TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Problema da solidão e depressão na sociedade contemporânea

Por:   •  18/5/2018  •  Resenha  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

A depressão já foi considerado moda e estilo de vida por muitos nos séculos passados como Aristóteles, que citou a melancolia associada a criação artística. Porém, essa doença está atingindo de vez a sociedade contemporânea, se tornando cada vez mais comum em nosso dia-a-dia. A depressão está cada vez mais sendo considerada a doença do século XXI, uma ironia, já que em um mundo tão conectado, o que menos se espera é se sentir sozinho e desamparado.

A depressão está entrelaçada e pode ser causada por motivos diversos, entre eles a angústia, insônia, pessimismo, desânimo, tendo o humor e os hábitos de vida alterados, levando a comportamentos estranhos e até mesmo pensamentos suicidas. No Brasil, mais de 10% da população sofre com essa doença, sendo mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo, o que acarreta em mudanças comportamentais em nossa sociedade. Com isso, requer certos cuidados, para que as pessoas que sofrem com esse problema possam ser diagnosticadas e tratadas de uma maneira eficaz e o mais rápido possível. Isso é necessário porque o portador da depressão não sabe como buscar auxílio ou até mesmo não sabe que possui essa doença, o que pode, ao estar sozinho, sem os devidos cuidados, provocar atos irreversíveis.

Tendo em vista isso, a medicina buscou ao longo dos anos métodos de tratamento para a depressão, promovendo debates sobre o assunto e criando medicamentos e terapias que se demonstram eficazes para se recuperar dessa doença, que ocorre a base de antidepressivos e acompanhamento psicológico, tanto médico como familiar, o que é essencial para o tratamento. Com isso, o combate a depressão pode ocorrer de uma maneira preventiva, já que a doença pode ocorrer em todas as idades, podendo diminuir esse número alarmante de afetados por esse problema em um futuro próximo. Realizando essas atitudes e com o cuidado necessário com o paciente, evita-se assim que essa doença tenha a mesma ocorrência de hoje em dia, promovendo assim uma boa socialização e convivência entre as pessoas em nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com