TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPA-FALANTE: ESTRATÉGIA PARTICIPATIVA DE DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 5

MAPA-FALANTE: ESTRATÉGIA PARTICIPATIVA DE

DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

LIMA, Reigislaine Goulart1; OLIVEIRA, Kamila Cristina de1; CAVALCANTE, Ivania Miranda1; PIPER, Roselaine Ten Caten1.

Resumo: Toda a amplitude e transversalidade do tema das mudanças climáticas globais, muitas vezes, dificulta a realização de um recorte pedagógico que seja produtivo e capaz de abordar, de forma competente, um pouco de sua complexidade, a fim não somente de informar, mas de tornar os indivíduos agentes de mudança no seu dia a dia. Dessa forma, apresentamos, nesse capítulo, quatro atividades que podem colaborar na abordagem das mudanças climáticas em sala de aula e fora dela. As atividades são apenas sugestões, caminhos para um fazer mais aprofundado e inovador. Sintam-se à vontade para modificar, ampliar, reduzir e adequar da melhor forma possível cada atividade à realidade de sua instituição e de seus estudantes, mas sem perder de vista a importância do trabalho interdisciplinar focado na complexidade. Mapa-Falante usado como estratégias interdisciplinar, fazendo com que tenham participação, desenvolvendo situações dialógicas e planejamento. Intervenção socioeducativa desenvolvida por meio de representações gráficas de determinada realidade, construídas coletivamente por participantes envolvidos diretamente nesta realidade e, sob a qual, se quer conhecer e intervir. Dessa forma, possibilitam a identificação de problemas e demandas, além de buscar soluções e alternativas a partir do reconhecimento das causas e efeitos desses problemas. Foram utilizados nesta atividade: folhas de cartolinas, lápis, borrachas, canetas hidro-cores e régua. O tempo limitado para esta atividade é 50 minutos. Divididos no máximo 05 grupos. A sala que aplicamos a atividade foram 03 grupos de 10 componentes. Obteve um resultado bom, diante da situação, do tempo e localidade naquele momento da aplicação da atividade.  

Palavras chave: Áreas de Conhecimentos, Atividades Interdisciplinares, Ensino de Ciências.

INTRODUÇÃO

      O Mapa-Falante é uma técnica (estratégia metodológica), de caráter participativo, desenvolvido em situações de diagnóstico, planejamento e gestão. Caracteriza-se como uma representação gráfica das condições socioambientais de determinada localidade, construída a partir da “leitura” que os participantes têm do local onde vivem, trabalham ou atuam, combinando, portanto, conhecimento popular e informações técnicas.

     Dessa forma, possibilita a identificação de problemas, demandas e sonhos, além de orientar a busca de soluções e alternativas a partir do reconhecimento das causas e efeitos desses problemas. Assim, ao ser desenvolvido de forma participativa, dialógica e reflexiva essa estratégia contribui para o processo de intervenção socioeducativa e para o compartilhamento de responsabilidades (TOLEDO E PELICIONI, 2009; PELICIONI et al., 2012).

     Para a abordagem do tema das mudanças climáticas sugere-se a construção de um mapa-falante representando o entorno da escola, a partir da identificação dos principais problemas socioambientais e da percepção dos participantes sobre a realidade local.

Esclarece-se, porém, que o Mapa-Falante é um material dinâmico, podendo sofrer alterações no decorrer de outras aulas, sempre que o professor julgar importante, já que os participantes podem ter, ao longo desse processo, novas “leituras” daquela realidade.

___________________________

1 Estudante de pós-graduação do IFMT - Centro de referência de Jaciara. E-mail: milavth@gmail.com

1 Estudante de pós-graduação do IFMT - Centro de referência de Jaciara. E-mail: ivaniamk@gmail.com

1 Estudante de pós-graduação do IFMT - Centro de referência de Jaciara. E-mail: piperprofessora@gmail.com

1 Estudante de pós-graduação do IFMT - Centro de referência de Jaciara. E-mail: reigislaine@hotmail.com

 

OBJETIVO

     Identificar problemas socioambientais relacionados às mudanças climáticas buscando soluções alternativas a partir do reconhecimento de causa e efeito.

MATERIAIS E MÉTODOS

Materiais: Folhas de cartolina e/ou de papel craft, Canetas hidro - cores, Caneta, lápis, borracha, apontador e régua.

Métodos: Para representar a escola e o entorno desta, por meio da construção de mapas-falantes, inicialmente foram formados 03 grupos. Cada grupo foi orientado a desenhar coletivamente em uma cartolina a escola e seu entorno, mapeando e indicando aspectos socioambientais, tanto positivos, como negativos que julgam interferir na problemática em torno das mudanças climáticas. Ao término dos desenhos, estes deveriam apresentar para os demais por um representante de cada grupo, o que justifica este nome Mapa-Falante, ou seja, o desenho ganhava “voz”, e uma discussão se formou então, estimulada pelo professor, para o reconhecimento e estabelecimento de situações de causa e efeito entre os aspectos representados nos Mapas e questões relacionadas à vulnerabilidade socioambiental e o tema das mudanças climáticas. Recomendou - se ainda chamar a atenção dos participantes para as responsabilidades individuais e coletivas na busca conjunta de soluções para os problemas, ou seja, “afinal, o que isso tem a ver comigo?”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (696.7 Kb)   docx (615.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com