TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Menino e a Caixa

Por:   •  19/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

O menino e a caixa

O texto O menino e a caixa possibilita a interação com a matéria Homem e a Sociedade, pois no texto de forma metafórica o autor mostra a relação do aluno com o professor e a escola, bem como um processo de socialização.

Em sua metáfora do autor cita o professor como o “entregador” que lança inúmeras coisas ao longo do dia, estas coisas na realidade é o conhecimento. O conhecimento era guardado pelo aluno em uma caixa, ou seja, dentro dele. Tais coisas ficam guardadas por um longo tempo, mas inicialmente sem qualquer utilidade. No entanto, quando essa caixa/aluno é cheio de coisas/conhecimento ele explode devido a uma superlotação.

Diante de tais fatos concluísse que quando o professor desenvolve o seu papel adequadamente mesmo julgando que algumas matérias não são necessárias o aluno tem uma explosão de conhecimento. É nesse momento que o aluno tem uma grande ideia que pode mudar o mundo, a sociedade ou a sua própria vida, pois o conhecimento abre portas.

Contudo, se faz necessário que o educador desperte a curiosidade e o desejo pela busca do saber no aluno, pois caso isso não ocorra os conhecimentos ficam ali guardados em uma caixa sem utilidade alguma. Além disso, se faz imprescindível também que o educador não faça pré-julgamento acerca das matérias lecionadas, haja vista que todas possuem o mesmo valor e, ainda qualquer um dos saberes podem despertar uma nova ideia no educando.

Desta forma, cabe ao educador a compreender que lecionar não consiste apenas em transferir saberes, mas vai além educar é despertar no outro o olhar para novos horizontes e perspectivas, é mudar toda a sociedade através da socialização do individuo.

Nesse sentido:

“Nenhum de nossos padrões de comportamento coletivo é herdado geneticamente, eles são adquiridos, e para isso dependemos do convívio com o meio social. Quando nascemos não temos “tendências naturais” em relação à crença, bem como a qualquer tipo de alimentação. Tudo em nossa vida coletiva, desde a língua com a qual nos comunicamos, os hábitos rotineiros de alimentação e vestuário, nossa noção de moral, enfim, tudo o que compartilhamos ao viver em sociedade e que podemos observar que se repete na maioria dos indivíduos de nosso grupo, é resultado de um processo de aprendizagem da cultura, e a isso denominamos socialização”. (Homem e Sociedade, p. 10)

Isto posto, todo processo de aprendizagem é um processo de socialização do indivíduo e nesse processo cabe ao educador transmitir o seu conhecimento de forma a contribuir efetivamente para uma sociedade melhor com indivíduos conscientes e produtivos positivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com