TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha:A Corrosão do caráter - Richard Senett

Por:   •  17/6/2018  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

Flexível;

O capítulo 3 da obra Richard Senett, fala sobre as reinvenções do trabalho, e como isso interfere sobre o trabalhador. Forçando-o a se adequar e sobreviver, como na teoria da seleção natural de Darwin. Essas mudanças tem reduzido cada vez mais os postos de trabalho, pois as empresas querem produzir mais com menos gastos. Ou seja, produção máxima, com o mínimo de funcionários(o que não necessariamente melhora a produtividade).

Uma das grandes guinadas dessa flexibilização, é a Especialização Flexível, que etmologicamente já se faz contraditória. Pois a ideia de Especialização, contradiz a de flexível. Tal acontecimento se resume em uma manufatura de variados produtos através de equipamento versátil e mão de obra multiqualificada.

Nas questões levantadas em nossa entrevista, diversos pontos foram gritantes como:

caráter de aceitação ou desdobramento necessários para se adequar e sobreviver

ver como muitas vezes sonhos são deixados pra trás em resposta às necessidades de uma pessoa

as necessidades fazem com que pessoas comecem a trabalhar com uma idade bem baixa para sobreviver

embora a entrevistada diga que é feliz com o que trabalha, ela também menciona a atual situação brasileira cujo desemprego é elevado e por isso também ela diz ser feliz de possuir um emprego, ou seja, o mercado de trabalho. brasileiro está em um estado tão crítico que só estar empregado já se torna motivo de felicidade

quanto é sacrificado muitas vezes como contato familiar ou descanso físico e mental para continuar trabalhando e se sustentar.

Ilegível;

Esse capítulo personifica o conceito de alienação de Max Weber, o modo como os trabalhadores são enfraquecidos ao ser retirada deles a visão de que são parte de algo maior, exemplificando como em situações de necessidade as pessoas acabam trabalhando sem muitas vezes estar se importando com o que faz ou muito menos saber ao certo o que está fazendo. As pessoas tem seu trabalho mutado para algo "ilegível", e tornam-se "descartáveis" para as empresas, isso ocorre porque seu método de trabalho tornou-se completamente mecânico e fácil de ser substituído, o mesmo não ocorre com os que tem mais conhecimento ou um conhecimento específico pois justamente os mesmos são bem mais difíceis de serem substituídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com