TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REsenha Teatro de Sidney

Por:   •  25/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 4

        O teatro de Sydney (Sydney Opera House) fica localizado na Austrália, na baia de Sydney, próximo ao jardim botânico da cidade. É uma construção dedicada a espetáculos e entretenimentos como artes teatrais, musicais e orquestras. Ao observar suas fotos e registros encontrados na internet e livros, podemos ver que ele é um edifício surpreendente e encantador. Sua arquitetura e design são incomuns e fantásticos, pois o admirando podemos compará-lo com conjuntos de barcos a vela deslizando pelo mar ou até mesmo com conchas, o que chama a nossa atenção.

        O teatro de Sydney possui em torno de cem divisões, sua estrutura é composta por 2.194 peças pré-fabricadas de concreto, e seu teto revestido com um milhão de cerâmicas com efeito luminoso, onde a qualquer hora do dia podemos ver essa luminosidade se transformando em diversos tipos de desenhos.  

        Ele é constituído por cinco salas de teatro e cinco salas estudo, a maior delas com capacidade de aproximadamente 2700 espectadores, dois auditórios, todas com visual e acústico excelentes, em duas salas a platéia circula a sua estrutura, em uma sala no Concert Hall está o maior órgão mecânico do mundo. Possui ainda quatro restaurantes, seis bares, uma biblioteca, várias galerias de exposições e diversas lojas de recordações.

        Com isso podemos compreender o porquê de o Teatro de Sydney ser considerado um dos centros culturais mais importantes da cidade e o mais famoso da Oceania, um ponto turístico muito procurado recebendo em torno de 7 milhões de turistas por ano. Sendo ele ainda considerado pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 2007, e uma das construções mais destacadas do século XX.

        A história desse fantástico centro cultural começou no final dos anos de 1940, quando o diretor do Conservatório Estatal de Música Eugene Goossens buscou pela idéia de construir um grande centro de arte e cultura, um local adequado para grandes produções artísticas.

        Em 1954 Joseph Cahill apoiou Goossens na instituição de um concurso público para a realização do centro cultural, na qual foram recebidas 233 propostas de 32 países. Em 1957, o vencedor do concurso foi anunciado, Jorn Utzon, um arquiteto dinamarquês pouco conhecido. Além de ser escolhido para a realização da arquitetura do grande empreendimento, recebeu um prêmio em dinheiro de cinco mil libras esterlinas.

        Porém, a gestão desse grande projeto não ocorreu com tanta excelência quanto planejado. A projeção inicial foi para que a conclusão da obra fosse de dezoito meses com um custo de vinte e dois milhões, e foi concluído após sete anos a um custo de cento e dois milhões.

        Vendo isso ao decorrer da obra, vários stakeholders perceberam que o valor inicialmente foi perdido e queriam desistir e cancelar o projeto, porém ele não foi cancelado.        

        Como os valores e prazo não estavam “andando” conforme planejado, as autoridades Australianas tiveram várias divergências, com isso Jorn Utzon foi demitido, e teve de abandonar o projeto em 1966, assim Peter Halln David Littlemore e Lionel Todd deram continuidade a obra.

        Finalmente em 1973, a Sydney Opera House foi inaugurado. Analisados os itens de organização e financeiro, o projeto foi considerado um fracasso, sendo sucesso somente como produto. E apesar da inauguração, ainda foram realizadas as obras finais ao longo do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com