TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICA DE SEGURIDADE SOCIAL

Por:   •  4/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.714 Palavras (11 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 11

SERVIÇO SOCIAL – 6ª SÉRIE

Políticas de Atendimento à Criança, Adolescente e Idoso

                                                  Pólo- Jundiaí /SP

                             CAÍQUE SOUZA SANTOS                RA: 4300066279

DANIELA PAULA BARUTA           RA: 4359827825 

                             DÓRICA DANTAS SOUZA SÁ       RA: 8742142663

                               

PROFESSORA TUTORA A DISTÂNCIA: JÔSI DA COSTA GREFFE

JUNDIAÍ

11-2014

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE DE JUNDIAÍ

                           CAÍQUE SOUZA SANTOS                    RA: 4300066279

DANIELA PAULA BARUTA                RA: 4359827825 

                           DÓRICA DANTAS SOUZA SÁ           RA: 8742142663

           

Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Serviço Social Universidade Anhanguera-UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Políticas de Atendimento à Criança, Adolescente e Idoso.

                                                        Orientador (a): Prof.ª. Jôsi da Costa Greffe

Jundiaí-SP

  11 – 2014

SUMÁRIO:

Introdução............................................................................................................ 05

Objetivo.................................................................................................................06

Estatuto da Criança e do Adolescente.............................................................. ...07

Estatuto do Idoso..................................................................................................09

Promovendo acesso da pessoa idosa á educação, cultura, esporte e lazer.......................................................................................................................11

Resenha Artigo: A Contribuição do trabalho do assistente social em centro de convivência para idosos: limites e possibilidades.........................................................................................................15

Considerações Finais.............................................................................................17

Referências Bibliográficas............................................................................18

 

O Presente Relatório Cientifico, tem como principal objetivo, mostrar de forma clara e acessível, os objetivos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e Estatuto do Idoso. A partir de uma análise sucinta sobre tais estatutos, expressamos suas principais características e dificuldades em implantá-los.

Diante de tal análise realizada, escolhemos o tema Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, onde iremos abordar questões referentes à importância da conscientização da sociedade civil, quanto ao cumprimento do Estatuto do Idoso, fortalecimento de vínculos comunitários e familiares para á pessoa idosa e incentivo ao protagonismo de tal população.

Uma vez que o Brasil vive um momento envelhecimento da população e diminuição na sua taxa de natalidade, deve-se pensar cada vez mais em elaboração de políticas públicas para essa população.

Objetivo:

Mostrar qual a importância dos Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente. Ressaltar a importância quanto o seu cumprimento e referenciá-lo em seu âmbito Constitucional legal.

Mediante o Sistema Único de Assistência Social, deve-se no âmbito do PAIF, ser implantado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, sendo assim, gostaríamos de ressaltar a importância em implantar tal proposta e quais são seus benefícios para a população idosa.

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) deixa claramente expresso quais os seus objetivos, os quais são a proteção e a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Também tem como objetivo fazer conhecida a criança e o adolescente como um sujeito de direito e em desenvolvimento (art.6).

Os direitos da criança e do adolescente expressos no estatuto supracitado, tem como primícias os direitos humanos fundamentais, tornando essa parcela da sociedade inerente aos direitos humanos fundamentais.

Além de tudo o ECA, torna não somente o Estado como responsável por efetivação de tais direitos, mas também a família e a sociedade civil.

Tudo isso tem como objetivo uma mudança na forma da qual a sociedade está habituada a se referir as crianças e adolescentes, cultura ultrapassada empregada pelo antigo Código de Menores.

Desta forma, o ECA não se destina tão somente aos jovens de periferia, pobres, marginalizados e em situação de vulnerabilidade social, mas sim a todos aqueles que tem sua faixa etária de 0 a 18 anos de idade incompletos.

Enfrentamentos e Soluções

Tendo o grupo analisado o ECA em sua integra, chegamos a conclusão de que por meio das politicas públicas sociais e atuação do Estado enquanto protetor e provedor dos direitos da crianças e do adolescente, pelo que cabe em suas atribuições, vem conseguindo efetivar e defender os direitos da criança e do adolescente. Porém, conseguimos perceber, que a maior dificuldade no cumprimento do estatuto, se da em relação a omissão da família e sociedade civil, tendo estes por muitas vezes de mantido imparciais em relação ao que manda o estatuto.

Acreditamos que isso aconteça, pois, ambos querem delegar toda responsabilidade protetiva e preventiva ao estado, se abstendo então de suas responsabilidades para com os tais.

Outro dos problemas é cultural, o efeito do antigo Código de Menores é ainda estigmatizado na população brasileira, tendo em vista que a sociedade ainda enxerga a criança e o adolescente, como uma parcela da sociedade que não necessita de proteção especial para si. Grande parte da população, também refere “Que o ECA veio para piorar as crianças e os adolescentes de hoje em dia”, sendo que se torna evidente que a maior parte da população não possui pleno conhecimento sobre tal estatuto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (762.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com