TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sociologia

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Para Durkheim o objeto da Sociologia é o estudo dos fatos sociais, ou seja, do modo de agir, de pensar, de viver etc. de uma dada sociedade. A diferença entre o que é "normal" do "patológico", também varia de sociedade para sociedade, mas geralmente podemos observar que Durkheim, enquanto funcionalista, busca explicar que as ações têm uma função normal ou não na sociedade. Na prática o individuo não tem escolha para ele. O indivíduo tem que seguir a cultura e determinados comportamentos impostos como “normais” pela sociedade através da consciência coletiva. Deve evitar ultrapassar a “normalidade” de um fato social. Se fugir ao padrão vigente de normalidade então é considerado fato patológico.

Já Weber afirma que a ação social é o objeto de estudo da Sociologia. Devemos compreender o “sentido” da ação. Certamente é bem diferente de Durkheim, mas Weber também nos ensina que devemos manter, uma certa, distância e neutralidade (axiológica) em relação aos nossos objetos de estudo. Durkheim que vai a mais fundo e chega a aconselhar o estudo dos fatos sociais como "coisas" concretas. Não há muito conflito nem contradição, apenas um caminho diferente ao olhar a vida social.

Para Marx o objeto da sociologia, a Ciência do Homem, é a própria vida humana e a história de sua produção e reprodução. Ele entende que as instituições das sociedades são criadas e estabelecidas pelas classes dominantes. O indivíduo é transparente na sociedade, importando somente em qual classe esse indivíduo se encontra e como essa classe se comporta dentro da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com