TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CAPITALISMO E URBANIZAÇÃO

Por:   •  21/3/2019  •  Resenha  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

CIÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS[pic 1]

RESUMO 1: CAPITALISMO E URBANIZAÇÃO

Belo Horizonte

2019

1. A URBANIZAÇÃO PRÉ-CAPITALISTA


A autora inicialmente faz um resgate histórico com o objetivo de entendermos como se formou as aldeias e logo em seguida a formação das cidades, citando os períodos Paleolíticos, Mesolíticos e Neolíticos. O homem teve primeiramente a sua civilização com o desenvolvimento da prática agrícola e a domesticação de animais, ocupando permanentemente uma área. Para se formar as cidades, é necessário uma organização social complexa que só é possível com a divisão do trabalho, onde ocorre a transformação do caçador em chefe político posteriormente rei. A passagem do paleolítico para o neolítico resultou na fixação do homem por causa da obtenção de conhecimento agrícola e resultou numa melhora da qualidade de vida.

A urbanização foi o resultado das relações sociais estabelecidas em um tempo histórico. O surgimento das primeiras cidades ocorreu perto de 3.500 a.C. na Mesopotâmia e futuramente em outras regiões, tendo em comum a localização nos vales de grandes rios, com caráter teocráticos entre outros.

Como exemplo de expansão urbana por conta de um poder unificado, a autora cita o Império Romano, um Império que permitiu desenvolvimento urbano em grande parte na Europa. Assim que ocorreu a queda do Império Romano e consequentemente o surgimento da Idade Média, houve uma diminuição das cidades e até mesmo o desaparecimento de outras, em consequência da expansão dos islâmicos que interromperam o comércio dos cristãos através do mediterrâneo, provocando o declínio econômico que o comércio exercia, nascendo o feudalismo com caráter agrícola. Desenvolve-se assim, uma produção social de servidão. Surgindo um nível ideológico da Igreja como garantia de sustentação do modo de produção.

2. URBANIZAÇÃO SOB O CAPITALISMO

O Comércio oriental foi o responsável pelas transformações ocorridas das características das aglomerações medievais, aumentando o fluxo comercial e consequentemente o comércio, criando assim o afastamento das aglomerações muradas, formando várias cidades fora das fortalezas, iniciando a estruturação do capitalismo. O processo de desenvolvimento para o capitalismo foi lento, através das transformações políticas. Devido ao grande crescimento das cidades ocorreu ma ruptura da economia feudal onde os servos arruinavam a comercialização de alimentos. A burguesia tinha o objetivo de se constituir como classe, pois havia grandes riquezas acumuladas, quando conseguiram uma classe social não apenas visavam satisfação das necessidades humanas, mas pelo caráter de mercadoria, propiciando lucro, em que o escambo foi parando de ser utilizado e mudando para moeda. O monopólio se extinguindo com a estimulação manufatureira que enfraqueceu as corporações de oficio alimentício. A aliança entre a burguesia e o rei gerou uma grande expansão dos interesses capitalistas criando grandes condições para descobrimentos marítimos. A manufatura foi responsável pelo grande crescimento urbano, onde a terra se tornou mercadoria. O mercado se ampliava e o uso do dinheiro aumentava, os camponeses tinham oportunidades de abandonar o campo e ir para as cidades, a manufatura dominou a cidade transformando-a em caráter de produção artesanal urbana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com