TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Usuário com Transtorno Mental e a Família: Relações Contraditórias – Cuidado e / ou Abandono

Por:   •  13/6/2017  •  Monografia  •  5.668 Palavras (23 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

Trabalho de conclusão de curso II

O Usuário com Transtorno Mental e a Família: Relações Contraditórias – Cuidado e / ou Abandono

Josenice  – RA

Josenice  – RA

Josenice  – RA

Josenice  – RA

Orientadora:

Salvador, novembro 2014.

Sumário

Resumo.................................................................................................................2

1. Introdução.........................................................................................................3

2. Um Breve Histórico da Reforma Psiquiátrica..................................................5

3. O Transtorno Mental na Sociedade .................................................................9

4. Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) : dos Centros Substitutos a  Implantação e Regulamentação dos CAPS no Brasil..........................................9

5. Família e Inclusão Social ................................................................................11

6. O Usuário com Transtorno Mental e a Família: cuidado e / ou abandono......13

6.1 Quais são os fatores que levam a família a abandonar o portador de transtorno mental? ..............................................................................................13

7. Serviço Social e sua Atuação Junto ao Portador de Transtorno Mental e sua Família..............................................................................................................14

8. Considerações Finais.......................................................................................16

9. Referências Bibliográficas...............................................................................17

O Usuário com Transtorno Mental e a Família: Relações Contraditórias – Cuidado e / ou Abandono [1]

[2]Josenice RA 305684

Josenice RA 305684

Josenice RA 305684

RESUMO

A construção desse artigo bibliográfico fundamentado em dados científicos no âmbito dos alicerces da Assistência Psiquiátrica Brasileira, impeliu análises detalhadas sobre a trajetória histórica da Reforma Psiquiátrica, as transformações na saúde mental, assim como a libertação dos enclausurados em grandes asilos e hospitais destinados aos tidos como “loucos” à inovação dos Centros Substitutos à Implantação e Regulamentação dos CAPS no Brasil, avaliando a política pública em saúde mental a partir da inclusão dos portadores de sofrimento mental no âmbito familiar, diante das necessidades de provimentos de cuidados. Cujo objetivo tem como critério: identificar os principais conflitos nas relações familiares que interferem sobre as necessidades do provimento de cuidados oferecidos ao portador de transtorno mental, ou seja, as relações contraditórias – cuidado e / ou abandono descrevendo quais são os mecanismos assistenciais realizados pelos familiares a cerda do processo do cuidar, avaliar os recursos terapêuticos predisponentes pelos familiares diante do processo de reabilitação do usuário. Apresentando como problemática central compreender os fatores que levam a família a abandonar o portador de transtorno mental e a atuação do assistente social junto ao portador de transtorno mental e sua família assim como os desafios do Serviço Social na saúde mental na sociedade. A seleção do objeto de pesquisa deu-se de acordo com os entraves que são colocados à profissão dentro da politica de assistencial e a aproximação a cerca da realidade vivenciada pelo portador de transtorno mental e o trabalho realizado junto a sua família, cuja intervenção do assistente social deve estar em conjunto com as necessidades dos usuários, de forma a proporcionar autonomia, a emancipação dos indivíduos sociais na democracia e na luta pela efetivação dos direitos. Considerando as novas práticas institucionais que buscam desmistificar a relação de distanciamento existente entre a família e o usuário.

Palavras chave: Reforma Psiquiátrica ; Portador de Transtorno Mental;  Serviço Família

1 Introdução

A doença mental trouxe comoventes lembranças para a humanidade e ainda caminha a passos lentos para melhorar, isso porque ainda não é bem esclarecida e permanece como um mistério para a medicina ou até por razoes que foge a compreensão de carinho das pessoas que ver os doentes mentais com preconceito e medo da patologia.

A inserção da família é essencial para a reforma psiquiátrica no redirecionamento da assistência em saúde mental. A reparação psicossocial não se limita apenas aos fármacos e internações, mas sim a avaliação de ações e procedimentos que visem não somente à reintegração familiar e social, mas a melhoria na qualidade de vida do doente e do familiar.

A relação familiar é o sustentáculo, a base para uma boa estrutura emocional para o paciente portador de doença mental, tanto para prevenção de uma crise, quanto para sua manutenção e recuperação (ALONSO, 2001).

A família carrega grande fardo ao assumir o cuidado com o doente mental, pois sua rotina muda, o orçamento fica mais caro e ela tem de adaptar a transformações na casa, por isso o apoio psicológico tem de ter abrangência à família que sofre com a fadiga do cotidiano.

Diante dos entraves, que hodiernamente é percebido na relação contraditória do portador de transtorno mental, houve uma inquietação quanto à relação do o usuário com transtorno mental e a família: relações contraditórias – cuidado e / ou abandono, no que concerne ao assistente social que deve estar em conjunto com as necessidades dos usuários, de forma a proporcionar autonomia, a emancipação dos indivíduos sociais na democracia e na luta pela efetivação dos direitos. Considerando as novas práticas institucionais que buscam desmistificar a relação de distanciamento existente entre a família e o usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (259.8 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com