TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO; OBSERVAÇÃO E PROJETO

Por:   •  17/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Paulista

Polo Leopoldina

Graduação em Sociologia

Marlene Luiz da Silva

RA. 1832997

Práticas de Ensino: Observação e Projeto

Sumário

1 - INTRODUÇÃO 3

2 - OBJETIVOS GERAIS 3

2- 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS. 4

3 – DESENVOLVIMENTO 4

3-1 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS 6

3-1-2 – DISCIPLINAS, CONCEITOS E CONTEÚDOS ENVOLVIDOS. 6

3-1-3 – PROPOSTA DE AÇÃO E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS. 7

3-1-4 – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES. 9

4 – AVALIAÇÃO 9

4.1 – RESULTADOS ESPERADOS 10

5- CONSIDERACOES FINAIS 11

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1 - INTRODUÇÃO

No século XIX Minas Gerais era a província mais povoada do Brasil em virtude do Ciclo do Ouro, que foi substituído pela cultura do café, isso por volta de 1707.

A Zona da Mata, onde esta inserida a cidade de Recreio, era percorrida pelos tropeiros que ao voltarem das viagens de transporte do ouro traziam sementes do café. O transporte era feito através de animais e mais tarde através de linhas férreas.

O café não deixou de ser importante para a economia brasileira. Em 2018, o Brasil será responsável por um terço da produção mundial de café. Minas Gerais está como o maior produtor do País, com 30,7 milhões de sacas. A quantidade corresponde a 53% do total da produção nacional. Sozinho, Minas Gerais produz mais de um milhão de sacas a mais que o segundo maior produtor mundial de café, o Vietnã.

O povoado e posteriormente a cidade de Recreio nasceu em virtude da necessidade do escoamento das safras do café no século XIX. Essa historia e contado hoje no Centro Cultural Aristides Dorigo abrigado no espaço da estação de trem da linha férrea outrora usada pra transportar o café.

Este projeto tem como proposta o aproveitamento deste ambiente não escolar, Centro Cultural Aristides Dorigo para desenvolver atividades de conteúdos programáticos de forma pedagógica, didática e lúdica com os alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Olavo Bilac.

2 - OBJETIVOS GERAIS

Possibilitar aos alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Olavo Bilac, atividades didáticas e pedagógicas sobre a formação de seu Município (Recreio) e seu desenvolvimento cultural e econômico, associada à cultura do café, utilizando um ambiente não escolar.

2- 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

• Associar o café a vida do Município – economia e sociedade.

• Pesquisar a história do município de Recreio – Criação, Emancipação Politica, Figuras Importantes.

• Destacar artistas famosos do passado e do presente.

• Conhecer o patrimônio cultural e artístico do Município.

• Relacionar a sociedade cafeeira com a sociedade atual caracterizando cada uma.

3 – DESENVOLVIMENTO

A aprendizagem pode acontecer de forma lúdica e natural, desde que o professor seja um mediador entre o conhecimento e o aluno. Assim o espaço da aprendizagem pode ser um ambiente escolar ou não. Verifica-se hoje, uma ação pedagógica múltipla na sociedade. “O pedagógico perpassa toda a sociedade, extrapolando o âmbito escolar formal, abrangendo esferas mais amplas da educação informal e não formal” (Libâneo, 2002, p.28).

Neste projeto, o aluno deve ser estimulado a pensar sobre seu Município, Recreio, associando-o a cultura cafeeira, discutindo sobre como tudo começou e como tudo permanece. Dialogando com o passado, vivendo o presente, construindo o futuro. Possibilitando a exploração dos espaços conhecidos como algo desconhecido, reconhecendo o valor da cultura e da arte presente no cenário chamado de cidade. Desenvolvendo a necessidade de preservação de cada patrimônio, seja ele material ou cultural.

Faz-se necessário que a beleza e a riqueza sejam ressaltadas em confronto com a pobreza e dificuldades vividas pelo Município, onde cada um possa rever seus conceitos sobre a importância da cidade para seu cidadão ontem, hoje e amanha.

A construção da aprendizagem deve acontecer de maneira reflexiva, permitindo que cada aluno seja autor de sua própria historia. Onde se busque a autonomia e a criatividade, para o crescimento como cidadão melhor, mais resiliente e mais produtivo.

Para que este Projeto se desenvolva com sucesso é preciso sentir a necessidade da experiência, da observação, ou seja, a necessidade de sair de nós próprios para aceder à escola das coisas, se as queremos conhecer e compreender.

3-1 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS

Ambiente e publico alvo:

Este Projeto foi elaborado a partir da necessidade de se conhecer a história do Município onde se vive e relaciona-la a vivencia atual para que se construa um futuro de resgates.

O ambiente a ser explorado e o Centro Cultural Aristides Dorigo, ambiente cultural, não escolar que proporcionara a aprendizagem de forma interdisciplinar e lúdica para os alunos do oitavo ano do ensino Fundamental da Escola Estadual Olavo Bilac.

O Centro Cultural Aristides Dorigo esta localizado na Praça da Estação, antiga Estação de trem. Farão parte do projeto três turmas de oitavo ano do primeiro turno da Escola Estadual Olavo Bilac sendo contemplados 90 estudantes.

3-1-2 – DISCIPLINAS, CONCEITOS E CONTEÚDOS ENVOLVIDOS.

História

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com