TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL

Por:   •  14/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP

Alexsandra Braga Horta

TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL

Ouro Preto

2021

Trajetória acadêmica e profissional

O ambiente escolar faz parte da minha vida desde a infância, antes mesmo de ingressar na antiga pré escola. Das brincadeiras com irmãos e coleguinhas do bairro, a preferida era brincar de escolinha onde eu era a professora e fazia dos meus parceiros, os alunos. Eu não sabia, mas nascia ali a professora que sou hoje.

Quando na escola, meu encantamento pelas professoras, as saudosas tias, era visível em meu olhar e transparecia em minhas atitudes através das minhas ações carinhosas e do meu apego sentimental com às mesmas. Cada mudança de série deixava em mim uma dualidade de sensações e sentimentos. A tristeza do laço rompido e a alegria de novas experiências que viriam.

Fui uma boa aluna e apesar de sempre ter gostado de Matemática encontrei dificuldades na disciplina quando cursei a antiga 6ª série. A partir de então, com esforço, dedicação e muito estudo superei minhas dificuldades e a Matemática passou a ser a minha disciplina favorita, na qual eu obtinha os melhores resultados.

Quando no Ensino Médio, me foi oportunizado cursar o Magistério durante a manhã e Técnico em Contabilidade no período noturno. Deste modo, no período da manhã me dedicava à aprender conteúdos voltados à docência e à noite o que predominava no curso eram as disciplinas que envolviam cálculo, nas quais eu me destacava pela facilidade de compreensão dos conteúdos.

Me formei no Ensino Médio em 1995 e confesso que a docência não fazia parte dos meus planos iniciais. Toda a minha trajetória estudantil foi vivenciada dentro de uma realidade de escola pública e considerava (e ainda considero) muito complexa toda a funcionalidade do ensino público. Na época não tinha certeza de que área queria seguir. Oscilava meus desejos por caminhos diferentes. Ora pensava em Administração, Ciências Contábeis, ora em Engenharia. Nenhuma licenciatura me passava pela mente, mas a inclinação pelas exatas já existia em mim.

Por falta de condições e acesso à universidade não me foi possível continuar os estudos, no entanto, com posse do meu diploma de Ensino Médio no curso de Magistério, fui convidada a ser Professora Orientadora das aulas do Telecurso 2000, oferecido pela Prefeitura Municipal, instituição na qual sou efetiva como professora até os dias atuais.

Em 2006, após conseguir um bom resultado no ENEM, me candidatei à bolsa estudantil do PROUNI para o curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell – ISEED, instituição particular, na qual fui selecionada como bolsista integral.

A escolha pela licenciatura se deu naturalmente, pois a docência já fazia parte da minha vida, no entanto expandir minha formação e me qualificar em uma área específica tinham se tornado objetivos da minha vida desde quando inserida no contexto educacional e a opção pela Matemática se deve à minha inclinação pela área de exaas.

Me formei em 2010 e em 2011 fui aprovada público da Secretaria de Educação de Minas Gerais para Professor Regente de Aulas de Matemática. Desde então afirmo que meu amor pela docência nesse período só cresceu assim como as minhas inquietações em relação às dificuldades enfrentadas no ensino público, que motivaram o meu interesse pela pesquisa em educação.

Desde cedo, me foi permitido ter uma base didática atrelada à um aprendizado conteudista da Matemática, o que mais tarde muito se destacou na minha formação docente, pois já percebia as diferenças entre o saber Matemática e o saber ensinar Matemática.

Como professora efetiva da rede estadual tive a oportunidade de participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no ano de 2016, quando me foi permitido contribuir para formação de futuros professores de Matemática, acreditando que a imersão dos licenciandos à realidade da profissão docente é algo que muito viria a contribuir para a qualidade na formação dos mesmos.

Em 2018, fui selecionada para compor o quadro de professores preceptores do Programa Residência Pedagógica-PRP, o que novamente subsidiou mecanismos para a minha contribuição para a formação dos Residentes, futuros professores de Matemática, agora de uma forma mais direta, visto que o PRP, permitia aos Residentes a oportunidade não só de interagir com alunos e professores da rede estadual de ensino, como também, o intercâmbio com as práticas pedagógicas do cotidiano escolar, como planejar, aplicar aulas e avaliar alunos.

No ano de 2019, determinada a buscar novos conhecimentos em prol do meu desenvolvimento acadêmico, iniciei uma especialização em entidade particular sobre o ensino da Matemática e em 2020 decidi por cursar outra especialização sobre o Ensino e Tecnologias Educacionais, oferecido pelo IFMG de São João Evangelista.

Continuar meu processo de formação através das especializações, foi o início de uma etapa da minha luta pelo meu crescimento pessoal e profissional, que anseia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com