TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exemplo de Ego-artigo

Por:   •  27/9/2019  •  Artigo  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

Lucas Lima Barreto - R.A: 8117200 -  FFP2710

Dúvidas e questões, sobre o mundo e a Sociedade

                Escrevo essa Ego-História como desafio pessoal estipulado pela minha professora da faculdade Oswaldo Cruz.

Meu nome é Lucas Lima Barreto, tenho 24 anos, sou estudante de Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação e Design Oswaldo Cruz. Nasci e cresci no Jardim Ângela, bairro periférico aqui da capital e que no início dos anos 2000 foi considerado um dos bairros mais perigosos de São Paulo. A comunicação sempre foi algo importante para a minha vida, pois sou de família protestante e as pregações de grandes pastores sempre me mostraram a importância dessa ferramenta, então não foi difícil escolher meu curso em comunicação.

Porém, por minhas condições financeiras e sociais encontrei muitas dificuldades em meu caminho para chegar até aqui, o que me fez entrar na faculdade um pouco mais tarde que alguns colegas meus. Tendo mais contato com filosofia, sociologia e afins. Comecei a criar muitas dúvida e questionamentos, a maior delas foi se realmente o meio em que eu nasci e cresci me influenciou negativamente em minhas conquistas até aqui.

Nessa minha busca, me deparei com o sociólogo francês, Émile Durkheim que é reconhecido pelo estudo do "Fato Social". Que ele explica como uma Imposição social em práticas do ser individual.

Ou seja, as ações individuais são influenciadas pelo meio social em que o indivíduo vive. Por exemplo, em países onde há alto índice de criminalidade, é observado simultaneamente um baixo índice de desenvolvimento da sociedade. E o contrário também acontece.

Para Durkheim, as "patologias sociais" são mais frequentes em sociedades menos desenvolvidas, e meio social pode levar os indivíduos até a cometer crimes, por exemplo. Então para ele, não seria possível afirmar que há homens que nasceram para cometer crimes, mas sim que o meio em que o indivíduo vive pode levá-lo a cometer tais crimes.

Nunca cometi crime algum, porém sempre me senti inferiorizado e não merecedor de estar ou alcançar certos lugares ou padrões sociais. Talvez pelo meio tenha me influenciado de certa forma.

Seguindo a lógica de Durkheim, não seria possível afirmar que há homens que nasceram para serem pobres, mas sim que o meio em que o indivíduo vive pode leva-lo a ser pobre.

Palavras chave: Dúvidas, pensamentos e social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com