TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps letramento em pedagogia

Por:   •  20/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Projeto multidisciplinar lll

DELIANE JOSE DE MOURA RA: 8142747003

IARA GONÇALVES PEREIRA RA: 770766253

JESSYCA ALEXANDRE GAMA RA: 8345781538

THAYSA GABRIELA RAMOS DUARTE RA: 7706667944

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar lll

                                                   BRASILIA / TAGUATINGA

2015

Introdução

Através de varias pesquisas foi possível conhecer sobre aprendizagem baseada em projetos. Possibilitou-nos o desenvolvimento e a interação no trabalho. O desafio constante em monta um projeto que demonstre o planejamento e a realização de projeto educativo de curta duração com a utilização de recursos expressivos e formas alternativas de linguagem. Um projeto educativo é uma proposta pedagógica que surge na tentativa de buscar respostas para situações problemas, forçando os alunos a confrontar problemas inesperados e descobri como resolvê-los. O projeto educacional tem que ser coletivo todos tem que participar. Através dos projetos podemos ganhar experiências fundamentais para o presente desafio desde o ensino infantil até o fundamental.

 Este trabalho tem o intuito de mostrar como ocorre o desenvolvimento de um projeto a ser inserido no ambiente escolar, e a capacidade de investigação no processo de ações efetivas.

Etapa 1 e 2

A aprendizagem por meio de projetos é a mudança sugerida para a formação do aluno na sua sociedade. Um projeto gera situações de aprendizagem reais e diversificadas ao mesmo tempo, Favorecendo seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e sua autonomia. A origem da palavra projetos deriva do latim projectus, que significa algo lançado para frente. Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.

Por ser muito complexo, o projeto não tem um modelo pronto, e ao elaborar um, deve-se conhecer bem o que se quer, ou seja, sua intencionalidade. Sabendo que as necessidades de hoje não são comparadas com as de vinte anos atrás, surge então à precisão de uma educação não só de conhecimentos específicos, mas cidadãos críticos, pensantes, comunicativos, capazes de resoluções, planejamentos e muito mais. Que sejam capazes também de adaptar as mudanças cada vez mais aceleradas das tecnologias.

Um projeto de aprendizagem é um projeto de investigação, e só podemos investigar se soubermos o que investigar. Dentre as muitas dificuldades encontradas ao trabalhar interdisciplinar  entre mídias, saberes e protagonistas (gestores, professores e alunos), é válido ressaltar os cronogramas acirrados da escola, já que os projetos não tem data fixa para serem concluídos. Além disso, destaca-se a falta de profissionais qualificados para integrar as duas áreas do conhecimento, educação e informática.

 Cabe ao professor deixar de ser só o transmissor e criar situações para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo, acompanhar todo o processo de aprendizagem, incentivando-os a pensar em coisas que gostariam de aprender e de fazer; conhecer o universo cognitivo, afetivo, cultura histórica e contexto de vida dos alunos, enfim, dentre as muitas coisas que o professor deve fazer, importante é repensar sobre sua prática, mudando a sua postura, colaborando para tornar a atividade útil no desenvolvimento de competências e habilidades básicas importantes para que vivam vidas autônomas, produtivas e responsáveis. Portanto o trabalho com projetos favorece o elo entre  as diversas áreas do conhecimento, como também a integração de várias mídias e recursos, permitindo ao aluno que se expresse por meio de diferentes linguagens e formas de representação.

Os textos destacam o construcionismo, uma metodologia no modo de ensinar. O professor tem o seu papel primordial na instrução, orientação e mediação, já o aluno tem a liberdade na execução e reconstrução do seu próprio conhecimento.

Em um dos textos lidos, destacam-se alguns pontos positivos para uma melhor implantação da escola; criar espaço para que o professor e aluno tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade e liberdade responsável; considerar as expectativas, necessidades e potencialidades dos alunos; desenvolver modos de acesso aos conhecimentos.

Para aplicar um projeto é necessário que antes se faça uma consideração prévia do planejamento, o envolvimento da escola, a exploração dos ambientes e a utilização de recursos e mídias disponibilizados; considerando também a partir do tema a ser desenvolvido, o que a aplicação trará aos alunos, já que os projetos devem ser levantados em temas com objetivos ainda não reais, em algo a ser realizado e alcançado. Enfim, o projeto escolar precisa ser explorado e usado, e nós profissionais educadores, precisamos estar abertos a novas possibilidades.

Tudo é iniciado na quebra de paradigmas, e na ousadia necessária, o que ainda não se vê muito. Muitos professores ainda preferem a aula tradicional a abrir a porta da sala e explorar o espaço físico com sabedoria e deixar na mão de seus alunos, o rumo da aprendizagem. É preciso levar em conta que ainda queremos formar cidadãos e para que isso ocorra, precisa haver estímulo contínuo, confronto de idéias trabalha em grupos, buscas, trocas, qualidade de ensino favorecendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural e social do educando. No entanto, é importante uma capacitação. Em todo país há professores que possuem dúvidas constantes sobre esse novo parceiro da educação, tanto no seu planejamento, quanto na execução, duração e obrigatoriedade ou não de todas as disciplinas no projeto. Não atrapalhar o calendário e o planejamento do ano letivo é uma preocupação constante e o que geralmente impede a execução desse método com mais freqüência.

Acredito que todos os processos precisam se unir para que possa ser uma mudança permanente. Acredito no processo de ensino de aprendizagem modificável e moldável de acordo com as necessidades de cada turma, utilizando contextos atuais e populares, dando a importância da interação e troca de experiências e conhecimentos.

 

Síntese das Resenhas

A missão educativa de uma escola é, em parte, comum a todas as escolas de um

sistema escolar e, em parte, específica à sua identidade própria. É comum, na parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com