TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa em serviço social

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Polo de apoio presencial 7109 Goiânia/go - unieducação

SERVIÇO SOCIAL 6ª SÉRIE

  • KEILA BERNARDES DOS SANTOS – RA: 413909
  • KEILIANE CORTE MONTEIRO – RA: 413910
  • LUCILAINE VIEIRA DE GODOY – RA: 435842
  • MARLI DE FÁTIMA OLIVEIRA – RA: 425264
  • SHEYLLA CRISTINA CANTARELI – RA: 411194
  • SILVIA ALVES DA SILVA – RA: 8116733367

                ATPS: Pesquisa em Serviço Social

Tutor(a) à distância:Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

GOIÂNIA – GO

Setembro/2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO....................................................................................................3
  2. JUSTIFICATIVA.................................................................................................5
  3. OBJETIVO...........................................................................................................7
  4. CRONOGRAMA...............................................................................................10
  5. BIBLIOGRAFIA................................................................................................11

CONCEITO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

  • É o conhecimento sistemático e metódico
  • Ele utiliza raciocínios, provas e demonstrações para obter conclusões rigorosas acerca do funcionamento da natureza
  • Usa processos metodológicos próprios para explicar os fenômenos (naturais ou sociais), pretende formular leis e teorias explicativas que permitam conhecer e controlar a natureza
  • É uma construção racional com base na análise metódica e objetiva dos fenômenos
  • Faz uma aproximação sucessiva
  • Explica rigorosa e operativamente os fenômenos

O objetivo da ciência é chegar à veracidade dos fatos, e o que a distingue das outras formas de conhecimento e a sua característica principal é a sua verificabilidade. A pesquisa social é um método que permeia a atuação do assistente social desde a sua formação acadêmica.Por se tratar de uma atribuição e competência desse profissional a pesquisa deve ser um assunto constantemente debatido pela categoria e precisa ser entendida como algo inerente à intervenção.É por meio do processo investigativo que podemos conhecer a realidade e decifrá-la naquilo que ela se manifesta de imediato.

A teoria social de Marx é a base para compreender a relevância da pesquisa nessa profissão, é em Marx e em seus conceitos que encontramos todos os subsídios para explicar-mos a questão social e todas as suas manifestações da realidade.

A pesquisa social nos permite sair do imediatismo para compreender os fatos em sua processualidade, dimensidade e complexidade.Na realização de pesquisas na área do serviço social utiliza-se o embasamento teórico e metodológico especifico das ciências sociais.

A ciência tem como objetivo fundamental chegar a veracidade dos fatos, (...) “para que um conhecimento possa ser considerado científico, torna-se necessário identificar as operações mentais e técnicas que possibilitam a sua verificação” (...) (Gil, 1994, p. 27).

Pode se definir método como caminho para se chegar a determinado fim. E método científico é o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicas adotadas pelo pesquisador para se atingir o conhecimento.

O método dialético

A dialética envolve muito mais aspectos do que geralmente se supõe. Pode –se fundamentalmente considerá-la sob três aspectos:

  1. Como filosofia da natureza
  2. Como lógica do pensamento aplicada à compreensão do processo histórico das mudanças e dos conflitos sociais.
  3. Como método de investigação da realidade segundo (GIL, 1994, P. 32) (...) tudo é visto em constate mudança, sempre há algo que nasce e se desenvolve e algo que se desagrega e se transforma.

Falando sobre a importância da pesquisa social para o campo do serviço social é relevante lembrar que segundo (GIL,2011, P.5) pesquisa pode ser definida como sendo o processo formal de desenvolvimento do método científico, e que o objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos (GIL, 2011, P.26).

Portanto novos conhecimentos podem ser alcançados mediante a utilização da metodologia científica permitindo o alcance de novos conhecimentos no campo da realidade social, conceito este que possui um sentido muito amplo abrangendo todos os aspectos em relação ao homem.O conceito de pesquisa social então, aplica-se as investigações realizadas no mais diversificado campo das ciências sociais sendo, sociologia, antropologia, psicologia, economia etc, esses conhecimentos alcançados por meio da pesquisa deve gerar uma transformação em determinada realidade.

A pesquisa social é o tipo de pesquisa mais empregada, ou adequada para as intervenções no campo do serviço social podendo-se afirmar até a existência de uma intima relação entre ambos por possuírem uma carga histórica e refletirem posições frente à realidade social.Conforme a realidade social se transforma, passam por alterações teóricas e apresenta novas demandas para intervenção e conhecimento, distinguindo as relações sociais que agitam os diferentes contextos sociais existentes e propõem novas possibilidades de intervenção para que a mudança social possa realmente acontecer.

AS LEIS DE PROTEÇÃO AS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Segundo o artigo 8ºdo decreto 3.298 de dezembro de 1999, que regulamenta a lei 7.85/1989, considera-se deficiência a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividades dentro do padrão considerado normal para o ser humano. A deficiência permanente é aquela que não permite recuperação ou alteração apesar do aparecimento ou novos tratamentos por já ter corrido tempo suficiente para consolidação.

Há inúmeras outras leis que buscam regulamentar os direitos da pessoa portadora de deficiência. São leis esparsas dentro das esferas federal, estaduais e municipais, bem como uma série de decretos regulamentares, portarias e resoluções, sendo que algumas se referem a deficiências específicas.

Os direitos das pessoas com deficiência são garantidos na constituição federal, á colação de forma visível do “símbolo internacional de surdez” em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas com deficiência auditiva, e em todos os serviços que forem postos a sua disposição ou que possibilitem o seu uso. Menciona também que é proibida a utilização do “símbolo internacional de surdez”, para finalidade outra que não seja a de identificar, assimilar ou indicar local ou serviço habilitada ao uso de pessoas portadoras de deficiência auditiva (art. 1º e 3º, da Lei federal nº8.160/91).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (207.6 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com