TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões sobre o filme Sociedade dos poetas mortos

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  5.366 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES SOBRE O FILME “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”

Gabriela Maris de Souza Andrade – 33360

  1. A trama se dá em uma escola, um internato masculino, que adota um sistema de ensino tradicional e conservador bastante rígido, focado claramente para ingressar os alunos em faculdades renomadas. Tanto que estabelece como pilares: tradição, honra, disciplina e excelência.
  2. O conceito de Dogmatismo pode ser aplicado no filme a partir de que, radicalmente, a escola permanecia seguindo o mesmo modelo de ensino pragmático por anos de história, se recusando a introduzir o novo, e insistindo naquela única verdade. Sendo a verdade para eles apenas o conhecimento científico e o objetivo de fazer os alunos ingressarem em uma universidade. Ou seja, o modelo de ensino, o conhecimento científico e a tradição envolvida nos quatro pilares da escola, eram tomados como uma doutrina fixada que devia ser seguida sem questionamentos.
  3. A ideia de “reconstruir o caos” aparece na figura do professor Keating no filme. Ele, que foi uma vez estudante de lá, revela-se com o objetivo de fazer os alunos pensarem livremente, não apenas baseando-se em livros, e a questionar métodos não convencionais de aprendizagem, e não apenas aceitar como eram ensinados. Com a aparição desse personagem, os alunos passam a dar espaço não só para a razão mas também para suas intuições e interiores, para o abstrato. Questionando assim suas posições como estudantes, reintroduzindo o caos.
  4. No filme, o conhecimento como forma de poder pode ser observado na hierarquia da escola. Como os alunos são representados inferiores e “respeitosos” aos professores e diretores, que supostamente detém do conhecimento mais importante para eles, no caso, o científico. E, como os superiores na hierarquia detinham desse conhecimento eles conseguiam “governar” a escola sem grandes problemas ou intervenções. Tanto é, que depois de ser reintroduzido o caos aos alunos pelo Professor Keating, os que governavam a escola passaram a enfrentar caos na administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com