TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME: PONTO DE MUTAÇÃO

Por:   •  10/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 3

PONTO DE MUTAÇÃO

Mateus Dória

O filme ponto de mutação dirigido por Bernt Capra foi baseado no livro de mesmo nome do autor Fritjof Capra considerado um best seller até hoje. O filme gira em torno de três personagens principais que desenvolvem várias discussões e cada um com seu ponto de vista tenta explicar as implicações da história da humanidade nos acontecimentos atuais.

Os três personagens principais do filme são: Jack Edwards , um ex-candidato à presidência dos EUA, e que, por isso, possui uma opinião mais eleitoral; Thomas Harriman, que abandonou a vida mais agitada de Nova York e muda-se para a França tendo como objetivo ser poeta e, assim, tem uma visão mais literária, porém, encontra-se desempregado e, por fim, Sonia Hoffman, que era uma física nuclear, decepcionada com o caminho tomado por suas descobertas, possui uma visão mais moderna, se preocupando com o meio ambiente e suas relações. Durante seus diálogos percebe-se uma troca de experiências vivenciadas por eles buscando uma colaboração mútua, já que os protagonistas se encontram em situações delicadas afim de buscar objetivos e ideais, atingindo assim o ponto de mutação.

Fala-se muito a respeito do cenário atual do meio ambiente e de como a natureza tem sido devastado devido ao crescente desenvolvimento industrial e pelo fortalecimento, cada vez maior, do capitalismo. Tendo isso em vista, faz-se necessária a atuação do Estado a fim de propiciar um desenvolvimento sustentável, que permita atender às necessidades presentes, mas sem comprometer as gerações futuras. Sonia Hoffman, a física nuclear, não concorda com a postura de políticos que se aproveitam da situação de forma a embasar suas campanhas eleitorais e conseguir mais recursos com a desculpa de que planejam resolver o problema do meio ambiente e, no entanto, o problema permanece.

Apesar de possuírem pontos de vista diferentes verifica-se uma preocupação em relação ao individualismo, e debatem o fato das pessoas isolarem cada fenômeno como se não possuíssem relação entre eles, por isso, Sonia crítica a postura mecanicista de Descartes ao idealizar a compreensão de cada fenômeno separadamente, que de fato no mundo atual não se pode mais ter esse tipo de vista, pois só se pode compreender a relação entre as partes, considerando o todo.

Ao final, o filme tem a missão bem clara de que quer passar para os que assistiram o seu posicionamento frente a situação que o mundo se encontra atualmente só irá mudar com a mudança de pensamento das pessoas que deverá se basear em atitudes mais sustentáveis, holísticas e fraternas entre os seres humanos e entres estes e a natureza, em todos os seus aspectos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COHEN, A.A.J.; CAPRA, B.A. O Ponto de mutação. [Filme-vídeo]. Produção de Adrianna AJ Cohen, direção de Bernt Amadeus Capra. Distribuído por Cannes Home Vídeo. 1990. Vídeo, 126 min. color. son.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com