TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE SOCIOLOGIA

Por:   •  19/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 7

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Direito

Thiago Luiz Costa

TRABALHO SOBRE SOCIOLOGIA

        

Serro, Minas Gerais

28/10/2016

Thiago Luiz Costa

Trabalho apresentado ao curso de graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do título de bacharelado em Direito.

Professor(a) orientador(a) da matéria de Sociologia: Érika de Cássia Oliveira Caetano.

Serro, Minas Gerais

28/10/2016

                              SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

2- PERGUNTAS E RESPOTAS.......................................................................................5

3-REFERÊNCIA...............................................................................................................8

  1. INTRODUÇÃO

Alguns dos grandes pensadores clássicos da Sociologia são Karl Marx (1818-1883) que foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista e foi o mais revolucionário pensador sociológico e Émile Durkheim (1858-1917) que foi o fundador da escola francesa de Sociologia, ao combinar a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Ainda sob influência positivista, lutou para fazer das Ciências Sociais uma disciplina rigorosamente científica. Durkheim entendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo, onde cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Ao seu olhar, o que importa é o indivíduo se sentir parte do todo, pois caso contrário ocorrerá anomalias sociais, deteriorando o tecido social.

1) Conceitue os dois tipos de solidariedade na teoria de Durkheim destacando o papel do direito em cada uma delas.  

A solidariedade mecânica é mais simples e se forma pela igualdade, os indivíduos vivem em comum porque partilham de uma consciência coletiva comum, ou seja, um conjunto das crenças e de sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado que tenha vida própria, sendo predominada na sociedade pré-capitalista, onde os indivíduos permanecem em geral independentes e autônomos em relação à divisão do trabalho social, havendo a execução das mesmas tarefas e reconhecem que têm pelo menos parte da personalidade em comum, e se unem em torno dela, existindo total predomínio do grupo sobre os indivíduos que se identificavam através da família, da religião, da tradição e dos costumes.

A solidariedade orgânica é fruto das diferenças sociais, que unem os indivíduos pela necessidade de troca de serviços e pela sua interdependência. É neste ponto que é apresentado a divisão social do trabalho como um novo mecanismo de integração social, prevalecido nas sociedades complexas de tipo capitalistas, onde através da acelerada divisão social do trabalho, os indivíduos se tornam interdependentes e suas funções são vitais para o funcionamento do sistema social, a consciência coletiva se afrouxa, dando espaço à consciência individual que expressa o que temos de pessoal e distinto. O direito predominante seria os restitutivo, que implica no restabelecimento das relações perturbadas, sob sua forma normal.

2) Para Durkheim, qual seria o problema da sociedade de seu tempo e qual seria o papel da sociologia neste contexto.

Que os males da sociedade de seu tempo era certa fragilidade da moral contemporânea, propôs a formulação de novas ideias morais capazes de guiar a conduta dos indivíduos, ao qual a ciência, através de suas investigações, poderia indicar os caminhos e as soluções, pois os valores morais constituíam um dos elementos mais eficazes para neutralizar as crises econômicas e políticas e que a sociologia iria estudar os fenômenos atribuídos à sociedade em geral, em vez de se limitar às ações específicas dos indivíduos, pois os fatos individuais são refletidos na consciência individual, nas representações físicas e, no caso das representações coletivas, estas expressam a vida mental do grupo social, uma vez, que a sociedade é semelhante a um corpo vivo, em cada órgão cumpre uma função, ou seja, as partes (os fatos sociais) existem em função do todo (a sociedade).  E que deveria estudar os fatos sociais, que três características: 1) coerção social; 2) exterioridade; 3) poder de generalização e que apresentam vida própria, sendo exteriores aos indivíduos e introjetados neles a ponto de virarem hábitos.

3) Escreva um texto no qual você possa relacionar os conceitos marxistas de propriedade privada, relações de produção, alienação, mais valia, luta de classes e revolução.

Karl Marx e seus conceitos

A sociedade reflete uma relação de exploração dos possuidores, a burguesia, em relação aos não possuidores, o proletariado. Marx viu esta relação de exploração acontece sob a forma legal da propriedade privada dos meios de produção, onde o trabalhador se via obrigado a vender sua força de trabalho para o empresário capitalista, que por sua vez, se apropria do produto do trabalho do proletário, vindo a força de trabalho se torna uma mercadoria, vendida ao empresário capitalista por um salário, ou seja, o trabalho seria a verdadeira fonte de riqueza da sociedade, sendo uma criação de valor.

A força do trabalhador, sendo negociada como mercadoria, promovendo a completa separação do trabalhador dos meios de produção, alienando o homem de sua própria essência que é o trabalho. Assim a divisão social do trabalho e industrial do trabalho, promove a alienação e destroem as relações entre os homens, uma vez que estes não têm domínio do processo de produção e não se beneficiam do produto de seu trabalho.

Com o resultado da divisão do trabalho, o estado de alienação do proletariado, que é quem vende a sua força de trabalho, também se reflete nestas formas de dominação da burguesia, que segundo Karl Marx, ela teria criado o estado como um instrumento, para garantir seu domínio econômico sobre o proletariado, vindo a preservar e proteger a propriedade privada dos meios de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (123.2 Kb)   docx (243.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com