TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede

Por:   •  20/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Atividade Online – AO 02

Curso:

Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede - PEAR

Professoras:

Elisangela Celita Gualberto/ Maisa Conceição Silva

Nome da disciplina:

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Discente:

Warley Alves Moreira

Questionário

Questão 01

Valor:

0,5 ponto

De acordo com Salles (2004) podem ser nomeadas três abordagens associadas a correntes linguísticas que fundamentaram os métodos no ensino da língua de sinais. Cite e explique cada uma.

Resposta

Abordagem Audiovisual: essa abordagem se baseia na ideia de que a língua de sinais é uma língua visual, portanto, o aprendizado deve ser realizado principalmente através de estímulos visuais. Isso significa que a comunicação por meio de sinais deve ser acompanhada por expressões faciais, movimentos corporais e outras pistas visuais para que o aprendiz possa compreender e produzir a língua. A abordagem audiovisual busca, assim, promover a aprendizagem da língua de sinais por meio de vídeos, imagens e recursos visuais, como forma de estimular a percepção e a compreensão da língua.

Abordagem Naturalista: essa abordagem se baseia na ideia de que a língua de sinais deve ser aprendida de forma natural, tal como ocorre na aquisição da língua materna. Isso significa que o aprendizado da língua deve ser feito em situações reais de comunicação, em que o aprendiz é exposto a língua de forma natural e espontânea. A abordagem naturalista busca, assim, promover a aprendizagem da língua de sinais por meio de situações cotidianas, como conversas, jogos e atividades que envolvam interação e comunicação entre os usuários da língua.

Abordagem Linguística: essa abordagem se baseia na ideia de que a língua de sinais possui uma gramática e uma estrutura próprias, assim como qualquer outra língua. Portanto, o aprendizado deve ser realizado a partir da compreensão dos elementos que compõem a língua, como a estrutura frasal, a gramatica, o léxico, entre outros. A abordagem linguística busca, assim, promover a aprendizagem da língua de sinais por meio do estudo sistemático da sua estrutura e do seu funcionamento, visando à compreensão da língua como um todo.

Questão 02

Valor:

0,5 ponto

Cite exemplos das contribuições da internet no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa e Língua de Sinais para surdos.

Resposta

Dicionários online de língua portuguesa e língua de sinais para surdos que podem ajudar os alunos a expandir seu vocabulário e entender melhor o significado das palavras, softwares de reconhecimento de voz, como o Google Speech, podem ajudar os alunos surdos a praticar a pronuncia da língua portuguesa e língua de sinais.

Questão 03

Valor:

0,5 ponto

Assista ao vídeo “50 pares mínimos” e escreva os pares de sinais correspondentes aos números:

2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30, 32, 34, 36, 38, 40, 42, 44, 46, 48, 50

Resposta

2 - Levar/Salvar, 4 - Entender/Saber, 6 - Dia/Deus, 8 - Caneta/Bem feito, 10 - Exemplo/Menstruação, 12 - Cunhado/Tio, 14 - Pessoa/Fácil, 16 - País/Procurar, 18 - Ajudar/Cuidar, 20 - Saúde/Pastor, 22 - Meu/Eu, 24 - Pão/Ônibus, 26 - Ódio/Esforço, 28 - Conhecer/Acusar, 30 - Pintar/Desenhar/Ler, 32 - Sobrinho(a)/Madrinha, 34 - Sexo/Médico, 36 - Por favor/Com licença, 38 - Trabalhar/Televisão, 40 - Sujo/Maio, 42 - Porque/Problema, 44 - Chamar/Mais, 46 - Abacate/Sopa, 48 - Bolacha/Dentadura, 50 - Queijo/Sorrir.

Questão 04

Valor:

0,5 ponto

Preencha o quadro com os nomes dos sinais de Cumprimentos e Calendário feitos no vídeo “Libras Aula 1” pela professora Maísa Silva.

Resposta

CUMPRIMENTOS

CALENDÁRIO

Bom dia, Boa tarde, Boa noite, Prazer conhecer, Seu nome, Meu nome, Seu sinal, Meu sinal, Obrigado(a), Tudo bem, Tchau

Amanhã, Hoje, Ontem, Ano, Ano que vem, Ano passado, Feriado, Férias, Todo dia, Semana, Domingo, Segunda – feira, Terça-feira, Quarta – feira, Quinta – ferira, Sexta – feira, Sábado, MÊS, Janeiro, Fevereiro, MRÇO, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (64.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com