TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio Psicossocial

Por:   •  4/10/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Relatório Psicossocial de junho

:

A Casa de Passagem AMAI, desenvolve um serviço de acolhimento institucional temporário para pessoas em situação de rua e/ou migrantes, tendo o intuito de assegurar a estes os direitos fundamentais da pessoa humana.

Os trabalhos realizados pela equipe técnica do serviço de acolhimento são direcionados pela legislação da Política Nacional de Assistência Social, tendo fundamentados nas resoluções vigentes.

A equipe técnica tem o objetivo de realizar o acompanhamento dos acolhidos, desenvolvendo o Plano de Acompanhamento Familiar - PAF em grupo e individual, intervenções referentes a garantia de acesso aos direitos civis e autonomia, articulação às políticas públicas, setores privados e o terceiro setor, além disso, aos órgãos de direito, desenvolvendo a emancipação dos acolhidos.

Ações programadas:

O desenvolvimento do trabalho técnico no mês de junho se viu pautado no planejamento de ações individuais e coletivas que visassem orientações sobre autonomia, cuidados com a saúde, higiene e autocuidado. Essas ações objetivavam, por sua vez, a garantia de direitos fundamentais dos usuários acolhidos, tais como, o acesso a documentação pessoal, reconstrução ou fortalecimento dos vínculos familiares, direcionamento ao mercado de trabalho, encaminhamentos para outras políticas setoriais e ressocialização.

Visando um bom funcionamento da instituição, bem como, a superação das situações de vulnerabilidades que perpassam a vida dos usuários pensou-se em ações como: rodas de conversa para abordar e discutir as regras da casa de passagem, a autonomia de vida, realização dos sonhos dos usuários e discussão do projeto de vida de cada morador. Propiciar aos acolhidos espaços para pontuarem o que consideram enquanto aspecto positivo e negativo da atual situação em que se encontram. Objetivando o acesso à cultural local e a interação social, foi proposto um projeto cultural de exibição cinematográfica, com a exibição da obra: “Pafuncho: Um Caipira na terra de Drummond”. Pensando em ações que promovam a qualificação profissional, agendou-se contato com o projeto IT, visando a inserção de acolhidos no curso de culinária.

À convite da Secretaria de Desenvolvimento Social, a equipe técnica programou-se para participar de uma capacitação juntamente com funcionários da Secretaria de Saúde e Educação, com o objetivo de agregar conhecimento sobre as politicas publicas para a população LGBTQIA+.

Dentre as propostas de trabalho a equipe técnica programou-se para desenvolver acompanhamento em rede, discussões de caso com o CREAS, CAPS AD, NASF e PSF, articulação com a rede de saúde e informações aos moradores com relação aos benéficos do cartão facilita, cartão cesta básica e auxilio brasil.

Segue abaixo o quadro de planejamento:

Planejamento:

Data

Responsável

Atividade

01/06/2022 até 30/06/2022

Assistente Social

Psicóloga

Acolhimento dos usuários.

Atendimento Técnico 

Discussão de caso

Articulação com a rede socioassistencial.

Articulação com a rede de saúde do município. 

Contato com a junta de serviço militar.

Contato com o cartório de registro civil.

Articulação junto ao INSS(BPC)

Encaminhamentos para políticas setoriais

Construção do PAF e acompanhamento.

Acompanhamento nas demandas espontâneas

01/06/2022 até 30/06/2022

Equipe técnica

Discussão de caso com CAPS, CAPS AD, CRAS,CREAS, PSF e NASF João XXIII.

01/06/22 até 30/06/2022

Assistente Social

Roda de Conversa Semanal todas as quintas: “Projetar para Viver”

01/06/22 até 30/06/2022

Psicóloga

Roda de Conversa Semanal todas as terças: “Diálogos que provocam mudanças.”

03/06/2022

Equipe Técnica

Visita domiciliar

07/06/22

Assistente Social

Contato com a Empresa Madeita

09/06/22

Assistente Social

Contato com a Empresa Madeita

09/06/22

Assistente Social

Visita domiciliar

09/06/22

Assistente Social

Contato com o projeto IT

10/06/22

Equipe Técnica

Reunião CAPS AD

10/06/22

Assistente Social e Psicóloga

Visita domiciliar.  

15/06/22

Equipe Técnica

Reunião CREAS

21/06/22

Assistente Social  

Reunião de CAPS AD

 

21/06/22

Assistente Social  

Ação Cultural- Cinema

24/06/2022

Assistente Social e Psicóloga

Visita Institucional ao PSF Centro

28/06/2022

Equipe técnica

Capacitação

Os atendimentos técnicos individuais foram direcionados de acordo com o estudo social, discussões de caso, demandas espontâneas apresentadas pelos usuários e elaboração do Plano de Acompanhamento Familiar- PAF. O acompanhamento em grupo foi baseado de acordo com observação dos comportamentos dos moradores na instituição e individual, relacionamento uns com os outros e com os funcionários da casa no geral. O planejamento observa as orientações técnicas do serviço acolhimento para adultos e famílias em situação de rua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (164.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com