TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme "três anuncios para um crime"

Por:   •  5/6/2018  •  Resenha  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ – CESUPA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

BACHARELADO EM DIREITO

DI2NA

Luiz Gustavo Nascimento Costa

Resenha do filme “Três Anúncios Para um Crime”

Belém

2018


O filme Três Anúncios Para um Crime, drama dirigido por Martin McDonagh e lançado em 2017, é uma obra que retrata temáticas relevantes e que se apresentam cada vez mais necessárias serem discutidas no cenário social atual de muitos países, entre eles o Brasil.

Mildred Hayes, protagonista da produção, é uma mãe, mulher independente e decidida, que, após sete meses do estupro e assassinato brutal de sua filha, Ângela, resolve agir por conta própria a fim de causar visibilidade ao crime ainda sem solução e mostrar o desinteresse da polícia e da justiça local em soluciona-lo.

Para isso decide colocar três anúncios em Outdoor numa estrada pouco movimentada na saída da cidade de Ebbing para mostrar a ineficiência policial nas investigações daquele caso e o atraso na conclusão da justiça, pois ninguém foi formalmente acusado e o desfecho nem está próximo de ser alcançado.

Ao tomar tal atitude, Mildred previa chamar a atenção e causar uma comoção aos cidadãos em torno da injustiça sofrida por sua filha. No entanto, a situação não sai conforme planejado, pois não há o apoio esperado por ela.

Neste sentido, o filme descreve os incidentes e as consequências da atitude de Mildred para ela e para as pessoas envolvidas em sua decisão: família, amigos e policiais; pois faz emergir de forma clara quanto a policia e parte daquela sociedade esta impregnada de discriminação contra grupos sociais mais fracos, tais como: os negros, as mulheres e os homossexuais.

Além de se destacar no filme o descaso e a violência institucional para com Mildred, sua filha quanto a solução do assassinato e demais grupos minoritários, percebe-se como o direito e as instituições que fazem parte da justiça podem ser usados por figuras autoritárias ou ditadoras, que dispõem de algum poder, para perseguir e intimidar seus desafetos ou opositores. Entre vários exemplos disso no filme, podemos destacar o momento do interrogatório de Mildret pelo xerife, que tinha a intenção de enquadra-la em algum ilícito penal com a finalidade de para-la de seu propósito.

 Ainda em relação ao direito e a justiça no filme, como o acesso a esses institutos é mais difícil para aqueles que têm pouca voz em sociedades conservadoras e cheias de preconceitos. Exemplos disso são os crimes de agressão contra negros e contra mulheres. Negros eram agredidos constantemente por policiais. Mildret apanhou do marido. Mas não foi dada alguma importância pela autoridade policial quanto a isso.

As questões a serem refletidas a partir da obra Três Anúncios Para um Crime são políticas, estruturais, sociais e de direito, permeando a sociedade em suas diversas faces. É evidenciado assim, que as práticas e atitudes errôneas apresentadas por diversos personagens no decorrer do filme estão presentes e envolvem desde os cidadãos, até as autoridades responsáveis por instituir e aplicar o direito e a justiça, sendo exposta a fragilidade do meio social, o qual deve ser reavaliado em todos os seus componentes estruturais, de modo que a sociedade e as autoridades compreendam seus reais direitos e deveres, e abandonem práticas detestáveis, semelhantes ao racismo, preconceito com a mulher e desigualdade no acesso ao direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com