instrumentos que possui para a promoção de um ambiente motivador implantando junto ao setor de trabalho um dos instrumentos que consiga fazer esse funcionário se sentir especial, feliz com o que faz, trazendo assim diversos benefícios a organização. 

Para compreender os processos de avaliação de desempenho, e criar um sistema de promoção e valorização dos profissionais que se destacam, exige a verificação das necessidades e expectativas dos colaboradores, das políticas da empresa voltadas para esse fim, visando à busca de uma melhoria contínua dos resultados dos colaboradores e faz com que se conheça qual o objetivo de cada um dentro da empresa, devendo sempre visualizar necessidade de uma reavaliação dos programas direcionados a esse fim .

Destaca-se nesse sentido, que os colaboradores todos eles sem exceção são importantes e pontos chaves na promoção da qualidade dos produtos e serviços oferecidos para o cliente. Demonstrar aos colaboradores, que  o desempenho e a dedicação no trabalho, pode trazer a valorização e o reconhecimento do seu trabalho dentro da empresa, que está ligada ao objetivo da empresa à promoção da excelência de seus serviços e produtos e crescimento como organização.

Na busca por essa excelência, os gestores possuem grande  importância no processo, principalmente aqueles que atuam diretamente na gestão de pessoas. A busca da compreensão do comportamento dos profissionais, para entender e identificar suas necessidades, expectativas e objetivos dentro e fora da empresa  “profissionais e pessoais”,   e de grande importância.

Surge, nesse sentido, o papel dos gestores que é de extrema importância no investimento em aprendizagem para atingir desenvolvimento desses profissionais e obter dentro da empresa somente equipes extraordinárias, demonstrando assim o interesse em manter os funcionários motivados e sempre desenvolvendo as idéias úteis para a melhoria dos processos.

Herzberg (1997) orienta que recompensar para conseguir algo, isso não estaria motivando a pessoa recompensada e sim que estaria satisfazendo o desejo de quem está recompensando, negligenciando a definição do cargo em si.

A partir dessa perspectiva, a gestão de pessoas no setor privado deve possuir papel estratégico na busca dos  objetivos das organizações e desenvolver dentro dessas empresas equipes pensantes para motivar os colaboradores a oferecerem alem de seus serviços suas idéias para eliminar perdas desperdícios e mante-las sempre motivadas e como troca a realização pessoal o bem estar no local de trabalho.

As ações e atitudes das pessoas dentro de uma organização de acordo com Robins (2004), estão ligadas diretamente no julgamento das suas percepções de justiça e igualdade. Nota-se então a necessidade de minimizar estas percepções de diferenças entre os colaboradores a fim de poderem se balizar para apenas um sentido.

O objetivo deste artigo é demonstrar a importância de uma atuação estratégica da gestão de pessoas na gestão de organização privada  para que se consolide os objetivos do desenvolvimento dos profissionais e os objetivos organizacional e crescimento de ambos.

Para tanto, buscou-se na revisão de literatura fundamentação para a discussão teórica acerca da importância da atuação estratégica da gestão de pessoas nas organizações, mas especificamente na gestão de empresas privadas.

Conforme Vergara (1997), a metodologia que foi utilizada para analisar o porquê o gestor deve utilizar diferente atitudes de motivação para cada tipo de cultura e necessidade do seu colaborador foi à pesquisa aplicada porque foi feita algumas propostas sobre o assunto deste trabalho e o meio de análise foi à bibliográfica onde se buscou através de leitura e análise de livros e artigos  sobre o tema, fazer um diagnóstico para demonstrar soluções, orientando os gestores sobre as rotinas e os procedimentos a serem adotados para viabilizar a avaliação das diversas necessidades motivacionais dentro da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.4 Kb)   pdf (316.4 Kb)   docx (67.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com