TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre o filme de Adeus Lênin e Os educadores

Por:   •  8/11/2017  •  Resenha  •  1.174 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal da Grande Dourados[pic 1]

Resenha do filme Adeus Lênin e os Educadores

DOURADOS-MS

Setembro- 2016

 Ivone da silva

 

Resenha do filme Adeus Lênin e os Educadores apresentada a Professora, Santiane Arias da disciplina de tópicos especiais em sociologia 7º Semestre, Matutino do curso de Ciências Sociais.

DOURADOS-MS

Setembo-2016

Resenha sobre o filme de Adeus Lênin e Os educadores

O filme Adeus Lênin é passado num período histórico que ocorre desde a queda do muro de Berlim até a reunificação da Alemanha, nessa época a Alemanha era dividida em Alemanha Oriental(socialista) e Alemanha Ocidental(capitalista) ambas eram dividida por um muro, o muro de Berlim. Nesse período estava ocorrendo manifestações populares contra o regime marxista-Leninista da Alemanha Oriental no ano1789.

Entre os manifestantes estava Alex, filho de uma professora admiradora do socialismo, quando ela vê ele sendo preso entra em estado de choque e tem um ataque cardíaco. Alex é liberado da prisão e vai diretamente para o hospital onde sua mãe está internada, e recebe a notícia que ela sofreu uma ataque cardíaco e que está em coma. No hospital, Alex sente-se culpado pelo estado de saúde da mãe. Com o passar do tempo, ele conhece uma enfermeira chamada Lara, a partir daí surgi um namoro. Christiane fica oito meses em coma, durante esses oito meses o muro de Berlim cai e ocorre um alastramento do sistema capitalista no país, ou seja, o comércio é permitido, depois do ocorrido ela acorda do coma sem saber de nada.

O médico conversa com a família de Christiane recomendando-os que tenha cuidado com ela, evitando qualquer emoções fortes, pois outro ataque tão cedo, seria fatal. O médico não queria que Alex levasse sua mãe para casa, por que o hospital oferecia melhores condições de cuidados. Mesmo contra a vontade de sua Irma, Alex conseguiu levar sua mãe para casa, dizendo para o médico que se ela permanece-se no hospital ia descobrir as mudanças que o pais havia sofrido, ou seja, essas mudanças traria problemas para ela, aí ele fala que em casa eles conseguiriam amenizar melhor a situação que estava ocorrendo, entretanto, o médico aceitou, dizendo que a responsabilidade era totalmente deles

Alex fica aflito com estado que sua mãe se encontra, porém ele faz de tudo para que ela não veja as mudanças ocorridas no país. Alex tenta convencer a’ sua mãe, que está acamada de que o muro nunca caiu e que o socialismo triunfa naquele país. Para que a mãe de Alex não tenha fortes emoções, ele recria em um quarto de seu apartamento a extinta Alemanha Oriental.  Entretanto ele   muda embalagens de produtos industrializados e até mesmo cria documentários televisivos para a sua mãe acreditar na ideia de que ainda estavam sobre o socialismo.

A mãe de Alex decidi ir visitar sua casa de férias, onde ela fala a verdade para seus filhos sobre o pai deles. Entretanto, durante todo o tempo, ela escondeu a verdade para eles, porem no sitio Christiane falou a verdade para eles, dizendo que no armário havia as cartas que o pai deles sempre enviava e que ela guardava no fundo falso do armário da cozinha. Depois dela ter contado a verdade para seus filhos, a noite Christiane teve outro ataque cardíaco, igual o médico tinha previsto. Apesar de ter obtido socorro no hospital e está estabilizada, o médico falou para os seus filhos que o pior poderia acontecer, a morte dela.

Conforme sua mãe tinha pedido, Alex vai atrás de seu pai, por que ela deseja vê-lo pela última vez. A caminho da casa do seu pai Alex fica de frente com seu ídolo de infância, o Sigmund, trabalhando como taxista e é quem o leva para casa de seu pai. Alex encontra seu pai, porém é diferente do que ele imaginava de imediato ela fala o motivo da viagem até lá. Então no dia seguinte o pai de Alex vai fazer uma vista a Christiane.

Entretanto Alex decidi fazer uma nova gravação, mostrando a verdade para sua mãe o que aconteceu no seu país, a queda do muro de Berlim, na visão dele é o que todos queriam. No final do filme a mãe Alex morreu, porem ela sobreviveu a Alemanha reunificada por três dias e suas cinzas foram lançadas ao vento, através de um foguete igual o que Alex usava na sua infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com