TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROGRAMAS NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO

Por:   •  22/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA

NAS AÇÕES DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE

FORMAÇÃO PELA ESCOLA

CURSO: PNLD – PROGRAMAS NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO

ROBERIO SANTOS FONTES

CLEBSON NOVAES DE SOUSA

EDENILSON DOS SANTOS CESAR

PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO

JUSSARI-BAHIA, 2022

[pic 2]

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA À DISTÂNCIA

NAS AÇÕES DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO -FNDE

FORMAÇÃO PELA ESCOLA

CURSO: PLI – PROGRAMAS DO LIVRO

GILVAN FERREIRA FERNANDES

GRACIELLE SIVA SANTOS

SIRLEY DA SILVA SANTOS

PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO

Trabalho de Conclusão de Curso Programa do Livro apresentado a Tutora Marília Brito dos Santos Sousa, como requisito final.

JUSSARI-BAHIA, 2022

  1. A escolha do Livro Didático

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma das mais importantes políticas públicas executadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, através desta Autarquia que as escolas públicas atendidas pelo PNLD recebem livros didáticos, dicionários e outros materiais de apoio à prática educativa.

A escolha do Livro Didático nas Escolas Municipais de Jussari é dinâmica e sem interferências, com autonomia, sendo um dos princípios desafiadores na garantia da gestão democrática e participativa. A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da Comunidade Escolar: Direção, Coordenação e Professores.

Dentre os diversos Programas acessados pelo Município, o Programa Nacional do Livro Didático é um dos principais, gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que mantém a política pública do livro para todas as Escolas do País, atualmente, compreende os seguintes programas:

  • Programa Nacional do Livro Didático (PNLD);
  • Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA);
  • Programa Nacional do Livro Didático para o Campo (PNLD-Campo); e
  • Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).

O atendimento é efetuado aos alunos matriculados na Educação Básica, da rede pública desde que as escolas tenham aderido oficialmente ao PNLD e estejam cadastradas no Censo Escolar, e tenham declarado todas as informações solicitadas, principalmente, do número de alunos por Série/Ano.

 Os pontos positivos e negativos do Programa Nacional do Livro Didático realizado no Colégio Municipal Plínio de Almeida do 6° ao 9° Anos do Ensino Fundamental II, diante da fala dos Gestores, Coordenadores e Professores seguiram as etapas para a escolha do Livro por área no ano em curso. Quando os questionei sobre os aspectos positivos e negativos dos Programas, escolha de livros, distribuição, data de entrega e participação dos envolvidos.

Todos são conscientes de que o Programa contribui para democratização do acesso às fontes de informação e cultura, fomentação da leitura, estimulando a melhoria da qualidade da educação, por isso, o professor nesse processo é fundamental. Além de ser um material de apoio gratuito, importante, visto que muitas escolas têm apenas estes como fonte de pesquisa.

A escolha do livro didático ocorre dentro da escola, por Professores, com a participação de todos os educadores por meio de ato coletivo e estudo do guia do livro didático para atender a demanda da realidade regional e local. São escolhidas duas opções de livros didáticos para cada disciplina, são levados em consideração vários aspectos, como os resultados pedagógicos obtidos com a utilização dos livros adotados anteriormente, visão do professor sobre sua área de conhecimento e outros aspectos julgados importantes. Os critérios são observados em relação aos conteúdos, atividades, seleção de conteúdos, linguagem clara, aspecto estrutural do livro e outros, que possam aproximar-se da proposta pedagógica da escola e relacionado às expectativas dos educadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (108 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com