TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa em serviço social

Por:   •  25/8/2015  •  Artigo  •  3.790 Palavras (16 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 16

 ANHANGUERA EDUCACIONAL

Centro de Educação a Distância

Nome do Pólo/unidade Sorocaba

Graduação em Serviço Social

PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Tutor a Distância: Prof. Rafael Aroni

Tutor(a) Presencial: Selma Regina Consul

                                                      SOROCABA/SP

                                                              2013/2

Acadêmico (a)

Registro Acadêmico - RA

Evelyn dos S. Vasque

2307356771

Lisandra Blasques Ferreira

2306316086

Maria Bartolomeu e Silva

2328424936

Maria Bartolomeu e Silva

Priscila Proença Carneireiro

2328424936

3339544920

Vilma Natalina Dias Lopes Silva

2333450087

        

IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) EM UMA COMUNIDADE               EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

        

Projeto de Pesquisa elaborado para fins de avaliação do curso de SERVIÇO SOCIAL da ANHANGUERA - UNIDERP, sob orientação do professor interativos e da professora local.

                                             

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO.....................................................................................05
  2. JUSTIFICATIVA........................................................................................06
  3. PROBLEMA DA PESQUISA.....................................................................09
  4. HIPOTESE................................................................................................09
  5. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA................................................................11
  6. METODOLOGIA.......................................................................................14
  7. CRONOGRAMA.......................................................................................16
  8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................17
  9. ANEXO.....................................................................................................18

1 – APRESENTAÇÃO

Entende-se que a pesquisa social busca conhecer os problemas através da realidade social. Todas as pesquisas praticamente têm o mesmo conceito, identificar, explorar e planejar a resolução do problema, alguns podem ser solucionados através da pesquisa exploratória, outras pesquisas descritivas e pesquisa explicativa, pois todas têm o mesmo objetivo, solucionar os problemas, outros podem ser resolvidos mais facilmente através dos fatos que são as pesquisas de ação e participantes.

A pesquisa social é muito importante para o campo de serviço social devido ao grande número de informações que podemos colher através dessas pesquisas, e também para solucionar os problemas mais facilmente, conhecendo e identificando os problemas, através do relato das pessoas ou população, e qual área os problemas se identificam mais, e quais são mais frequentes, focando o mesmo para solucionar.

A Pesquisa pura se preocupa com o conhecimento cientifico não se preocupando com suas consequências e nem como será aplicada.

Vale ressaltar alguns tipos de pesquisas:

Pesquisas Exploratórias: Esta tenta esclarecer e modificar conceitos e ideias visando problemas para provável continuação de estudos, utilizando como recurso apenas livros documentos e temas poucos que geralmente não são tão explorados, porem quando escolhemos um tema que possa ter ampla abrangência temos que delimitar fazendo revisão literária e discussão com especialista na área.

Pesquisas Descritivas: Tem como objetivo principal a descrição de determinada população fenômeno, estabelecimento e grupos de pessoas, esta nos proporciona uma melhor visão dos problemas.

Pesquisas Explicativas: Este é o tipo de pesquisa que mais se aproxima o conhecimento da realidade, sendo assim ficando mais fácil de cometer erros.

Pesquisa – Ação e Pesquisa Participante: É possível chegar às evidencias sem o auxilio de qualquer elemento, pois a realidade é mais importante do que os fatos.

A pesquisa-ação tem como resolução um problema coletivo no qual tanto os pesquisadores como os participantes estão envolvidos.

A pesquisa participante: Compreende as necessidades da população.

Tanto a pesquisa-ação quanto a participante se dão pelo envolvimento com o pesquisador e quem participa.

Etapas da pesquisa: A pesquisa é envolta por etapas: saber planejar, coletar dados, saber analisar, interpretar e fazer a redação após o relatório.

2 – JUSTIFICATIVA

A gravidade do quadro de pobreza e miséria, no Brasil, constitui permanente preocupação e obriga a refletir sobre suas influências no social e, principalmente, na área de atuação junto da família, na qual as políticas públicas ainda se ressentem de uma ação mais expressiva. O Estado deve assegurar direitos e propiciar condições para a efetiva participação da família no desenvolvimento de seus filhos, porém os investimentos públicos brasileiros, na área social, estão cada vez mais vinculados ao desempenho da economia.

O Brasil nas últimas décadas vem impondo uma enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza que exclui parte significativa de sua população do acesso a condições mínimas de dignidade e cidadania.

Pobreza não pode ser definida de forma única, mas ela se evidencia quando parte da população não é capaz de gerar renda suficiente para ter acesso sustentável aos recursos básicos que garantam uma qualidade de vida digna. Estes recursos são água, saúde, educação, alimentação, moradia, renda e cidadania. De acordo com Yasbek (2003), são pobres aqueles que, de modo temporário ou permanente, não têm acesso a um mínimo de bens e recursos sendo, portanto, excluídos em graus diferenciados da riqueza social. O termo exclusão social tem sentido temporal e espacial: um grupo social está excluído segundo determinado espaço geográfico ou em relação à estrutura e conjuntura econômica e social do país a que pertence. No Brasil, esse termo está relacionado principalmente à situação de pobreza, uma vez que as pessoas nessa condição constituem grupos em exclusão social, porque se encontram em risco pessoal e social, ou seja, excluídas das políticas sociais básicas (trabalho, educação, saúde, habitação, alimentação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com