TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e do letramento

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.970 Palavras (8 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera[pic 1]

Centro de educação a Distância

Curso de Pedagogia

Desafio Profissional

História da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e do letramento

Polo Zona Norte Sorocaba / SP

30/03/2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................2

1. Breve Panorama do magistério         3

1.1 Primeiros séculos da colonização         3

1.2 PASSAGENS históricaS        4

2 entrevistas        6

2.1 Professores da rede de ensino        6

3 conclusão        13

referências bibliográficas        14

INTRODUÇÃO

1,5

O magistério no período do Brasil colonial era restrito para as elites ditadas principalmente por jesuítas. E as mulheres não tinham acesso

Ao ensino educacional. A partir do século xx segundo (Thomé) começaram no Brasil, os primeiros movimentos para reformas no ensino. Através das entrevistas que seguem temos opiniões de dois professores, que relatam as mudanças ocorridas no magistério.

1. Breve Panorama do Magistério

No Brasil durante o período colonial a educação era regida pelos Padres jesuítas para filhos das famílias tradicionais, voltadas para a atividade Rural.

Nos primeiros séculos de colonização, os Jesuítas eram considerados professores de primeiras letras.

Em 1835, foi criado a 1º Escola Normal no Rio de Janeiro, porém, não havia o magistério feminino, pois no seu regulamento escolar não previa matrícula feminina, isso permaneceu até o ano de sua extinção em 1851.

Com a Reabertura da Escola Normal as aulas começaram a ser preparadas para as professoras, porém, não havia espaço para o magistério, por conta da discriminação do sexo feminino.

Mesmo após sua formação, algumas professoras que eram em minoria no magistério publicam, lecionavam no ensino primário, por ordem do governo, ainda frequentavam a Escola Normal para obter a devida habilitação Normalista. Isto é, mais um ano de complementação em uma área especifica.

Ao contrário de outras Professoras, o diploma não lhes garantia o ingresso no magistério publico, tornando-se professoras em escolas particulares ou mesmo atendendo a domicilio, ou seja, para os filhos das Famílias ricas.

Em 1920 começaram as primeiras reformas estaduais de ensino em todo país, em várias unidades federadas, constituindo o movimento da Escola Nova, isto é, a renovação do ensino, novas ideias que chegavam da Europa e dos Estados Unidos, após a guerra Mundial.

Com todas essas Mudanças no final da década de XX, a maioria do magistério já era feminina.

A trajetória para se chegar às conquistas realizadas até os dias atuais nos mostra uma História de Lutas e Reivindicações

  1. Passagens Históricas

Vejamos algumas passagens pela História:

  • Expansão das creches, devido aos movimentos populares femininos, possibilitando uma pequena entrada de mulheres no mercado de trabalho a partir dos anos 60;
  • Criação das instituições da educação infantil como lugares próprios para educação das crianças pequenas de todas as classes sociais no Brasil;
  •  Em 1988 foi criada a constituição brasileira, que assegura a criança o direito a educação sendo dever do estado o “atendimento em creche e pré-escola as crianças de o a 6 anos de idades”;
  • Em 1994 foi formulada a Politica Nacional de Educação Infantil, elaborada por uma comissão traçando diretrizes pedagógicas e de Recursos Humanos;
  •  Em 2005 o MEC define a Nova Politica Nacional de educação Infantil que indicaria as diretrizes, os objetivos, as metas e as estratégias para essa etapa da educação.

A partir desse contexto, faz-se necessário buscar informações com profissionais da área da educação através de entrevista, no intuito de coletar dados importantes para a conclusão de nossa pesquisa.

2. Entrevistas

2.1 Professores da rede de ensino municipal e estadual

Pergunta 1- Como aprendeu a ler e escrever?

Resposta (Rosa)- Aprendi a ler e a escrever na 1ª série do Ensino Fundamental.

(Trabalhei 7 anos e meio como Auxiliar de Educação, 1 ano como Professor de Biologia e estou atualmente há 1 ano como Professor de Educação Básica I.)

Resposta (Valcilei)- Minha mãe me matriculou no Pré e com isso certamente contribui para a minha alfabetização.

(Iniciei na Rede de Ensino Público em 1.989)

Pergunta 2- Motivações pelas quais escolheram a carreira docente?

Resposta (Rosa)- As motivações que me levaram a escolher a carreira docente foram várias entre elas as de dar alegria para mim primeiramente, em seguida para minha mãe e também porque tive professores excelentes no Ensino Médio e que me fizeram se apaixonar pela Língua Portuguesa.

Resposta (Valcilei)- A partir do momento que comecei a trabalhar como Auxiliar de Educação percebeu que gostava de crianças e principalmente transmitir conhecimentos e com isso decidi investir na carreira docente.

Pergunta 3- Métodos de aprendizados e abordagens utilizados para a docência na educação infantil em sua época?

Resposta (Rosa)- Na minha época era utilizada a Cartilha Caminho Suave e já nesta época trabalhava muito com a leitura e a escrita de livros de diversos gêneros.

Resposta (Valcilei)- Provavelmente foi o método tradicional, pois quando inicie o 1º ano já sabia escrever meu nome e fui alfabetizado com o uso da cartilha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (228.2 Kb)   docx (61.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com