TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Artigo : Camponeses e impérios alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização.

Por:   •  24/2/2019  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

 Artigo :Camponeses e impérios alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Trad. Rita Pereira. Porto Alegre: UFRGS, 2008. 372 p.

Resenha

Este artigo revela uma pesquisa literária a respeito do uso e do conhecimento da biodiversidade por parte de populações indígenas e não indígenas a fim de organizar uma documentação que fosse acessível ao publico. A pesquisa se tornou um livro pois utilizou mais de 900 autores.

Foi dividido em três partes. A primeira parte fala sobre os conceitos de biodiversidade e as teorias conservacionistas. Explica  todos os termos relacionados ao tema e ainda fala do histórico da biodiversidade e a preocupação com a conservação.

A segunda parte fala sobre o manejo pelas comunidades tradicionais e a biodiversidade. Bem como trata da explicação do surgimento das áreas protegidas com o objetivo de turismo e proteção. Mostra que as prticas primitivas da agricultura como a utilização atual das florestas contribuíram para o declínio da biodiversidade do pais assim comoos desastres ambientais ocorridos devido à ação antrópica .

A terceira parte relata a questão das dificuldades em se denominar e diferenciar comunidades / populações tradicionais. Há  uma distinção mais clara entre as populações indígenas e as não-indígenas baseadas no conceito de etnia e no reconhecimento de uma continuidade Sociocultural, histórica e identitária das sociedades e culturas indígenas, claramente distintas da sociedade envolvente. Houve uma caracterização dessas  populações com relação aos costumes e utilização da terra. Leva em consideração o modo de vida desses povos como também caracteriza os saberes tradicionais utilizados por esses povos.

É um livro que apresenta uma explanação muito boa e de fácil entendimento  a cerca dos assuntos supra citados e engloba a historia desde o descobrimento do brasil até as questões atuais sociopolíticas que envolvem as terras indígenas, a desapropriação de terras para o desenvolvimento do pais.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com