TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nascimento Legal de uma Pessoa Trans

Por:   •  15/7/2020  •  Artigo  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 6

Muito prazer, eu me chamo Luíza. Sou jornalista e mulher transexual. Por isto mesmo, sou transfeminista. Ou, como eu prefiro me referir, (trans)feminista, haja vista que minha luta não se resume à causa transexual. Escrevo isto porque, ao mesmo tempo, que defendo temas como o uso de banheiros públicos em consonância com a identidade de gênero de cada pessoa, defendo a descriminalização do aborto e a igualdade salarial entre mulheres e homens que exerçam as mesmas funções.

Independente de eu possuir útero, ou não, de eu ter vagina, ou não, eu me reconheço como mulher, sou lida como mulher e, o que é melhor, sou legalmente mulher. Em meados de junho deste ano, meu processo de retificação de nome civil e gênero transitou em julgado e então fui ao Cartório de Registro Civil buscar minha nova certidão de nascimento. Que momento! Que alegria! Que vitória!

A partir daquele momento, eu nasci. De fato. De direito. Eu passara a me chamar oficialmente Luíza Eduarda dos Santos. No dia seguinte, fui ao Instituto Geral de Perícias, providenciar a emissão de minha nova Carteira de Identidade - a anterior, era de abril de 1995… Minha próxima parada foi a Receita Federal. Na noite anterior, eu já havia feito os trâmites preparatórios para a retificação do meu CPF. Ao ser atendida, a funcionária me pede o inteiro teor da averbação à margem do registro de nascimento. Disse-lhe que não o tinha mas que estava com uma cópia da sentença judicial em mãos. A servidora ficou satisfeita e fomos fazer o procedimento. Ao chegar em casa, qual não foi a minha surpresa ao descobrir que, a funcionária não removeu o campo “Nome Social”? Peguei o Graham Bell e pedi para falar com a servidora. Expliquei-lhe a situação e adverti-lhe de que se tratava de violação de segredo de justiça. Convencida, ela me disse que corrigiria o documento e que eu poderia buscá-lo ainda naquele dia. Neste mesmo dia, eu ainda atualizei meu cadastro em um dos Tabelionatos da cidade.

Na segunda-feira, recomeço a turnê de retificação de documentos. Foi a vez de ir até a operadora de telefonia, alterar o cadastro. No dia seguinte, fui até a Fundação Gaúcha do Trabalho e da Assistência Social, providenciar a alteração da Carteira de Trabalho. Fico sabendo que será necessário aguardar a emissão da Carteira de Identidade. Sou aconselhada pelo funcionário a ir até uma agência da Caixa Econômica Federal atualizar o PIS. Ainda neste dia vou ao outro Tabelionato atualizar o cadastro. Encerro a semana indo à agência de meu banco, para atualizar o cadastro. Neste caso, precisei conceder muitos “autógrafos” porque a “burrocracia” brasileira não é brincadeira…

Foi preciso aguardar cerca de dez dias para retomar a turnê de nascimento legal. Voltei à Fundação Gaúcha do Trabalho e providenciei o documento. E naquela semana foi apenas isto mesmo. Na semana seguinte, foi a vez de eu alterar meu cadastro na imobiliária.

“Burrocracias” provocaram certos entraves em relação à emissão da segunda via do diploma do curso de Jornalismo na Unisinos e na renovação da Carteira Nacional de Habilitação. No primeiro caso porque foi necessário proceder a atualização cadastral de meus dados junto à Unisinos para só depois solicitar a segunda via do diploma. No outro caso, o entrave não teve qualquer relação com a questão do nome. Aliás, neste aspecto, até me surpreendi, pois, ao contrário do que já haviam me informado, o procedimento foi feito na hora e sem qualquer dificuldade.

O trâmite mais complexo da turnê de retificação merece um parágrafo à parte. Ofício do Registro de Imóveis de Novo Hamburgo. Pois então, eu possuo um apartamento que recebi de herança. Apresentei o registro de nascimento, a cópia da sentença e o documento que me pediram assinado e com firma reconhecida em cartório. Dias depois, quando vou retirar as matrículas retificadas,qual não é a minha surpresa ao constatar que ali constava meu antigo nome de registro? Perguntei ao funcionário que me atendeu se isso não configurava quebra de sigilo judicial. Ele vai até à oficiala substituta. Ao retornar, me avisa que serei atendida em uma sala reservada. A porta se abre e há duas pessoas: a oficiala substituta e o oficial substituto. Repito-lhes a indagação que fizera ao funcionário. Ambos concordam que o documento precisa ser refeito e me pedem um tempo para analisar a questão. Dias depois, recebo uma ligação da oficiala substituta. Ela pede que eu vá até o Ofício de Registro de Imóveis, pois quer me apresentar uma proposta de solução para a questão. Após ler o documento, e concordar, eu o assino. Na semana seguinte, eu, enfim, consegui retificar as matrículas. É fato que o processo todo durou cerca de 20 dias, mas, quando se tem o mínimo de boa vontade, e a oficiala substituta, teve, não há “burrocracia” que resista. Ela, inclusive, reconheceu que o sistema (ou será que eu deveria escrever “cistema”?) não está preparado para certas situações e que eu fui o primeiro caso do tipo com o qual se deparou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com