TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico Institucional

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

1-Diagnóstico institucional

1.1 Identificação do campo:

-nome da organização: Cras( Aurelindo de Freitas Babosa

-Endereço completo: rua: Santa Augusta, n:81

-Telefone: 3529-1608

-E-mail: crascalifornia@osvaldocruz.sp.gov.br

1-2 Identificação do supervisor de campo

-nome da supervisora: Rosana Pereira da Silva

-n: do cress: 50355

-E-mail: rosanasilva115@autlook.crascalifornia.osvaldocruz.sp.gv.br

1-3: descrição geral do campo.

-Histórico da instituição:

O cras“ Aurelindo de Freitas Barbosa”, inaugurado no dia 29/04/2012 tem como área de abrangência os bairros: VILA ESPERANÇA, VILA SANTA HELENA E VILA CALIFORNIA. Fazem parte também da área de abrangência do cras, os bairros em torno que são: Promorar, Nosso Teto, Santa Tereza, ÁlvaroCampoy, Bandeiras, Guarujá, Paraiso, Atenas, Nelson Cavallini, Mario Covas, Valter Siviero e Residencial Osvaldo CruzIII. E temo numero de famílias referenciadas no cras é de 220

-Finalidades:

A principal meta do Cras é a proteção básica como: saúde, educação, habitação, alimentação entre outras tendo como objetivo prevenir situações de risco e ofortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através de programas, projeto e benefícios oferecidos pela rede social do município.

- Objetivos:

Tem como principais objetivos desenvolver ações de apoio e acompanhamento das famílias, tendo como principal foco as famílias beneficiarias do programa bolsa família e os beneficiários do beneficio de prestação continuada(bpc)

- Demanda atendidas pela instituição:

O Cras oferta serviços sócio assistenciais e socioeducativos conforme as necessidades identificadas na comunidade de sua área de abrangência, tendo como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa acolhendo pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação, ausência de renda, acesso precário com vínculos familiares e comunitários fragilizados.

-Principais características da população atendidas pela instituição:

São pessoas com alto índice de vulnerabilidade social, pessoas com problemas judiciários, enfim, que moram em área de abrangências com alto índice de conflitos e vulnerabilidade social, pessoas beneficiarias de programa sociais

O Cras tem parceria com a creche Vicente Guartieri, e com o projeto Alegria de Viver, que faz parte dos serviços de fortalecimento de vínculos voltados para crianças e adolescentes.

-Estrutura e funcionamento da organização:

A instituição funciona em um bom local, onde os referenciados tem acesso fácil á instituição.

Sua estrutura física, e uma casa de alvenaria, de 5 cômodos, tem sala de reunião, sala de recepção, e uma sala privada onde, onde e realizado o atendimento dos usuários com total privacidade.

Sendo que tem uma assistente social, 2 psicólogas e um auxiliar administrativos.

- Recursos Humanos, financeiros e outros necessários para o alcance dos objetivos da instituição:

A instituição conta com 1 assistente social, 2 psicólogas, e 1 auxiliar administrativos.

A instituição ela e mantida pelo município, pois ela não tem nenhuma verba vinda do governo do estado, pois e a prefeitura que custeia os gastos necessários da instituição.

-Parcerias e relações interinstitucionais:

- A instituição, ela tem parceria com o projeto alegria de viver, e a creche Vicente Guartierionde foi estabelecido o espaço lúdico.

1.4- Serviço social na instituição:

-Origem do serviço social na instituição:

O Serviço Social surge na instituição através das necessidades das demandas sócias, e então se faz necessário e obrigatório a presença do Assistente social , onde o profissional vai intervir de maneira eficaz sobre os conflitos sociais

-Estrutura e funcionamento:

A instituição tem umaAssistente social, duas psicólogas, e um auxiliar administrativo

Estrutura física: é uma casa de alvenaria, de 5 cômodos, sendo 2 banheiros, sala para a assistente social receber os referenciados, recepção, sala de reunião, tem duas área grande onde acontece as oficinas.

- População Atendida

A instituição atende em media de 220 pessoas, pois são pessoas que vivem em conflitos, e vulnerabilidade, pois a instituição tem a meta de prestar serviços de fortalecimentos de vínculos para seus referenciados.

- Objetivo do Serviço Social na Instituição:

E desenvolver ações de apoio e acompanhamento das famílias, tendo como principal foco as famílias beneficiarias do programa bolsa família e os beneficiários do beneficio de prestação continuada(BPC).

- Conhecimentos específicos necessários para o desenvolvimento da pratica profissional na instituição:

È conhecer as leis que regem a instituição, atuar através de pesquisas e realização social para que seja feito uma formulação e execução que busca a preservação e defesa e ampliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com